Artigos

5 editores de texto minimalistas que você precisa conhecer

Muitas vezes, para escrever um bom texto, você não precisa de todos os recursos que o Word oferece. Basta um teclado, uma tela limpa, sua criatividade, e muita concentração. Porém, hoje em dia, com tantas informações e redes sociais pedindo sua atenção, conseguir se focar na produção de um texto importante torna-se um enorme desafio, tanto para quem é escritor profissional quanto para quem escreve apenas por prazer.

Pensando nesta simplicidade, surgiram os editores de texto minimalistas. Eles oferecem somente os recursos necessários para você se concentrar no que realmente interessa: o seu texto. Não há ícones sobrando ou ferramentas mirabolantes: o ambiente é simples, intuitivo e sem distrações. O Guia do PC montou uma lista com 5 editores de textos minimalistas que você precisa conhecer para nunca mais se perder em um mar de abas abertas no seu navegador, e, assim, poder escrever em paz.

1) WriteMonkey

WriteMonkey é um projeto que começou em 2007 e tem recebido várias atualizações deste então. Atualmente está na versão 2.0, já bem estável. O arquivo de instalação possui menos de 3mb. Aliás, não é necessário nem instalar: basta descompactar e usar. Ao abri-lo, surge uma mensagem de boas vindas (que não se fecha automaticamente) e o espaço de escrita toma a tela inteira – uma característica fundamental para os editores minimalistas. Além disso, o WriteMonkey é bastante personalizável. Você pode instalar sons, dicionários, alterar o esquema de cores, entre outras coisas. Também possui várias funções úteis, que você pode conhecer apertando F1. E são muitas funções mesmo. Ao serem vistas pela primeira vez, podem parecer um pouco confusas, e esse é um dos dois pontos fracos do programa. O outro é ainda não estar disponível em português. É grátis, mas só tem versão para Windows.

Somente a tela e sua criatividade.

2) Q10

O Q10 foi desenvolvido por um programador espanhol e eu não faço ideia do que o nome significa. Apesar do pouco tempo de uso, já se tornou o meu editor favorito. O visual é parecido com o WriteMonkey – o Q10 também toma a tela inteira para você não se distrair com absolutamente nada. Possui um esquema de cores padrão agradável, e o barulhinho de máquina de escrever que também vem por padrão é apaixonante. Pressionando F1 você tem acesso as opções, como criar um novo texto, salvá-lo ou fechar o programa. Todas funcionam apenas por teclas de atalho. Não necessita de instalação, e seu tamanho total não passa de 500kb. Também é bem personalizável (esquema de cores, dicionários, contagem de palavras, entre várias outras). Porém, se você não quiser mexer em nada, basta abrir o programa, conhecer os comandos principais e sair escrevendo. Além disso, possui uma vantagem em relação aos outros editores da lista: está disponível em português. E também é grátis. Mas só funciona no Windows.

A contagem de caracteres é mostrada em tempo real, facilitando a vida de muitos jornalistas

3) Simplenote

Se você não quer ou não pode executar programas no computador, existem editores minimalistas que rodam diretamente da web. Um dos mais famosos é o SimpleNote. Com visual agradável, basta fazer apenas um cadastro rápido para ser utilizado. Você pode classificar seus textos com tags, imprimí-los, e compartilhar a versão final com amigos através de uma url única gerada pelo próprio site. Não tem opção nativa para rodar em tela cheia, mas salva automaticamente e possui histórico de versões. Também conta com apps para iPhone, iPad e iPod, todos grátis. Não tem tradução para o português.

Parecido com um bloco de notas, mas ainda sim um bom editor de texto minimalista

4) My Text File

Outro editor que funciona na web é o My Text File. Para usá-lo, basta acessá-lo com sua conta Google. É extremamente simples, tendo apenas opções básicas como salvar, rodar em tela cheia e imprimir. O visual não é muito agradável, mas o texto é salvo automaticamente e pode ser baixado em formato .txt. Porém, só é possível criar um texto por vez – ou seja, você escreve, baixa ou copia o texto para outro lugar, depois apaga tudo e começa um texto novo. Não é atualizado desde 2008. Também só está disponível em inglês.

O mais simples da lista

5) Writer

Com um visual padrão que lembra os terminais mais antigos (fundo preto com letra verde), o Writer é outra opção de editor minimalista que roda direto do seu navegador. Tem contagem de palavras, opção de imprimir, gerar PDF, e, com um simples cadastro, você pode salvar seus documentos “na nuvem”. É personalizável (o esquema de cores “Matrix” pode ser trocado), e é o único com integração com alguns serviços de blog, como WordPress, Blogger e LiveJournal – desde que você conheça algumas configurações específicas. Roda em tela cheia com o atalho F11 do navegador, e seu visual é extremamente simples. Também é grátis e não tem tradução para o português.

O editor de texto minimalista para web mais completo

Bônus – Editor de texto do WordPress

O próprio editor visual de texto do WordPress pode ser considerado como um editor de texto minimalista da web – e dos bons. Com a opção “tela cheia” do editor mais o atalho F11 do navegador, você tem um local limpo, simples e agradável para criar suas postagens ou até mesmo escrever para outros lugares. Neste modo, o sistema de blogs fornece apenas as opções básicas de formatação de texto, e a barra só aparece quando a seta do mouse está no topo da tela. Aliás, ele é o único da lista que oferece um mínimo de formatação de texto. Nos outros editores, o foco é escrever – e apenas escrever.

Um ótimo editor de texto minimalista no próprio WordPress

Agora que você conheceu os 5 editores de texto minimalistas recomendados pelo Guia do PC, já pode voltar a encarar a tela/folha em branco tranquilamente. E lembre-se: nada de dar uma espiadinha no Twitter antes de terminar o último parágrafo. Afinal, escrever também é diversão. ;)

 

Tags: Internet, Software, Windows

Você também vai gostar

Leia também!