Notícias

Um cachorro pode tirar o Facebook do ar no Brasil [atualizado]

E não estamos falando do Boo, o cão mais famoso da rede social de Mark Zuckerberg.

Atualização: O Facebook retirou as postagens dentro do prazo e não vai sair do ar, segundo noticiou o G1. Seguimos com nossa programação normal. ;)

Uma briga entre a modelo e apresentadora Luize Altenhofen e seu vizinho, o cirurgião dentista Eudes Gondim Júnior, resultou em uma ação judicial que pode bloquear o acesso do Brasil inteiro ao Facebook. Luize processou Eudes por causa da agressão do dentista ao seu pitbull. Segundo o advogado de Eudes, Paulo Roberto Esteves, o animal teria invadido o jardim da casa do dentista no Butantã, bairro da zona oeste de São Paulo, e ameaçado seus filhos, que se defendeu com uma barra metálica, batendo no animal. O cão não morreu, mas ficou cego.

Revoltada com a ação, a modelo teria batido com seu carro no portão de Eudes, além de desabafar sobre o caso no Facebook. Como é de se esperar quando polêmicas envolvendo famosos surgem na rede, o caso ganhou enormes proporções, com pessoas, inclusive outros artistas, dando opiniões agressivas contra Eudes. Segundo seu advogado, o endereço do dentista foi divulgado na rede, além de uma foto sua com uma faixa escrito “assassino” também ter sido postada no site.

Luize Altenhofen também é atriz, e atualmente está na novela Amor à vida, da Globo
Luize Altenhofen também é atriz, e atualmente está na novela Amor à vida, da Globo

Ao Facebook, a defesa de Gondim solicitou a remoção das páginas e posts com mensagens agressivas. O site, porém, informou que não é o responsável pelo conteúdo e pela infraestrutura da página. O juiz Régis Rodrigues Bonvicino considerou a resposta uma “afronta a soberania do país, agravada pela notória espionagem estatal, oficial, do governo americano”.  Então, despachou uma ordem judicial, publicada nesta quarta-feira, dando 48 horas para o Facebook remover o conteúdo solicitado. Caso a ordem não seja cumprida dentro do prazo, as principais operadoras do país deverão bloquear os acessos a todos os IPS do domínio Facebook.com em território brasileiro.

Em resposta ao Estadão, a assessoria do Facebook disse que “tem por política cumprir ordens judiciais para bloqueio de conteúdo desde que tenha a especificação do conteúdo considerado ilegal”. Não revelou, porém, se o conteúdo será retirado do ar, mas informou que não recebeu nenhum endereço eletrônico relativo ao conteúdo em questão.

Não é a primeira vez que vemos um grande site entrar em atrito com a justiça brasileira. Lembram quando a também modelo e apresentadora Daniela Cicarrelli conseguiu bloquear os acessos brasileiros ao Youtube, em 2007, após aparecer em um vídeo, publicado no site, tendo relações sexuais em público? Aliás, a relação entre as modelos e atrizes brasileiras com a internet é mesmo complicada. Após ter fotos nuas publicadas na internet, a atriz Carolina Dieckmann virou até apelido de lei. Só nos resta aguardar o prazo e ver, mais uma vez, como o poder judiciário brasileiro entende pouquíssimo de internet.

via Estadão

Tags:

Você também vai gostar

Leia também!