Dicas e tutoriais

Teste o WordPress localmente com o Instant WordPress

Já faz algum tempo que o WordPress deixou de ser uma “simples” plataforma para blogs e passou a ser um dos gerenciadores de conteúdo (CMS, da sigla em inglês) mais utilizado no mundo. Devido a esse sucesso, fizemos um artigo aqui, no Guia do PC, explicando tudo sobre a plataforma. Mas se você já conhece o WordPress e desenvolve temas e plugins para ele, temos uma novidade que poderá ser uma mão na roda para o seu trabalho. É o Instant WordPress.

Com o Instant WordPress, você pode fazer uma instalação completa do WordPress no seu próprio computador, sem necessidade de configurar “à mão” um servidor Web e estar constantemente conectado à internet para testar seus plugins e temas. Além disso, você também pode instalá-lo em seu pendrive e ter um sistema em WordPress completo e funcional para trabalhar de qualquer lugar, fazendo os testes localmente e minimizando os riscos de quebrar seu site ou blog com alguma configuração errada.

Não é preciso preparar ou configurar praticamente nada. O Instant WordPress já vem pré-configurado com todos os programas necessários para fazer seu servidor web portatil funcionar. O Instant WordPress contém:

  • WordPress 3.4.2
  • Apache 2.2.15 (Win32)
  • PHP 5.3.2
  • MySQL 5.1.46-community-nt

Como instalar o Instant WordPress?

Para começar, acesse o site oficial, faça o download do instalador do Instant WordPress e descompacte-o na pasta que preferir. Após a instalação, vá a pasta escolhida e abra o arquivo InstantWp.exe para ter acesso a janela principal de adminstração do InstantWordpress. Nela, você tem acesso à url do seu WordPress, aos atalhos para as pastas de temas e de plugins, além das páginas de administração do WordPress e do banco de dados.

Tela principal do Instant WordPress
Tela principal do Instant WordPress

O restante das configurações ocorrem da mesma forma que uma instalação normal do WordPress. Você acessa as páginas de administração do sistema e do banco de dados pelo navegador e lá pode personalizar ainda mais seu blog ou site, além de poder fazer as atualizações críticas do WordPress de forma automática, no próprio CMS. Para parar o servidor, basta fechar o programa.

Um blog em WordPress completo e personálizável.
Um blog em WordPress completo e personálizável.

O desempenho do sistema é satisfatório e pouco perde para um servidor web “de verdade”. O Instant WordPress foi feito com base no Server2Go, uma aplicação ao estilo do XAMPP, que configura um servidor Apache, com PHP e MySQL portátil. O Server2Go pode ser baixado pelo site oficial do projeto para ser utilizado em outros sistemas além do WordPress, como Drupal, Joomla ou sua própria aplicação web.

O idioma pode ser alterado no painel de administração do WordPress.
O idioma pode ser alterado no painel de administração do WordPress.

O Instant WordPress roda somente em Windows (aqui testamos no Windows 7 e no 8). Não há previsão de ser portado para Linux ou OSX, já que o próprio Server2Go não oferece suporte a estas plataformas. Vale lembrar que sua utilização deve ser feita apenas em ambientes de desenvolvimento. Devido às suas configurações simples, o autor não recomenda que o Instant WordPress seja instalado em um ambiente de produção, ou seja, onde o seu site vai realmente funcionar.

E você? Já conhece o programa ou utiliza outras soluções para desenvolver localmente para WordPress? Compartilhe nos comentários!

Tags: Destaques, Dicas, Dicas para Windows

Você também vai gostar

Leia também!