Dicas e tutoriais

Dicas para Windows: Acesse todos os seus arquivos do Dropbox, Skydrive e GDrive com o RainbowDrive

Os serviços de armazenamento na nuvem estão cada vez mais em alta e são várias as opções que oferecem espaço gratuito para que os usuários armazenem seus arquivos e possam recorrer a eles a partir de quase qualquer dispositivo com acesso à grande rede. Entre os serviços mais populares estão o Dropbox, SkyDrive,da Microsoft e o Google Drive, embora alternativas interessantes estejam surgindo, como o Mega.

A facilidade de acessar seus arquivos em qualquer lugar fica ainda mais evidente quando cada um destes serviços possuem aplicativos para as mais diversas plataformas, desde sistemas operacionais tradicionais até smartphones. Isso realmente é uma mão na roda. Mas enquanto por um lado é muito fácil criar contas em vários serviços na nuvem, por outro é preciso refletir que será necessário baixar os aplicativos para cada um deles, gerando um desconforto no momento de buscar arquivos que estiverem em serviços diferentes e também poluindo seus dispositivos. Com esse cenário em mente, por que não pensar em um único aplicativo que integre todos os serviços supracitados (com exceção do Mega)? Pois esta solução existe, e foi batizada de RainbowDrive, disponível para Windows 8, iOS e Android.

Ela é cria de uma empresa chinesa chamada Compal Eletronics. O arquivo de instalação para Windows 8 é bem pequeno, pesa apenas 3.7 MB.

RainbowDrive - Tela inicial
RainbowDrive – Tela inicial

Ao instalar o RainbowDrive no novo sistema da Microsoft a primeira coisa que você deve fazer é fazer login nas suas contas dos serviços de armazenamento na nuvem. É importante mencionar também que você poderá integrar múltiplas contas do SkyDrive, Dropbox e Google Drive, ou seja, mesmo que você possua mais de uma conta em algum desses serviços, poderá adicionar todas elas e acessar os arquivos por uma única ferramenta. Entre as formas de visualização dos arquivos, há a opção de visualização unificada, que mostra “tudo junto e misturado”, ou seja, todos os arquivos, de todas as nuvens que você faz uso, em uma única tela. E há também a visualização por tipos de arquivos, assim você pode refinar ainda mais a sua busca e visualizar apenas arquivos de fotos, ou somente vídeos, documentos, etc. Além desses dois, você pode visualizar também apenas os documentos hospedados em um único serviço, que serão separados por colunas.

A interface do RainbowDrive é bem limpa, assim como manda a cartilha de apps para o Windows 8. Desta forma, o usuário não se perde navegando nas funções que o software oferece, que por sinal são bem básicas, apenas abrir, excluir ou compartilhar seus arquivos. E por falar em abrir arquivos, este programa tem embutido um leitor de vídeos e imagens, de forma que você pode executar tanto vídeos que você tenha salvo, como também realizar uma apresentação de imagens em determinada pasta. E como você pode ver na imagem abaixo, ele também suporta miniaturas. Assim, você não precisa ficar vendo o nome do arquivo para saber do que se trata aquela imagem ou vídeo.

RainbowDrive - Interface
RainbowDrive – Interface

Abaixo, seguem as principais características do RainbowDrive:

  • Integrar Dropbox, Google Drive e SkyDrive;
  • Suporte para múltiplas contas de login para cada um dos serviços de armazenamento na nuvem;
  • Upload, download, e exclusão de arquivos;
  • Categorizar automaticamente os arquivos por fotos, música, vídeo, ou outro tipo de arquivo;
  • Reprodução de imagens, vídeos, áudio, etc;
  • Pesquisar arquivos em todas as contas.

Após vermos rapidamente as funções do RainbowDrive podemos concluir que ele é altamente recomendado para pessoas que usam múltiplos serviços de armazenamento na nuvem. Como vantagem, ele pode contar o fato de ter uma interface limpa e que facilita a gestão de seus arquivos. Por outro lado, se você procura opções mais avançadas, ele não poderá lhe oferecer, já que lhe permite apenas abrir, excluir e compartilhar arquivos. Alguns apps móveis, como o Dropbox, têm outros recursos, como Instant Upload. Essa função faz o upload automático de todas as fotos que você tirar com o smartphone e lhe dá espaço extra quanto mais fotos você subir para o serviço. Com o RainbowDrive você perde essas regalias.

Mas se você quer apenas gerenciar seus arquivos nos mais diferentes serviços de armazenamento na nuvem semt er que instalar um programa para cada alternativa, o RainbowDrive certamente é a escolha a ser feita! Como já mencionado, ele pode ser instalado no Windows 8, iOS e Android. Abaixo, os links para download:

Esta foi a nossa coluna Dicas para Windows desta semana. Esperamos sinceramente que tenha gostado da nossa dica e que o RainbowDrive lhe ajude a gerenciar seus arquivos na nuvem. Caso você queira mandar alguma crítica, sugestão de pauta ou simplesmente elogiar, pode entrar em contato conosco através do e-mail admin@guiadopc.com.br. Teremos o maior prazer de receber e responder seus contatos. Você pode também ler outras dicas que já publicamos nas semanas anteriores:

Tags: Dicas para Windows, Downloads, nuvem

Você também vai gostar

Leia também!