Notícias

Um pouco da história do chocolate

Quase todas as pessoas que vivem nesse planeta gostam de chocolate. Realmente o chocolate é um dos alimentos mais desejados, não só por nossa geração, mas por gerações passadas também. Teve uma época em que os Maias usavam os grãos do cacau como moeda. O cacau é uma planta nativa de uma região que vai do México, passando pela América Central, até à região tropical da América do Sul, que vem sendo cultivada desde há pelo menos três mil anos na região. Ele vem sendo usado como bebida e depois, como ingrediente para alimentos. Durante a civilização maia, era cultivado e, a partir de suas sementes, era feita uma bebida amarga chamada xocoatl, geralmente temperada com baunilha e pimenta. O xocoatl, acreditava-se, combatia o cansaço, além de ser afrodisíaco.

Ans_21_06_2

Mas não pensem que o chocolate vem sendo feito assim como o conhecemos desde sempre. A história do chocolate é bem antiga, como podem perceber. Em 1879, Daniel Peter, chocolateiro suíço, teve a ideia de usar leite condensado, inventado pelo químico Henri Nestlé em 1867, para fazer o chocolate ao leite. Nesse mesmo ano, Rodolphe Lindt inventou um processo para melhorar a qualidade dos bombons de chocolate.

Daniel-Peter

O chocolate desde então ganhou milhões de fãs por todo o planeta. Filmes já foram feitos e livro escritos apenas tratando desse tema. Quem de nós, que amamos chocolate, não ficamos maravilhados com A Fantástica Fábrica de Chocolate. Um filme de 1971, que deixou inúmeras crianças e adultos com água na boca ao ver um rio de chocolate, árvores de pirulito, flore comestíveis e abóboras recheados com cubos de açúcar.

De fato, o chocolate tem o poder de criar fantasias e emoções em milhares de crianças. Nos adultos, ele tem a capacidade de trazer a tona a criança que um dia já existiu em nós. Quem diria que o chocolate, um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau, com sua origem remontada às civilizações pré-colombianas da América Central, teria tanta influência na sociedade humana.

Mas esperem, ainda não acabou. Antes de terminar a coluna Um Domingo Qualquer dessa semana, tenho um desafio. Veja a imagem abaixo:

0_f7f2e_ae7014ed_orig

Tente explicar o que acontece. Será que encontraram uma maneira de dividir uma barra de chocolate para sempre? Deixe nos comentários.

Tags: Destaques, Um Domingo Qualquer

Você também vai gostar

Leia também!