Análises

uTorrent, cliente BitTorrent pequeno e completo

Introdução após instalar o µTorrent.

Se você baixa arquivos da internet frequentemente, deve conhecer o µTorrent. O pequeno cliente para downloads de arquivos *.torrent soube muito bem aliar um visual simples com funcionalidades bacanas que melhoram muito os downloads.

Apesar de conter muitos erros de tradução, não podemos reclamar de algo que a comunidade tentou fazer por nós, que falamos português. Mas, ao baixar o software, você verá muita coisa que pareceu ser traduzida usando o Google Tradutor. Mas vejamos então o que o µTorrent tem para nos oferecer.

Introdução após instalar o µTorrent.
Introdução após instalar o µTorrent.

O µTorrent pesa menos de 1 MB após ser instalado, mas como diz o ditado: “tamanho não é documento”. Seus poucos kilobytes não justificam a quantidade e qualidade dos vários recursos legais que o program nos proporciona.

Aplicativos no µTorrent.
Aplicativos no µTorrent.

Aplicativos

Recentemente, na versão 3.0, o programa ganhou a possibilidade de instalar aplicativos internamente, como extensões. A loja deles ainda tem poucos apps, como um que tweeta o torrent que está sendo baixado, outro para conversar pelo programa e por aí vai. A maioria dos aplicativos da loja ainda são da própria BitTorrent Inc, mas já existem alguns de outras empresas.

Arraste arquivos para enviar.
Arraste arquivos para enviar.

Compartilhamento

Compartilhar arquivos nunca foi tão fácil. Basta apenas arrastar o arquivo desejado para a janela do programa, mais especificamente na inscrição Arraste arquivos para enviar. Com isso, o arquivo será enviado para servidores do µTorrent e você poderá obter um link para que todos façam o download dele.

Baixando torrents

Estamos falando de um cliente torrent, então, claro que temos que falar do download de torrents em geral. Para esta parte, o µTorrent oferece vários recursos. O mais novo deles é o…

Streaming de conteúdo

Stream de conteúdo.
Stream de conteúdo.

Já existente em programas de protocolo P2P, o streaming agora é possível em torrents. Dependendo da velocidade da sua conexão e o arquivo baixado, será possível ir executando um vídeo enquanto o download está em andamento. Em conexões mais lentas ele talvez se recuse a funcionar e não dará notificação alguma. Foi o que aconteceu em nossos testes. Por isso eu amo minha internet.

Quando funciona, esse recurso pode ser bem útil para pré-visualizar o arquivo e ter certeza de que é exatamente aquilo que você realmente está procurando, e não está baixando algo errado ou sendo enganado.

µTorrent Remote

µTorrent Remote.
µTorrent Remote.

Com o µTorrent Remote, será possível deixar o computador ligado em algum lugar baixando torrents e controlá-los de qualquer lugar. Além da interface web, a empresa também oferece um aplicativo para Android. Em outros smartphones, a interface web foi adaptada para funcionar e ser autenticada e funcional usando o navegador do sistema.

µTorrent Remote no smartphone.
µTorrent Remote no smartphone.

Download por RSS

Feeds RSS no µTorrent.
Feeds RSS no µTorrent.

O µTorrent permite o uso de RSS para acompanhar seu site de torrents favorito. Se o seu tracker de torrents favorito também permitir o uso de feeds RSS para baixar arquivos, você poderá usar o programa para procurar e colocar automaticamente arquivos pré-determinados por um filtro na fila de downloads. Verifique informações no seu tracker sobre como configurar o software para que ele leia o feed corretamente.

Outros recursos

Entre outros recursos, o µTorrent também:

  • Permite ordenar downloads e priorizar determinados;
  • Mostra estatísticas de uso (Ajuda > Exibir Estatísticas);
  • Possui atualização automática;
  • Permite controlar a velocidade máxima de download e upload;
  • Configura quantos downloads podem ser feito simultaneamente;
  • Permite controlar arquivos remotamente de um servidor pré-configurado através de um plug-in.

As configurações do µTorrent são bem dispersas e confusas (pelo menos na tradução para português) e a interface poderia ser um pouquinho melhor, separando melhor as funcionalidades (como aplicativos e conteúdo em destaque, que poderiam estar juntos). Mas isso não influencia muito quando o aplicativo em si é bom.

Tags: Destaques, Downloads, Internet, Windows

Você também vai gostar

Leia também!