Dicas e tutoriais

Como usar Bookmarklets em qualquer dispositivo

Os Bookmarklets permitem que você execute ações em seu navegador web com apenas um clique. Eles são uma excelente alternativa as extensões que conhecemos. Para você poder usar um Bookmarklets, você irá precisar apenas de um navegador que suporte Bookmarklets, só isso.

O que é um Bookmarklet

Praticamente todas as páginas que acessamos na web fazem uso do JavaScript. É por esse motivo que as páginas da web não são documentos estáticos, mas dinâmicos. O Bookmarklet é um marcador como qualquer outro, mas no local de um endereço web ele possui um código JavaScript. Quando você clicar no Bookmarklet ele irá executar o código na página atual em vez de carregar uma página diferente.

Os Bookmarklets podem ser usados para fazer qualquer coisa em uma página na Internet com um único clique. Por exemplo, você irá encontrar Bookmarklets associados aos serviços web como o Twitter, Facebook e Google Plus. Quando você acessar um site e clica nos botões de compartilhamento de um post, por exemplo, o código executado neste botão é um Bookmarklet.

Botões de compartilhamento
Botões de compartilhamento

Mas os Bookmarklets não são apenas associados aos serviços web, poderá mudar a aparência de uma página, apagando o conteúdo desnecessário, modificando as fontes e deixando o ambiente mais limpo como se fosse um modo de leitura. Ele tem a capacidade de acessar e modificar qualquer componente dentro da página. Por exemplo, você poderia usar um Bookmarklet para revelar uma senha que só aparece como ******** na página.

Revelar senha
Revelar senha

Ao contrário das extensões que temos instalado no nosso navegador, os Bookmarklets não são executados em segundo plano. Ele somente começa a agir quando clicamos nele.

Onde encontrar um Bookmarklet?

Se você está procurando um Bookmarklet para um determinado serviço, poderá encontra-lo na homepage do próprio serviço. Por exemplo, sites com o Twitter e o Facebook fornecem os Bookmarklets juntamente com as extensões para o seu navegador.

Um Bookmarklets não é um programa. É apenas um código em JavaScript. Assim, não é necessário você baixa-lo de algum site específico. Poderá encontra-los em qualquer lugar. O processo de instalação é mais simples ainda. Envolve apenas você copiar o código para dentro do marcador do seu navegador.

Como instalar um Bookmarklet?

A instalação de um Bookmarklet é muito simples. Quando você passar o mouse sobre algum Bookmarklet em alguma página da web, você notará que um endereço aparece na barra inferior do navegador. Esse endereço sempre começa com “javascript:”.

endereço-bookmarklet

Se você usar uma barra de favoritos no seu navegador, basta arrastar o elemento que contém o endereço com as características mencionadas acima até lá. Caso você não use uma barra de favoritos e use o Google Chrome ou o Internet Explorer, aperte as teclas Ctrl + Shift + B para mostrar sua barra de favoritos. No firefox, clique com o botão direito do mouse na barra de ferramentas e clique em Bookmarklet Tollbar. Depois basta arrastar o Bookmarklet e soltar na barra que apareceu.

Gostou do bookmarklet que usei no exemplo acima para revelar a senha que aparece como ***** no navegador? Para instalar, basta arrasta a imagem abaixo para sua barra de favoritos. Depois execute-o em qualquer página que conheça o campo de senha.

Revelar Senha

Como usar um Bookmarklet? 

Na sua barra de favoritos, os Bookmarklets estão prontos para serem usados. Basta clicar em algum e seu navegador executará imediatamente a ação.

Os Bookmarklets são muito poderosos e flexíveis. São menos chamativos que as extensões, no entanto, tem uma capacidade semelhante, consumindo menos memória e tempo.

Você também vai gostar

Leia também!