Notícias

Windows 8 terá melhorias no esquema de atualizações do Windows Update

Ao iniciar o Windows 8, a primeira tela é a Start Screen

Certa feita comprei um jogo no Steam que tinha alguns gigabytes de tamanho, e como minha internet não é das mais rápidas, fiz o que qualquer ser humano racional faria: deixei o PC ligado a noite toda para adiantar o download. Ok, dormi como um anjo nesse dia, crente que ao acordar o download já estaria pelo menos em 70%. Pois bem, qual não foi a minha surpresa pela manhã ao ligar o monitor e ver que o Windows estava na tela de login? É, a droga do Windows Update havia instalado uma atualização importante e reiniciado o sistema, parando o meu download.

Eu estou longe de ser um completo azarão perseguido pela Lei de Murphy. Muitas outras pessoas já se depararam com situações muito similares. A Microsoft, que está em franco desenvolvimento de um novo sistema, o Windows 8, está de olho em tudo isso e promete, além de outras melhorias das quais já falamos aqui, resolver esses incovenientes que fazem muitos usuários xingarem até a sétima geração de Bill Gates.

Reinicialização automática
Janelinha chata!

No blog Building Windows 8, a equipe falou um pouco sobre como será o esquema de atualizações automáticas do Windows Update, e consequentemente, as suas reinicializações irritantes. E adianto, as mudanças vão agradar a muitos. Em um mês bom, você precisará reiniciar o sistema apenas uma única vez e não vai perder nenhum dado ou trabalho importante. Mas vamos ao que há de novo.

Se atualmente, com o Windows 7, novas atualizações exigem a reinicialização do sistema sempre que forem instaladas, no Windows 8 os desenvolvedores acharam uma saida bem prática. O sistema reunirá todas as atualizações que necessitam de uma reinicialização em um único pacote, que será entregue em um dia específico do mês, que geralmente é na segunda terça-feira de cada mês, mas que também poderá ser definido pelo usuário. Assim, você só precisaria reiniciar o Windows uma vez por mês. Claro, atualizações críticas, como as que protegem o sistema de vírus poderosos, como o Duqu, por exemplo, serão entregues fora desse período. Mas ainda assim, de forma não intrusiva.

Neste novo sistema de atualizações, o usuário terá três dias (!) para reiniciar o sistema operacional! Mas calma, você não ficará recebendo as notificações irritantes do Windows 7 por três dias seguidos! O sistema te lembrará que você precisa reiniciar sua máquina na tela de login. Então, sempre que o sistema ficar ocioso por 15 minutos, a tela de login entrará em ação e, se for o caso, você verá o aviso de que precisa reiniciar. Isso garante que a maioria dos usuários, senão todos, veja o aviso. Isso também acabaria com os avisos intrusivos atrapalhando o seu trabalho e tirando a sua concentração.

Tela de login Windows 8
Tela de login - Note o discreto aviso no canto inferior direito
Opções de atualização
O Windows avisará discretamente sobre as atualizações

Mas o que acontece se mesmo assim o camarada não reiniciar a máquina neste período de três dias? Aí sim, o Windows chutará o pau da barraca e entrará com um contador de 15 minutos para a reinicialização. E aí que entra outra grande novidade relacionada! O Windows Update estará mais inteligente, e o tal contador regressivo não será disparado se, por exemplo, você estiver executando algum programa em tela cheia. Além do mais, se o sistema detectar que você está fazendo alguma atividade no PC, como download ou editando algum documento, o reinício ao fim dos 15 minutos também não ocorrerá. Assim, a partir do Windows 8, nós poderemos dormir tranquilos enquanto nossos torrents trabalham! :)

Contagem regressiva
Contagem regressiva

A Microsoft também pensa nos clientes do ramo corporativo. Para eles, estas mudanças no Windows Update não estarão disponíveis, já que são máquinas que necessitam estarem com as atualizações em dia o mais rápido possível. No entanto, os administradores poderão facilmente desativar o reinício automático por meio de diretivas administrativas. Algo que, aliás, é possível fazer já no Windows 7. Essas mudanças no Windows Update, apesar de serem sutis, em sua maioria, vão ter um grande impacto na experiência dos usuários. Consoante dados da própria Microsoft, 89,30% deles utiliza o download e a instalação automática de atualizações. E é provável que a grande maioria já tenha sofrido com os reinícios automáticos.

O Windows 8, se cumprir tudo o que está prometendo, tem a faca e o queijo na mão para ser um sistema muito bem sucedido entre os usuários. As melhorias, que vão desde menor consumo de memória até menor consumo de energia, foram conseguidas dando atenção aos detalhes, que juntos fazem grande diferença. Continue acompanhando o Guia do PC para se manter por dentro das novidades relacionadas ao próximo sistema a Microsoft. E caso você queira mais detalhes sobre este, e outros posts, basta acessar o blog Building Windows 8 e ler todas as novidades na íntegra, em inglês.

Tags: Microsoft, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!