Players
Acho que todos sabem que o Windows Media Player é o padrão para multimídia no Windows. Mas há outros programas que melhoram sua experiência ao ver vídeos e ouvir música.
Windows Media Center (Windows Vista e 7)

O Windows Media Center é um recurso… digamos que… escondido e pouco usado por nós. Mas ele é um reprodutor excepcional e faz as tarefas de reproduzir vídeo e música de uma maneira muito agradável (pelo menos aos olhos). Experimente abrir o Media Center e conhecê-lo melhor, é uma ótima opção! :)
VLC media player

O VLC é um player que tem o diferencial de reproduzir uma enorme quantidade de tipos de arquivos sem a necessidade de baixar um codec específico. O programa é tão bem desenvolvido que é capaz até de tocar arquivos corrompidos (obviamente, com falhas durante a reprodução).
O episódio na imagem acima é em alta definição (720p). Um dos destaques do VLC media player é sua compatibilidade com aceleração gráfica por hardware. Isso faz com que vídeos em alta definição sejam executados com menos engasgos em máquinas menos potentes. Na minha opinião, é o melhor programa para reprodução de vídeos.
iTunes

O iTunes é um dos mais populares players de mídia. Isso se deve ao fato de que ele possui uma enorme loja de músicas, filmes, episódios de TV e livros, além de ser a porta de entrada para integração e gerenciamento de dispositivos iOS, como iPods, iPhones e iPads, em um PC. Para a reprodução de música e vídeo, ele faz seu trabalho como deve ser feito.
Zune Software

Provavelmente o menos conhecido entre nós, mas não é por isso que ele automaticamente merece ser descartado. O Zune Software foi originalmente desenvolvido para o gerenciamento de dispositivos da família Zune (derp), da Microsoft. E, após a chegada do Windows Phone 7, a empresa quis aproveitar o software para permitir que ele gerencie novos smartphones com o novo sistema operacional também.
O diferencial do Zune Software é todo o conjunto visual que exibe ao usuário uma nova experiência de navegação dentro da biblioteca de músicas. Os efeitos, as transições, o funcionamento do software deixa os olhos de qualquer um brilhando. Tudo bem que, para aproveitar toda essa riqueza de detalhes, é necessário um computador com quantidade de memória e placa gráfica decentes, mas isso não é muito difícil de encontrar por aí.
Próxima página: Messengers