Artigos

Entre em forma com a ajuda de seu smartphone

Com a popularização dos smartphones, os apaixonados pela prática de esportes podem usar aplicativos específicos para auxiliar seus treinos. Estes programas estão disponíveis em várias plataformas (Android, iPhone, Symbiam, Windows Mobile, BlackBerry, etc.) e funcionam como verdadeiros Personal Trainers, monitorando o ritmo de treinamento, gravando um relatório das atividades, dando dicas para melhorar o desempenho e muito mais. Para atividades ao ar livre, o smartphone deve possuir GPS para que dados como velocidade, percurso e outros sejam obtidos e usados pelo programa.

Por experiência própria, afirmo que quem começa a usar um destes aplicativos não consegue mais treinar direito sem esse “Personal” virtual. É muito mais interessante se exercitar com a ajuda desses aplicativos, pois além de ouvir a tradicional música do MP3 no smartphone, ouço também quando completei um quilômetro, meu ritmo de corrida, o tempo gasto no último quilômetro etc. Os grandes fabricantes de material esportivos já perceberam que estes programas podem alavancar as suas vendas e desenvolveram aplicativos próprios disponíveis gratuitamente em suas páginas na Internet como o Nike+, Adidas miCoach etc.

Comecei usando o Nokia SportsTracker, que foi um dos primeiros programas desta categoria, mas só funcionava na plataforma Symbiam (Nokia). Passei para o Endomondo que é multiplataforma e também rodava no meu antigo Nokia. No ano passado, migrei para um smartphone com Android e continuei usando o Endomondo. Porém, com um celular rodando Android, o leque de opções de aplicativos aumenta e experimentei também o CardioTrainer e o RunKeeper.

micoachlogo

Atualmente estou usando o Adidas miCoach, que, em minha opinião, é o mais completo. Digo isso porque possui um site em português com excelentes dicas e planos de treinamento diferentes para cada objetivo. Além disso, o aplicativo do celular interage com o praticante de exercício, pedindo para aumentar ou diminuir o ritmo de acordo com o treino programado.

Preparei um guia completo do Micoach que pode ser acessado no IDGNow! Instale em seu smartphone e aproveite para cumprir a promessa de entrar em forma em 2014!

Tags: android, Destaques, ios, Software

Você também vai gostar

Leia também!