Notícias

Windows XP completa 10 anos

Windows XP

Ainda me lembro como se fosse hoje. Eu era apenas um guri na adolescência que só queria saber de jogar videogame e assistir animes. Minha mãe, então, achando que eu deveria aprender alguma coisa de útil, resolveu me matricular em um curso de informática. Não tínhamos nem computador ainda! Uma das principais propagandas usadas pela instituição é que eles já estavam dando aulas no mais novo, mais bonito e mais moderno sistema operacional do mercado, o Windows XP.

Primeiro dia de aula, todo mundo comedido, olhos atentos, e o único barulho que se ouvia era do ar-condicionado. Então, o professor começa a falar sobre o maravilhoso Windows XP. De como ele era bonito, leve, rápido, personalizável e superior ao seu antecessor. Nem preciso dizer que me senti orgulhoso de ter estar aprendendo aquilo, e maravilhado com o sistema. Ele foi a minha porta de entrada para o mundo da informática.

Windows XP
O bom e velho Windows XP de guerra

O Windows XP foi o sistema operacional mais popular do mundo! E talvez o mais pirateado também. Até hoje ele arranca elogios de seus usuários. Tanto é que até bem pouco tempo ainda era o sistema operacional mais usado no mundo! Mesmo depois de uma década, que nos padrões da tecnologia é uma eternidade! Somente no mês passado o Windows 7 ultrapassou o veterano XP.

No entanto, nem tudo foram flores. No começo, o Windows XP foi alvo de muitas críticas e reclamações. Ele exigia uma quantidade de memória maior para rodar, não tinha suporte a muitos drivers da época, não rodava DVDs nativamente e muitas outras reclamações menores. De fato, a história do Windows XP tem um divisor de águas. Antes e depois do SP2. Este Service Pack, obrigatório para todo usuário, tornou o XP em um sistema operacional rei de reclamações, em um sistema robusto, confiável e rápido.

Em 2007 a Microsoft tentou matá-lo com o Windows Vista, um gigante consumidor de memória que caiu perante a rapidez, leveza e confiabilidade do Windows XP. Só em 2009, com o lançamento do Windows 7, que o veterano soldado começou a perder mercado, mas ainda demorou 2 anos para ser ultrapassado. O tempo é implacável, e evoluir é preciso. Novas tecnologias surgiram, novos conceitos na informática estão sendo aplicados e o bom e velho Windows XP está ficando obsoleto.

Sabe aquela paisagem que serve como wallpaper no XP, esta que ilustra o post acima? Pois bem, até ela envelheceu. Hoje ela está assim:

Windows XP envelhecido
O tempo não perdoa nem o wallpaper

Em breve a Microsoft deixará de dar total suporte a ele, que será devidamente aposentado. Quanto a mim, só tenho a agradecê-lo pelos inestimáveis serviços prestados. Estou muito bem com o 7, e o 8 já desponta no horizonte. Parabéns pelos 10 anos e tenha um ótimo descanso, amigo. Quem sabe eu não te instale numa máquina virtual um dia, né?

Tags: Microsoft, Windows XP

Você também vai gostar

Leia também!