As duas demonstrações são possíveis porque a NVIDIA portou vários kits de desenvolvimento (SDKs) RTX para funcionar em dispositivos ARM, incluindo:
- Deep Learning Super Sampling (DLSS) – usa IA para aumentar as taxas de quadros e gerar imagens bonitas e nítidas para jogos;
- RTX Direct Illumination (RTXDI) – permite aos desenvolvedores adicionar iluminação dinâmica aos ambientes de seus jogos.
- NVIDIA Optix AI-Acceleration Denoiser (NRD) – usa AI para renderizar imagens de alta fidelidade com mais rapidez.
- RTX Memory Utility (RTXMU) – otimiza a maneira como os aplicativos usam a memória gráfica.
- RTX Global Illumination (RTXGI) – ajuda a recriar a forma como a luz é refletida em ambientes do mundo real.
Os SDKs RTXDI, NRD e RTXMU para ARM com Linux e Chromium já estão disponíveis. RTXGI e DLSS estarão disponíveis em breve.
O RTX redefiniu a indústria. Agora a NVIDIA está investindo em novas plataformas nas quais gráficos avançados podem ser implantados para que os jogadores tenham mais opções.
A notícia atraiu amplo apoio da indústria:
“A NVIDIA estendendo o suporte RTX para ARM e Linux tem o potencial de beneficiar indústrias como a de jogos e automotiva, na qual os principais fabricantes usam Unreal Engine não apenas para visualização de design, mas também para cabines digitais e infotainment”, disse Nick Penwarden, vice-presidente de engenharia, Epic Games. “Sempre acolhemos recursos e SDKs poderosos que podem ser aproveitados em muitas plataformas.”
“Wolfenstein: Youngblood é o primeiro jogo RTX para PC a ser mostrado em um sistema baseado em ARM, uma prova da flexibilidade, potência e natureza otimizada do motor iD Tech”, disse Jim Kjellin, diretor de tecnologia da Machinegames. “Um jogo baseado em iD Tech rodando em uma CPU ARM com Ray Tracing habilitado é uma etapa significativa em uma jornada que resultará em muito mais plataformas de jogos disponíveis para todos os desenvolvedores de jogos.”
“RTX é a tecnologia mais inovadora para jogos de PC nas últimas duas décadas”, disse PC Tseng, gerente geral da unidade de negócios de multimídia inteligente da MediaTek. “A MediaTek e a NVIDIA estão lançando as bases para uma nova categoria de PCs de alto desempenho baseados em ARM.”
“O suporte RTX para ARM e Linux abre novas oportunidades para os desenvolvedores de jogos fornecerem experiências mais imersivas em uma ampla variedade de plataformas”, disse Mathieu Muller, gerente técnico sênior de produtos gráficos de ponta da Unity. “Com os recursos gráficos de ponta da GeForce RTX, os desenvolvedores do Unity direcionados às plataformas ARM terão mais ferramentas em sua caixa de ferramentas para criar.”
Links relacionados:
Post no blog da NVIDIA sobre os dois demos da GDC:
https://blogs.nvidia.com/blog/2021/07/19/geforce-rtx-arm-gdc/
Vídeo dos dois demos da GDC:
https://youtu.be/VBfci5hYN1c |