ArtigosDicas e tutoriais

WordPress: “The Loop” e suas tags

“The Loop” – O que é, como funciona e as principais tags

“The Loop” é o nome que recebe o loop que o WordPress executa para exibir as notícias, tudo o que está dentro dele é processado e repetido pelo WordPress enquanto uma condição for verdadeira, é com ele que por exemplo, se exibem as notícias de um site. É dentro dele que famosas tags como the_title() e the_author() são adicionadas, essas tags são conhecidas como Template Tags, são tags que são responsáveis por fazer com que o WordPress busque e exiba alguma informação para o usuário, elas na realidade são funções PHP que buscam informações no banco de dados e exibem-nas para o usuário.

Caso o Loop não existisse, os temas para o WordPress só seriam capazes de exibir um post, e nada mais, como acontece na maior parte dos temas. Segundo a própria explicação sobre o Loop que os criadores dão, ele sempre funciona em uma sequência padrão, é ela:

  1. Checa se todos os arquivos necessários à execução do WordPress estão presentes;
  2. Pega as configurações utilizadas pelo blog do banco de dados (quantos posts exibir, por exemplo);
  3. Checa o que ele terá de pegar na database (informações definidas no tema);
  4. Retira as informações do banco de dados, e as exibe no tema.

Por padrão o Loop é executado no index.php, mas ele também pode ser utilizado em qualquer um dos arquivos do seu tema.

O Loop começa com o seguinte código PHP:

<?php if (have_posts()) : while (have_posts()) : the_post(); ?>

Esta linha pode ser lida da seguinte maneira: Caso existam posts, mostra-os enquanto eles existirem. Sendo a última função (the_post()) a função que carrega o post em uma variável que é de onde o WordPress tira todas as informações do post que ele irá exibir.

Para encerrar o Loop devemos encerrar as condições acima estabelecidas, para isso basta adicionar a seguinte linha ao arquivo do seu tema onde o Loop está definido:

<?php endwhile; ?>

Após esta linha, a maioria das Template Tags não funcionará e as que funcionarem, exibirão informações sobre o último post coletado dentro do Loop. Depois desta linha, você também pode adicionar algo a ser executado caso a condição para a execução do Loop seja falsa, ou seja, caso não existam posts. Para isso, adicione a seguinte linha ao seu arquivo:

<?php else : ?>

Para encerrar o que deve ser exibido caso não existam posts, deve ser inserida a seguinte linha:

<?php endif; ?>

Até aqui, falamos sobre o básico do Loop, o que ele é, e como colocá-lo em sua página, abaixo falaremos um pouco sobre as tags que podem ser usadas no Loop.

As tags mais usadas – Template Tags

Com certeza as tags mais utilizadas dentro do Loop são as Template Tags, e dentro destas as mais usadas são as tags: the_title(), the_permalink(), the_author(), the_time() e the_content(). Por isso iremos falar um pouco a respeito delas nesse momento.

the_title()

Essa tag é a tag responsável por exibir o título de um post, ela pode conter três argumentos, dois deles são responsáveis por exibir alguma coisa antes ou depois do título, e o outro utilizado para exibir ou não o título no código HTML, o primeiro argumento é o que vai antes do título, pode ser por exemplo, o ínicio de uma tag , <h1> por exemplo, e o segundo, é o que vai depois, pode ser o fim de uma tag, por exemplo </h1>, o terceiro e último argumento pode ser definido como TRUE, ou FALSE, caso ele não seja preenchido, é interpretado como TRUE, exibindo o título no código HTML, caso seja FALSE, este título apenas terá uso em algum código PHP utilizado depois por exemplo, como uma condição, que pode definir que caso o título seja algo, ele não seja exibido.

the_permalink()

Essa tag exibe o permalink para um post, ela não tem nenhum parâmetro, já que o formato do permalink é definido no painel de controle do WordPress.

the_author()

Essa tag exibe o nome do autor de um post, atualmente esta função não tem nenhum argumento, já que ela apenas exibe o nome do autor que foi definido para exibição no painel de controle do WordPress.

the_time()

Essa tag é responsável por exibir a data e horário de publicação de um post, ela recebe os mesmos argumentos da função date() do PHP, portanto pode exibir a data de várias formas, para uma lista completa dessas formas, acesse o manual do PHP aqui.

the_content()

Essa tag exibe o conteúdo de um post, ela recebe três argumentos, o primeiro deles, o mais utilizado é o que deverá ser exibido no local da tag More…, o segundo que especifica se o que vem depois da tag More… deve ser exibido, ele pode ser TRUE ou FALSE e por padrão é FALSE, o terceiro parâmetro pode ser utilizado, mas em versões superiores à 2.0 ele não funciona, ele era utilizado para que a tag More… direcionasse o usuário a outro arquivo do tema.

Obviamente existem muito mais Template Tags e todas elas podem ser vistas no WordPress Codex, a wiki oficial do WordPress.

Selecionando o que exibir – Conditional Tags

Este é mais um dos recursos interessantíssimos do WordPress, com ele você pode definir o que, ou onde, tal coisa será exibida. Estas tags são utilizadas como condição para um if, já que elas retornam TRUE ou FALSE. Abaixo falaremos um pouco sobre as mais utilizadas.

is_home()

Essa tag retorna TRUE caso ela seja inserida em um código na página inicial do seu site.

is_single()

Essa tag retorna TRUE caso ela esteja em um código dentro de uma página, onde um post é exibido, ela pode conter um argumento que pode ser, o ID do post, o título do post (aí o motivo de não exibir um título, por exemplo) ou então um array PHP, com o título ou o ID de um post.

comments_open()

Essa tag geralmente é utilizada para exibir uma mensagem informando que os comentários se encontram fechados em um post, ela retorna TRUE caso os comentários para um post ou página estejam abertos.

is_category()

Essa tag retorna TRUE caso a página que esteja sendo exibida seja a página do arquivo de posts de uma determinada categoria, que é especificada no seu argumento, podendo ser este argumento o ID ou o título da categoria.

in_category()

Essa tag retorna TRUE caso o post que esteja sendo exibido esteja na categoria especificada no único argumento que esta função recebe, que é o ID da categoria. Usaremos esta função neste artigo.

is_author()

Essa tag retorna TRUE caso o autor de um post seja o que tem seu ID ou o nome especificado no argumento que esta função recebe.

Além destas tags, existem também as Include Tags, que são usadas para inserir um Header ou Footer a uma página, você também pode ler mais sobre essas tags no Codex.

Cremos que após a leitura desta página você esteja preparado para conseguir concluir a inserção das curtas em seu blog sem plugins e também tenha ampliada seus conhecimentos em relação ao Loop do WordPress. Por isso, vamos até a próxima página, onde o ensinaremos a incluir as curtas em seu blog.

Tags: Internet

Você também vai gostar

Leia também!