Notícias

Workshop Guia do PC: Lição 1 – Introdução ao Minecraft #parte 2 e 3

  • Lição 1 – Partes anteriores
  • O que aprenderemos?
    • Parte 1 – Instalando o Minecraft
    • Parte 2 – Criando o seu primeiro mundo

Vamos dar inicio a segunda e terceira parte da primeira lição do Workshop Guia do PC. As partes dois e três estão juntas neste texto porque a parte dois é bem curta, visto que trata apenas da instalação do Minecraft.

Lição 1 – Parte 2 –  Instalando o Minecraft

Mesmo que você não pretenda usar a versão para PC para jogar o Minecraft, lhe incentivamos a acompanhar todas as partes deste Workshop, visto que a maioria das informações passadas aqui são úteis em todas as versões.

Agora que você já verificou se o seu PC roda o Minecraft, é hora de baixar o jogo e instalá-lo.

site-minecraft

Para você baixar o jogo é necessário fazer um cadastro no site minecraft.net. A inscrição é simples e intuitiva. Depois que você se inscreveu será necessário acessar sua conta no site da Mojang e fazer o download do launcher, um aplicativo que irá permitir que você faça o download de qualquer versão do Minecraft.

laucher-minecraft

Agora basta acessar com seu login e senha. A próxima tela lhe apresentará algumas informações da última versão do Minecraft e também alguns botões.

laucher2-minecraft

Nessa tela você inicia o jogo apertando o botão “Play”. Se assim você o fizer, o launcher iniciará o download da última versão do Minecraft. Você também pode criar perfis e escolher versões anteriores ou snapshots, que são versões de desenvolvedores, ou seja, versões que ainda não foram lançadas oficialmente.

Depois disso basta iniciar o jogo e criar o seu primeiro mundo!

Lição 1 – Parte 3 –  Criando o seu primeiro mundo

Com o launcher aberto, clique no botão “Play” para iniciar. Se é a primeira vez que você inicia o jogo, ele fará um download e você poderá observar o progresso na barra que irá aparecer logo acima do botão “Play”. Assim que o download terminar, o Minecraft será iniciado automaticamente.

minecraft

Inicialmente o Minecraft estará em inglês. Para mudar o idioma clique em “Options” e depois “Language”. Depois escolha a opção Português (Brasil) e clique em “Concluído”.

minecraft-pt-br

Agora que seu Minecraft está em português, vamos iniciar o jogo. Para isso clique em “Um Jogador”. Nas próximas lições iremos abordar sobre as outras opções “Multiplayer” e “Minecraft Realms”. Agora, vamos escolher a opção “Um Jogador”.

Nessa próxima tela você verá todos os seus mundos. Visto que instalamos nosso Minecraft agora, não existe nenhum mundo criado ainda.

lista-mundo-minecraft

Clique em “Criar Novo Mundo”. Irá aparecer algumas opções. Comece colocando o nome do seu mundo e depois escolha a opção “Criativo” no “Modo de Jogo”. Nas lições a frente iremos falar sobre os Modos de Jogo, mas, por enquanto, iremos iniciar um mundo novo no modo criativo visto que, é a maneira mais fácil de aprender os comandos do jogo.

criar-mundo-minecraft

Depois das opções configuradas clique em “Criar Novo Mundo” e espere até que o Minecraft conclua a criação de um mundo completamente novo e único para você explorar!

inicio-minecraft

Você irá aparecer em um local aleatório no mapa. O local onde você “nasce” é conhecido como Spawn. Note que é solicitado a você apertar a tecla “E” para abrir o inventário.

inventario-minecraft

Visto que estamos no modo Criativo, todas as opções estão disponíveis. No modo sobrevivência, por exemplo, só aparece no seu inventário aquilo que você pegou ou criou. Existem diversas abas para melhorar a sua navegação pelo inventário, cada aba representa uma categoria e está ilustrada por um representante desta categoria.

O modo criativo, como o próprio nome já diz, foi desenvolvida para que você faça o que quiser! É como se você estivesse dentro de uma grande caixa de LEGO®. Não precisa ter presa, apenas relaxe e deixe sua criatividade aflorar!

Depois que você escolher um bloco, aperte a tecla “ESC” para sair do inventário.

bloco-minecraft

Para se movimentar no mundo do Minecraft é muito simples. Ele funciona como qualquer jogo em primeira pessoa. Use as teclas WASD para se movimentar para Frente (W), para Trás (S), para a esquerda (A) ou para a Direita (D). Os movimentos para olhar ao redor podem ser feitos com o Mouse.

Para colocar um objeto em algum lugar aperte o Botão Direito do Mouse e para quebrar aperte o Botão Esquerdo do Mouse. Esse último botão também serve para comer ou beber. Tente fazer seu nome ou uma casa!

casa-minecraft

guia-do-pc-minecraft

Você também pode voar se quiser. Para isso aperte duas vezes a barra de espaço. Depois que estiver em voo, use a barra de espaço para subir e o botão Shift para descer.

voar-minecraft

Bem, esses são os primeiros passos. Ainda temos muito a aprender e a explorar no Minecraft, por isso fique ligado para a Lição 2 primeiro Workshop Guia do PC!

O que aprenderemos a seguir?

  • Lição 2 – Melhorando o desempenho do Minecraft em computadores velhos e novos. (em breve)
Tags: Destaques

Você também vai gostar

Leia também!