Artigos

6 Dicas para Aumentar a Vida Útil do Computador

* Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Guia do Pc.

Quando compramos um computador, já sabemos que ele não durará para sempre. A vida útil dessas máquinas, hoje em dia, varia entre dois e quatro anos. Contudo, a forma como utilizamos o equipamento pode diminuir ou aumentar a sua durabilidade.

Por isso, para que a vida útil do seu computador/notebook aumente, confira e aplique algumas dicas simples que separamos:

  1. Refrigeração da Máquina

 

Seja no desktop ou notebook, a ventilação é essencial para manter os componentes da máquina funcionando perfeitamente, livre de danos.

Os efeitos de submeter o computador a altas temperaturas, em geral, não aparecem em curto prazo, mas sim com o passar dos anos. Por isso procure deixá-lo sempre longe do sol e da umidade.

Com os notebooks, é importante tomar cuidado para não cobrir suas saídas de ar, evitando posicioná-los sobre as pernas ou uma almofada, por exemplo.

 

  1. Limpeza dos Componentes

 

Com o tempo, é normal que componentes como o cooler, gabinete e outras partes comecem a acumular poeira. Isso prejudica o funcionamento do computador.

Para evitar desgastes e aumentar a vida útil, a dica é limpar esses componentes a cada seis meses. Por serem itens essenciais para a utilização da máquina, faça isso com muito cuidado, sempre utilizando um pincel de cerdas macias.

 

  1. Instalar Antivírus e Mantê-lo Atualizado

Os vírus e malwares podem prejudicar o desempenho do computador e até danificar alguns componentes. Para se proteger dessas ameaças, é importante instalar um antivírus na máquina e mantê-lo sempre atualizado para que haja uma proteção eficiente.

Também é essencial escolher um software de qualidade e, por vezes, comprar um bom antivírus é a melhor solução, tanto para garantir maior durabilidade do computador quanto para evitar ataques mais perigosos.

 

  1. Desinstalar Programas Não Utilizados

Este item ajuda bastante a liberar espaço no HD e memória RAM, melhorando também o desempenho do computador. Isso influencia também na vida útil da máquina, uma vez que seu desgaste fica menor.

 

  1. Ligar e Desligar o Computador Corretamente

Sim, esse item parece inofensivo, mas em longo prazo também pode ser um dos motivos da vida útil reduzida. Isso porque quando não desligamos corretamente (sem fechar todos os programas ou apertando diretamente no botão “power”), há um maior desgaste de peças como o cooler e outros componentes.

Dessa forma, a durabilidade do computador tende a diminuir.

 

  1. Gerenciar a Bateria (para Notebooks)

Deixar o notebook conectado a uma tomada o tempo todo pode provocar superaquecimento da máquina, além de prejudicar a bateria.

Especialistas sugerem que o ideal é deixá-lo carregar até os 80% e voltar a conectar na energia a partir dos 20 ou 40%, preservando, assim, a bateria da sua máquina.

Gostou das dicas ou possui outra sugestão para aumentar a vida útil do computador? Comente!

Tags: Botão “power” do computador, Computador conectado à tomada, Cooler com poeira, Desinstalando programas, Dicas, Hardware, Instalação do antivírus, Notebook no sol

Você também vai gostar

Leia também!