Notícias

Latinoware 2013: Exposições livres para todos os gostos

Direto da Latinoware 2013 em Foz do Iguaçu, PR – A Latinoware é um dos maiores eventos de software livre da América Latina – senão o maior. O Guia do PC está visitando a conferência e traz para você o que há de melhor na décima edição da feira – começando pela área de exposições.

Área de exposições da Latinoware 2013
Área de exposições da Latinoware 2013

A área de exposições é provavelmente o primeiro ponto a ser visitado na Latinoware. Lá estão os estandes que representam vários grandes nomes do Software Livre em todo o mundo: Estão marcando presença, por exemplo, as maiores e mais tradicionais distribuições Linux, como o Mandriva, o openSUSE e o Debian. Curiosamente, o Ubuntu não apareceu por lá, mas certamente o setor estava bem representado.

Nos estandes, é possível conhecer um pouco mais sobre essas iniciativas, entendendo como funcionam tais projetos e ouvindo gente que tem sede de compartilhar conhecimento – uma das mais marcantes características do Software Livre. Além disso, a própria Itaipu Binacional–  que sedia o evento em seu Parque Tecnológico – está presente na área de exposições para dar maiores informações sobre o uso de Software Livre em suas instalações e serviços.

DSC01880
Distribuições Linux na Latinoware
openSUSE, Firefox OS e Mandriva na Latinoware

Além das distribuições Linux e da Itaipu, outras gigantes também estão presentes no setor: A Wikipedia tem um estande por lá, bem como o LibreOffice, que se autodeclara “a maior suíte office livre” e está expondo a revista LibreOffice Magazine em seu espaço. Os mais populares ambientes gráficos do Linux também têm o seu lugar: O KDE e o Gnome estão presentes na feira.

LibreOffice na Latinoware 2013
LibreOffice na Latinoware 2013

Você também pode aparecer em um certo lugar da área de exposições da Latinoware: A Tela Social traz a interação entre as redes sociais e o evento, através de um monitoramento das hashtags #latinoware no Instagram e no Twitter – tudo, é claro, feito com base em software livre.

O Firefox, figura frequente na Latinoware, está expondo sua ousada e inovadora iniciativa de sistema operacional móvel baseado em HTML5, o Firefox OS. Tudo isso dentro de um único espaço, acessível pelos mais de quatro mil inscritos para o evento.

A Latinoware 2013 ocorre de 16 a 18 de Outubro em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Tags: Eventos, Latinoware

Você também vai gostar

Leia também!