Browse By

Dicas para Iniciantes: Como evitar que o Windows entre em stand-by

Outro dia minha tia me ligou falando que o computador dela estava com problema. Quando eu indaguei a respeito do mesmo, ela disse que quando passava algum tempo, o computador desligava sozinho. Mais algumas perguntas depois e eu rapidamente percebi que o computador dela não estava desligando sozinho. Estava entrando em stand-by. E isso não é problema nenhum!

Windows entra automaticamente em stand-by para economizar energia. Quando o sistema passa muito tempo ocioso, ele primeiro desliga o monitor e, se ficar mais tempo ainda sem ninguém usá-lo, ele suspende as atividades do sistema. O problema é quando o computador está realizando alguma tarefa importante que não exige a nossa intervenção, como convertendo vários arquivos ou fazendo um download, o que é mais comum. Assim, quando menos se espera, o Windows suspende suas atividades e o download é interrompido ou perdido.

Hoje, na coluna Dicas para Iniciantes você vai aprender como contornar este problema. É extremamente simples! Vamos lá?

01. Primeiro, vá ao “Menu Iniciar” e depois clique em “Painel de Controle”.
02. Na janela que se abrir, clique em “Sistema e Segurança”. É o primeiro item da lista.

Sistema e Segurança

03. Daí, você procura o item “Opções de Energia” e clica nele.
04. Nessa janela, você verá qual o seu plano de energia. Independente de qual seja, clique no link “Alterar configurações do plano”, que está à direita.

Alterar configurações do plano
05. As opções nessa janela podem variar um pouco, dependendo se você usa notebook ou desktop. Mas isso não importa. Procure pelo item “Alterar configurações de energia avançadas” e clique nele.
06. Na pequena janela que se abre, procure pela opção “Suspender”. Há um botão de “+” ao lado dela. Clique para expandir.

Opções de energia- Suspender

07. Você verá que mais 04 opções vão surgir. Expanda a primeira, “Suspender depois de”.
08. Clicando em “Configuração”, você pode alterar depois de quanto tempo – em minutos – o sistema suspenderá as atividades. Se quiser que ele nunca suspenda as atividades, basta digitar o número “0” na caixinha. Se você usa um notebook, pode definir valores diferentes para quando o aparelho está ligado na tomada ou na bateria.

Suspender depois de

Lembre-se, o recurso de stand-by serve para economizar energia. Ele é útil principalmente se você usa com frequência um notebook. Portanto, só desative-o se você for fazer alguma tarefa prolongada que não exija a sua intervenção, como converter vários arquivos ou fazer um download muito longo.

Esta foi a nossa coluna Dicas para Iniciantes, que tem como objetivo desmistificar um pouco a informática para os leigos ou os que estão começando agora a usar o computador. Espero que tenha gostado. Se tem alguma crítica, sugestão de pauta ou mesmo elogio, pode nos enviar um e-mail para contato@guiadopc.com.br ou entrar em contato por meio deste formulário. Veja outras dicas anteriormente publicadas aqui:

<
  • Elias

    Boa dica, ainda mais que meu Pc já é do tipo dorminhoco, quando ele “dorme” o vagabundo não quer mais acordar de jeito nenhum não. Só acorda depois que tiro e recoloco o cabo usb da impressora…

  • Beto

    Nossa, Felipe…
    Você escolheu a forma mais difícil.
    É só clicar em iniciar e digitar “energia”, depois “alterar quando o computador é suspenso”.
    Se for W8 é mais fácil ainda – botão direito em cima da parte inferior esquerda e as opções de energia estarão lá

  • Osvaldo Alencar

    Estou aguardando avidamente um manual para manutenção de notebooks, tal como vc fez para PCs.

    • Oi Osvaldo Alencar!
      Fico feliz que tenha apreciado tanto assim o nosso eBook sobre Hardware.
      Já sobre um manual para notebooks, eu vou colocar o tema na lista de pautas. Mas já temos algumas coisas na frente, já em produção.
      O que posso adiantar é que nesse ano não é mais possível sair um manual sobre notebooks. Mas me esforçarei ao máximo para publicar um no começo de 2013.

  • Diego

    Cara valeu pela dica,poxa é só seguir certinho que vc coloca.se a pessoa tomar uma cerva pode pareer meio doido,mas é só ler e seguir atentamente que vai resolver,ou configurar de uma maneira diferente,de qualquer forma muito obrigado jow

  • Sergio

    Valeu Felipe, procurei muito até encontrar essa dica. Salvou meus downloads.

  • MUITO BOA A DICA, FOI BEM UTIL MESMO

  • Jesus Rodrigo

    Droga, vou fazer aqui o papel de uma raça que eu odeio na internet que são os haters!!! Mas enfim são só algumas observações, vamos a elas. Primeiro, a matéria está legal, é mesmo um saco você deixar o pc fazendo aquele download daquela série legal e quando vc volta do almoço o pc está desligado ou hibernou ou sei lá mais o que, então parabéns pela matéria vai ajudar muita gente, agora a parte chata, no site tem uma promoção que vai sortear um fone quando o site atingir a marca de 5.000 curtidas, mas só entre os que mais comentaram no Guia durante o período, eu que acabei de conhecer o site quando ele está prester a atingir a marca não vou ter chance alguma de ganhar o que inibe e desincentiva a mim e a muitos a curtir a pagina, o sorteio deveria ser entre os 5.000 primeiros a curtir a pagina, outra coisa, não é uma crítica é mais coisa de observador mesmo, sobre o autor, ele estudava direito “obviamente usava muito o pc para o estudo” e trabalhava num órgão público “e novamente usava muito o pc” e diz que mudou de profissão até ter seu primeiro pc??? Um estudante de direito trabalhando num órgão pública não tinha nem um notebookzinho se quer? Desculpe mas acho “estranho”! Bom é isso coloquei pra fora rs, boa tarde e boa sorte para o site.

  • CELIA MARIA

    boa noite, quem sabe você pode me ajudar. Comigo acontece o contrario, estou usando o Windows 10 e ele não entra em Standby, ja fiz de tudo e a tela fica sempre ativa, com todos os icones o que significa estar gastando energia, ja escrevi para o grupo de ajuda da Microsoft mas infelizmente ninguem me respondeu, será que vc poderia me ajudar? Obrigada