Browse By

Porque o Windows possui a maioria dos vírus?

porque-windows-maioria-virus

Todos nós sabemos que o Windows é a plataforma que mais é atacada por malwares. Mas porque isso acontece? A resposta não tem nada a ver com algum problema ou falha de segurança do próprio sistema, mas está relacionada a um conjunto de coisas.

Popularidade

O Windows está em todas as classes. Isso é de se esperar de um sistema popular de verdade!

O Windows está em todas as classes. Isso é de se esperar de um sistema popular de verdade!

O Windows é um grande alvo de ataques porque ele alimenta a grande maioria dos computadores do mundo. Se coloque por um momento na pele de um hacker. Se você está desenvolvendo um malware ou deseja infectar computadores de alguns usuários – talvez instalando um keylogger em seus sistemas para roubar os números de cartões e outros dados financeiros – é claro que você teria como alvo o Windows! Porque? Por que a maioria dos usuários usam o Windows.

Este é o argumento mais comum de o porquê que o Windows é tão infectado por malwares, e é verdade! Mas isso não é a única razão.

Segurança do Windows

Historicamente e infelizmente o Windows não foi desenvolvido para ser um sistema com uma excelente segurança. Diferentemente do Linux e OS X, que foram desenvolvidos do zero, pensando em se tornar um sistema multiusuário seguro.
O DOS era um sistema operacional de usuário único e o Windows foi desenvolvido em cima do DOS. Os primeiros sistemas Windows, Windows 3.1, 95, 98 e Me, não tinham restrições de usuário, permissões de arquivos ou outras restrições de segurança, assim como o DOS.

Falando de um sistema “mais recente”, o Windows XP com o seu recurso de execução automática, disseminou muitos vírus por meio de pendrives e etc. Esses malwares instalados nos pendrives, infectavam cada vez mais computadores, visto que quase sempre o usuário, ao usar um pendrive, estava logado como administrador. Assim o vírus era executado com as permissões de administrador, ou seja, acesso total.

Your Computer Will Be Faster and More Reliable

Microsoft começa a pensar em segurança… Tarde demais

Em resposta a crescente preocupação dos usuários em relação a segurança, a Microsoft começou a levar esse assunto mais a sério. Lançou o Service Pack 2 para Windows XP que tinha um firewall mais potente. Incluía também uma central de segurança, que importunava os usuários a instalarem um antivírus. Com o Windows Vista, a Microsoft implementou o controle de conta de usuário, finalmente, incentivando os seus usuários a usar contas com acessos limitados.

O Windows atualmente usa contas limitadas de usuários e já vem com um Firewall ativado e também um antivírus, o Windows Defender. Também, os Pendrives e CDs e etc., não são mais executados automaticamente (AutoRun). Esses são apenas alguns exemplos de segurança que a Microsoft implementou atualmente.

Windows_Defender

Mas mesmo assim, muitos usuários ainda usam o Windows XP e é bem provável que muitos ainda não instalaram as atualizações de segurança. Muitas pessoas usam o sistema pirateado, eles são incentivados a desativar as atualizações automáticas, deixando o sistema completamente vulnerável.

Apesar das versões mais recentes do Windows serem mais seguras, o Windows ainda é o alvo principal.

Downloads da Internet

Embora posamos instalar um aplicativo que não seja da Google Play no Android ou instalar um software no Linux que não seja da central de programas do sistema, esses dois sistemas possuem um local confiável para fazermos os downloads de nosso programas.

windows-store-100023475-gallery

Com o Windows a história é um pouco diferente. Apesar de já existir uma loja para centralizar os aplicativos e programas que podemos instalar no Windows, essa loja tem muitas limitações, levando os usuários a procurarem na Internet pelo programa ou solução desejada. Isso pode fazer com que usuários iniciantes e despreparados caiam em armadilhas na Internet, clicando em botões falsos de downloads e instalando malwares sem saber.

windows_store_home

Embora na Windows Store possamos baixar programas confiáveis, a loja não gerencia todos os programas que instalamos no computador.

Conclusão

Fica claro, meus caros leitores, que o fato de o Windows ser o principal alvo dos softawres mal-intencionados não se deve apenas a um fator, mas a um conjunto de fatores. A popularidade do Windows é o grande fator, a despreocupação da Microsoft com a segurança nos seus anos iniciais, é outro fator. A falta de uma loja para centralizar os softwares seguros e a falta de um gerenciamento de todos os programas instalados no computador é outro fator.

Assim, para não caírem vítimas de softwares mal-intencionados, seja qual for o sistema operacional que você use, mas principalmente o Windows, tenha cuidado! Não instale tudo que ver pela frente. Peça ajuda para alguém mais experiente se você está com dúvida. Use um bom antivírus e evite a pirataria, pois se não, poderá se perder em meio a tantos malwares instalados em seu computador. Pior, poderá ter suas informações roubadas e ter muita dor de cabeça.

<
  • Elias

    Sem querer criar polêmica, mas é fato que só o Windows Vista tem mais que o dobro de todas as versões de Linux juntas. Mas ainda me lembro que uma vez tive que instalar o Windows Xp umas 3 vezes seguidas, pois era a versão do Xp sem Sps que vinha com o firewall desativado, e só de se conectar a internet (via modem da época) já era contaminado com o vírus Sasser que só dava 5 minutos contando na tela pra desligar o Pc. Então, tinha que instalar o windows e a 1ª coisa a se fazer seria habilitar o Firewall, mas nem sempre eu lembrava disso.

    • Marcos Guilhen

      O Windows Vista é o maior fracasso da história da MS na minha opinião, foi uma revolução necessária, mas 100% desastrosa. Finalmente, a partir do Windows 7, começaram a arrumar o problema e a deixar o Windows, tipo uns 300% melhor do que o XP.. 😛

      • Elias

        Esse já é um chavão que se ouve em toda parte, até pelos Ceos da M$, mas na verdade tudo depende do hardware, que na época a grande maioria ainda não estava preparada. Devo ter comprado o Vista em menos de 1 ano depois do lançamento, pois ainda não havia windows 7, e desde então até hoje uso 10 horas todos os dias, 7 dias por semana, e não tenho queixa nenhuma, continua rápido e estável e acho que só fiz reinstalação uma vez apenas em todo esse tempo. É quase um windows 7.

        • Luciano Silva

          Elias realmente você esta certo, o windows 8 e 7 foram desenvolvidos para reaproveitarem o hardware atual e até meio antigo dos pcs em uso, enquanto que o Vista nos forçava a fazer upgrade e nem todos estavamos esperando por isso, atualmente tenho por preferencia o win7 mas numca tive problemas com o Vista.

        • Anderson Silva

          Nunca tive problemas com o Vista também mas, nunca tinha usado ele em rede corporativa.
          O maior desastre da Microsoft, pra mim, foi o Windows Me. Porque esse ninguém usa ainda… o Vista tem muita gente usando ainda.
          O Vista foi necessário pro Windows 7 chegar aonde chegou… e o 8 é a mudança necessária pra Microsoft mostrar aonda quer ir.

        • Luciano Silva

          Olha eu numca usei ele em rede corporativa portanto não sei como se comporta, agora quanto ao WinMe comcordo plenamente com voce.

        • jodeles

          Isso! O Windows 7 e 8 foram feitos em cima do Vista.

    • Não apenas pelo fato popularidade. O Windows qualquer q seja a versão é o SO mais vulneravel que existe, e é por isso tbm o unico SO no mercado q é vendido como pacote Win+anti-virus, ridiculo! Enfim, não existe sistema 100% seguro no mundo, tbm pelo fato de q depende de como é usado e administrado pelo usuário, no entanto, se vc acha o WinVista com mais recursos e segurança que outro SO, então vc não conhece nenhum outro SO, se pretende ter um sistema realmente Seguro, GRATUITO e com recursos avançados, aprenda e use Linux e aí vc entenderá q a Micro$oft prioriza lucros e não segurança, enquanto outros sistemas como OSx, freeBSD, Solaris e etc. caminham pelo mão contrária.

  • Marcos Guilhen

    A partir do Windows 8 nunca mais me preocupei com vírus, até porque eu aprendi ao longo do tempo em navegar nos lados obscuros da internet e tal.

    6 Meses depois, (semana passada) eu instalei o Advanced SystemCare e na verificação por Malwares não foi encontrado nada. Então eu fico bem sussegado nessa parte.

    Windows 8.1 é surpreendente na leveza e segurança.

  • Luciano Silva

    Realmente todos esses fatores contribuem e muito para que o windows seja o alvo preferido, mas pra mim a popularidade é o fator principal, pelo menos uma vez por mês eu reinstalo o pc de algum amigo ou parente não importa o que eu faça sempre aparece alguem me chamando, é o fator humano relacionado à popularidade.

  • Denis Steffen

    Uso do Windows é amplamente mais usado por leigos ou seja mais facil de infectar, qualquer pessoa que tenha trabalhado com suporte, sabe como tecnicas idiotas de ” parabens você ganhou !!! ” funcionam.

    • Daniele Souza

      Exatamente por isso a popularidade é o principal na segurança

  • Daniele Souza

    Mesmo com todo o trabalho do Microsoft em cima do windows, a popularidade sempre vai ser o motivo principal dos hackers atacarem o windows

  • com certeza sempre sera pela grande quantidade de usuarios do sistema

    • Luciano Silva

      Isso mesmo nunca tive duvidas disso.

  • jodeles

    kkkkkkkkkkkkkk ri muito com a lan house de pobre!