Notícias

Faça o download do Microsoft Office 2010 Starter gratuitamente

A Microsoft é dona de uma das maiores e mais completas suítes de escritório disponíveis no mercado. É o eficiente e amplamente conhecido Microsoft Office. Assim como faz com o seu carro-chefe, o Windows, a gigante de Redmond comercializa a sua suíte de escritório dividindo-a em várias versões.

Até o Office 2007 todas as versões exigiam o pagamento de uma licença de uso, tal qual acontece no Windows. Porém, a partir de 2010, com o lançamento do Office 2010, a empresa adicionou mais uma versão à lista: a Starter. A principal diferença dela em relação às outras, é que ela é gratuita.

Porém, até então ela era distribuida apenas para fabricantes OEM (Original Equipment Manufacterer), que por sua vez, a instalavam em máquinas que ainda seriam vendidas. Assim, o consumidor final, nunca teve acesso livre a essa versão, e a única maneira de adquiri-la era comprando uma máquina nova. Era… Por que agora nós podemos baixá-la gratuita e legalmente. O Office 2010 Starter surgiu para competir com as muitas suítes gratuitas que estavam aparecendo no mercado, tais como OpenOffice, LibreOffice e até mesmo o Google Docs, que de uns tempos pra cá evoluiu muito.

Instalação do Microsoft Office Starter 2010
Instalação do Office Starter 2010

O Office 2010 Starter justifica a sua gratuidade por apresentar apenas dois programas no pacote, o editor de textos Word 2010, e o editor de planilhas Excel 2010. Além disso, ambos não possuem todas as ferramentas apresentadas nas versões pagas dos softwares. Porém, mesmo com todas essas limitações, o Word e Excel Starter ainda atendem a necessidade de muitos usuários, que não precisam de muito para editarem seus textos.

E como a grande maioria dos softwares gratuitos, o Office 2010 Starter traz, ao lado direito, uma publicidade relacionada aos produtos Microsoft. O instalador web, de pouco mais de 1 MB, baixa todos os arquivos necessários para a instalação, que mesmo na minha internet de 1 Mb/s não demorou muito. Uma vantagem que esta versão tem sobre as demais, é a possibilidade de se fazer uma versão portátil a partir dela. Assim, você poderia carregar o Office 2010 no seu pen drive. Algo que pode ser útil em determinadas situações.

Word 2010

Para instalar o Office Starter em seu pen drive, basta ir em Iniciar, procurar pelo aplicativo Microsoft Office To-Go Device Manager e fazer os procedimentos necessários. O seu flash drive precisa ter pelo menos 400 MB livres. O Microsoft Office 2010 Starter pode ser útil para você que já se acostumou com a interface dos produtos da gigante de Redmond e não quer migrar para outras plataformas, mas também não quer usar produtos piratas em seu computador. Portanto, vale a pena baixá-lo, nem que seja para tê-lo no pen drive e usá-lo em um momento de precisão.

Download | Microsoft Office 2010 Starter (português brasileiro)

Tags: Downloads, Microsoft, Software

Você também vai gostar

Leia também!