Notícias

Vista é tão inseguro quanto Windows 2000, diz levantamento

Segundo um levantamento dilvugado hoje pela PC Tools, o Windows Vista tem tantas vulnerabilidades quanto o Windows 2000, lançado quando malwares eram menos comuns e não infectavam tantos desprevenidos.

Mesmo muitos afirmando que o novíssimo Vista é menos vulnerável, o sistema operacional mais novo da companhia de Bill Gates conseguiu alcançar o número de 639 vulnerabilidades, segundo pesquisas feitas no segundo trimestre do ano passado – em um período equivalmente, o Windows 2000 registrou quase 590 brechas.

Enquanto o antecessor do Vista, o XP detinha 1.021 falhas, o Windows 2003 Server teve 478 bugs.

A PC Tools, autora do levantamento bombástico, reuniu estatísticas por meio de análises feitas do número de infecções de usuários anônimos em sua comunidade ThreatFire, sendo as vulnerabilidades testadas e confirmadas por antivírus de terceiros.

Segundo o executivo-chefe da PC Tools, Simon Clausen, “a Microsoft investiu muito para tornar o Vista mais seguro, com melhorias que não eram prioridade para as outras plataformas, (…) mas a indústria tem relutado em confirmar a resistência do sistema de malwares – e com razão”.

Clausen ainda lembrou que a Microsoft, para convencer os consumidores a trocarem o XP pelo Vista, utilizou o nível de proteção do sistema operacional como principal motivo.

“Se as previsões da Microsoft sobre o sucesso do Vista estiverem corretas, podemos esperar que as taxas de infecção cresçam sobre o sistema”, alertou Clausen.

E como se ainda não fosse o bastante, analistas culpam o Vista pela queda na receita do Windows.

As estatísticas divulgadas no documento, contudo, não chegam a especificar o quão graves são as vulnerabilidades do Vista e nem o local onde elas estão. A maioria dos bugs estão no sistema em si, mas por trás de uma falha de browsers, por exemplo.

A Microsoft enfatizou que o recurso User Account Control (UAC) do Vista impede que malwares explorem o sistema operacional sem que o usuário sequer saiba que algo está acontecendo. O Windows 2000 ou o XP não chegam a ter este nível de proteção.

Mesmo assim, o Vista sofre com fatos constrangedores: há algumas semanas, foi preciso explicar como o bug do cursor animado .ANI conseguiu chegar ao sistema sem ser devidamente corrigido através do Security Development Lifecycle (SDL).

E assim, o medo do qual vários ainda temem persiste: seria o Vista realmente inseguro? Se sim, a Microsoft estaria trabalhando duro para melhorar suas “muralhas”? Vamos esperar…

Fonte: IDG Now

Tags: Hardware, Software, Windows, Windows Vista, Windows XP

Você também vai gostar

Leia também!