Notícias

Google lança nova extensão do Talk para o Chrome que se integra ao sistema

Janela do Bate-papo, fora do navegador.

O Google Talk é um bate-papo simples e que faz apenas o que deve: permitir a troca de mensagens instantaneamente, se quiser, com vídeochamada. Um dos problemas é que todo seu potencial fica preso ao Gmail/Google+, locais onde é possível acessá-lo. Digo, era, porque o Google colocou no ar uma nova extensão do webapp para o Chrome.

Janela do Bate-papo, fora do navegador.
Janela do Bate-papo, fora do navegador.

Apesar de ser uma extensão, ele fez um bom uso dos recursos do Chrome para funcionar “fora do navegador”, tornando-se (praticamente) um excelente cliente desktop. Ele roda usando o Chrome, mas como um app qualquer no sistema operacional, comportando-se como tal.

Claro, há quem diga que isso já poderia ser feito usando um cliente de mensagens instantâneas multi-protocolo à parte, como o Trillian, ou então usando a versão anterior e esquecida do Google Talk. Mas não era possível oficialmente por parte do Google. Tá, era sim, mas só no Chrome OS. Mas quem usa Chrome OS, né? Talvez eles pensaram nisso, atualizaram a extensão (e fizeram bonito) e liberaram para o público do Windows, Mac e Linux.

Esse é o Google Talk das antigas, no Windows.
Esse é o Google Talk das antigas, no Windows.

A extensão coloca um ícone na área de notificação do sistema operacional e no navegador, facilitando o acesso. Ela também permite a criação de videochamadas, agora chamadas de Hangouts (veio do Google+). Tudo para chamar o usuário para a rede social…

A extensão “Bate-papo para o Google” (??) está disponível na Chrome Web Store.

Tags: Downloads, Google, Software

Você também vai gostar

Leia também!