Notícias

Nokia lança mais um celular de baixo custo: o Asha 501

Mesmo quando a empresa finlandesa Nokia era a rainha no mercado de telefones móveis, a maior parte de suas vendas vinham de consumidores que compravam celulares de baixo custo. Sim, a Nokia já foi a preferida por um grande número de consumidores, mas mesmo em seus momentos de maior letargia ela sempre teve um bom volume de vendas de aparelhos simples, baratos e sem muitos recursos. E isso é bastante compreensível, já que o fator preço baixo, aliado a uma grande mercado consumidor faziam a companhia vender esses aparelhos como água.

Hoje a situação não é muito diferente. Mesmo após passar por uma grande reformulação e se aliar à Microsoft para poder lutar no concorrido mercado de smartphones de médio e alto custo, a Nokia continua vendendo (e muito) aparelhos mais simples para o público que não tem interesse (ou poder aquisitivo) em um aparelho da série Lumia. É nessa categoria de aparelhos que se encontra o Asha 501, celular lançado hoje pela empresa pelo simpático preço de US$99,00.

Nokia-Asha-501

Porém, de longe, o Asha 501 é o mais completo dumbphone que a empresa já lançou, especialmente considerando seu preço: O visual do aparelho lembra muito os da atual linha Lumia, ele conta com uma tela sensível ao toque capacitiva de 3 polegadas e vem equipado com um sistema operacional proprietário que já vem com vários aplicativos de acesso a redes sociais instalados por padrão. Esse acesso pode ser feito através das conexões Wi-Fi e EDGE que equipam o aparelho (sim, o 3G foi dispensado para reduzir o custo). O aparelho também tem uma câmera de 3.1 megapixels de resolução e capaz de gravar vídeos a 15 frames por segundo.

O foco da Nokia ao lançar um aparelho tão completo para esse preço é o mercado emergente, que, apesar de muitas vezes não poder comprar os caros smartphones da atualidade com seus processadores Quad-Core e suas câmeras com algumas dezenas de megapixels, também tem interesse em acessar a internet e as redes sociais diretamente de seu celular. O Asha 501 tem previsão de lançamento por US$99 para meados de Junho exclusivamente na Índia, inicialmente. Esperamos que o aparelho chegue também no Brasil por um preço tão atraente quanto.

Tags: celulares, Gadgets, Nokia

Você também vai gostar

Leia também!