Artigos

Grand Theft Auto IV para PC – Por que não?

Ou será que não?

A Rockstar pode ter alguns motivos para não animar os programadores a converter o código dos consoles para o tão querido PC. O que fez a Rockstar lançar boa parte dos jogos da franquia primeiramente aos consoles ainda não se sabe. Pode ser que, pelo fato da menor incidência da pirataria nos consoles, a venda para o Xbox 360 e PlayStation 3 lucrassem muito mais.

A pirataria que praticamente destrói o mercado de jogos de computador dia após dia é um fator forte para impedir a chegada do GTA IV no PC. Em função do grande prejuízo que muitas desenvolvedoras têm, essa opção fica até perigosa. Sim, há lucros, mas dificilmente eles podem superar a quantidade de dinheiro que a venda para os consoles new-gen geraram. Apenas lembrando: as vendas de Grand Theft Auto IV na primeira semana superaram os US$ 400 milhões, sendo US$ 310 milhões só no primeiro dia. A Crytek – desenvolvedora de Crysis -, anunciou que não irá mais produzir exclusivamente para PC, devido ao prejuízo que Crysis, sucesso entre os piratas, gerou. Será que isso seria um exemplo à Rockstar? Esperamos que não. É claro que um bom multiplayer poderia diminuir drasticamente a pirataria, assim como aconteceu com Call of Duty 4, que já vendeu mais de 10 milhões de unidades.

Crysis – massacrado pela pirataria no PC

Além do problema sério da pirataria, há alguns empecilhos também quanto à tradição de outros jogos da Rockstar, que foram lançados para consoles, mas não chegaram ao nosso PC. Um dos casos é o jogo “Bully”, proibido recentemente no Rio Grande de Sul, que traz o protagonista Jimmy Hopkins, um garoto de 15 anos, que é matriculado por seus pais no colégio Bullworth Academy. Também ambientado em contexto polêmico, assim como GTA. Lançado inicialmente para o PlayStation 2 em 17 de Outubro de 2006, o jogo teve versões para Xbox 360 e Nintendo Wii em 4 de Março deste ano. E nada do PC.

Bully – um dos melhores títulos de todos os tempos para PlayStation 2

Em Maio de 2006, a Rockstar também lançava o Rockstar’s Table Tennis, jogo de Tênis para Xbox 360, que mais se parecia um “Tech Demo” do que de fato um jogo. Conquistada pela jogabilidade inovadora do Nintendo Wii, a produtora também liberou a versão para o console em Outubro de 2007. E de novo, nada do PC.

Rockstar’s Table TennisTech Demo ou game?

Tudo bem, nós adimitimos que jogos de Tênis não fazem sucesso do PC por causa da jogabilidade no teclado e mouse, que realmente não combina com o tal esporte. Mas nenhuma informação de uma versão para PC?! Bully, porém, tinha tudo pra ser um bom jogo na plataforma de computador, já que ele utiliza praticamente a mesma mecânica que Grand Theft Auto, e se outros títulos de GTA apareceram no PC, qual o problema de Bully (e GTA IV!!) não ter surgido nos monitores (ainda)?

Tags: Hardware, Jogos

Você também vai gostar

Leia também!