Browse By

Prefeitura de SP bloqueia acesso ao Orkut na rede municipal!

Um decreto do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (Democratas-SP), publicado no último dia 15 de agosto, bloqueia o acesso a conteúdos inadequados na rede municipal, entre eles os sites relacionados a sexo, pedofilia, violência, armamentos e outros do tipo. Obviamente, o “site de relacionamentos” Orkut, não ficou de fora da lista: ele já vinha sendo bloqueado nas escolas da prefeitura. Ok, ok, nada impede de usuários utilizarem proxies para burlar o bloqueio, mas o site foi bloqueado e pronto. Para preencher a lacuna do Orkut, está em fase de homologação um portal educacional que oferece blogs, comunidades, e-mails para usuários e que certamente não fará sucesso.

Várias pessoas reclamaram, inclusive uma professora municipal, dizendo que, mantinha atividades pedagógicas com seus alunos. O povo de São Paulo também meteu a boca no trombone. Uma adolescente de 16 anos disse que “o pessoal só ia para os telecentros para acessar o Orkut” (como se isso fosse novidade), e outro de 26 anos disse que “a troca de mensagens pelo site de relacionamentos é cada vez mais freqüente” (o que não deixa de ser verdade).

O que dizer de tudo isso? Bom, uma coisa é certa: a velocidade da conexão por computador aumentará bastante. Será que a Marta Suplicy fará o mesmo com sua internet grátis sem fio para todo mundo navegar?

Fonte: Folha Online.

<
  • Herculles

    Bem, para isso existem programas que podem ser, SIMPLISMENTE, instalados nessas escolas, impedindo os alunos de acessarem esses sites e demais conteúdos impróprios para menores e de cunho criminoso e subversivo! Esses softwares pentelham até nas faculdades, a que eu estudo por exemplo!

    Desde muito novo e na própria escola, sempre ouvi a seguinte frase: "Generalizar é errado"! E o que está acontecendo agora?? Generalizaram e acabaram por prejudicar muito mais gente que não tem, ABSOLUTAMENTE, nada a ver com isso tudo! Ou só existe pornografia, preconceito e pedofilia no Orkut?! Pelo menos não que eu tenha visto!

    Acho que isso é mania de grandeza das autoridades, que agem, muitas vezes, sem se importar com as conseqüências para os demais… Será algo relativo a CENSURA?? Eu não sei, mas imagino que as pessoas possam usar os seus direitos para recorrerem se isso as estiver encomodando muito…

    Citação da Constituição:

    Título I

    Dos Princípios Fundamentais

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

    Fonte: http://www.senado.gov.br/sf/legislacao/const/

  • Heitor

    Com todo o respeito Herculles, aprende a escrever direito, depois cite a constituição…

    Cada uma que aparece… Deve ser revolta de miguxo órfão.

    PS: Não confunda CENSURA com BOM SENSO e RESPONSABILIDADE de GOVERNO (seja em que esfera for)!

    Caso queira entrar no Orkut e outras coisas, vá a uma Lan House e se esbalde. A função dos telecentros é a inclusão digital a pessoas pouco favorecidas e não o uso irracional de terminais por miguxos acéfalos.

    • Herculles

      Você fala de respeito e ainda me manda aprender a escrever?! Guarde o seu respeito para você mesmo… Se isso é respeito!

      E não, eu não sou nenhum “miguxo órfão”! Nem de SP eu sou, sou do DF e aqui não tem essas coisas!

      Quanto ao erro, deve ser no “encomodando”, é “incomodando” mesmo. Mas fazer o que? Escrevi rápido e não revisei… Errar é humano!!!

      Posso ter me equivocado quando falei sobre a censura, mas não atentei que o bloqueio era para a rede municipal de ensino e não no estado de SP! Realmente foi um erro, mas mesmo assim BOM SENSO e RESPONSABILIDADE de GOVERNO não se levam sobre imposição e cerceamento de direitos, Heitor, pois se fosse um bloqueio em todo o estado sem diferenciação eu recorreria, pois como maior de idade tenho o direito de acessar conteúdo adulto sem problema nenhum! Pedofilia NÃO, mas o resto sim!

      Acéfalo, é?! Vou até ficar na minha, minha roupa suja eu faço questão de lavar em casa, Heitor…

      • Heitor

        (Herculles escreveu): E não, eu não sou nenhum “miguxo órfão”! Nem de SP eu sou, sou do DF e aqui não tem essas coisas!

        (Heitor responde): Oxalá aí no DF não existirem miguxos, ainda mais órfãos, tadinhos… Infelizmente por aí tem coisa pior, mais aí já é outra história.

        (Herculles escreveu): Quanto ao erro, deve ser no “encomodando”, é “incomodando” mesmo. Mas fazer o que? Escrevi rápido e não revisei… Errar é humano!!!

        (Heitor responde): Ainda bem que reparastes! (Reparastes também que o E fica bem longe do I no teclado. Ou o seu é diferente?)

        (Herculles escreveu): Posso ter me equivocado quando falei sobre a censura, mas não atentei que o bloqueio era para a rede municipal de ensino e não no estado de SP! Realmente foi um erro, mas mesmo assim BOM SENSO e RESPONSABILIDADE de GOVERNO não se levam sobre imposição e cerceamento de direitos, Heitor, pois se fosse um bloqueio em todo o estado sem diferenciação eu recorreria, pois como maior de idade tenho o direito de acessar conteúdo adulto sem problema nenhum! Pedofilia NÃO, mas o resto sim!

        (Heitor responde): Vamos ler atentamente as notícias antes de comentar pessoal, senão dá nisso…

        (Herculles escreveu): Acéfalo, é?! Vou até ficar na minha, minha roupa suja eu faço questão de lavar em casa, Heitor…

        (Heitor responde): Mais uma vez não leu (ou não interpretou) direito o texto. Relembrando: A função dos telecentros é a inclusão digital a pessoas pouco favorecidas e não o uso irracional de terminais por miguxos acéfalos.
        Aqui nota-se que eu me refiro a MIGUXOS ACÉFALOS. Ou seja, não te chamei de acéfalo. Se por alguma razão você se incomodou, aí fica difícil não te comparar com tal espécie…

        • Leandro

          Heitor acho que você está tomado por livros de lingua portuguesa e pela reforma ortográfica não é?

          _I_

          Vê se cresce..debata o assunto

          não o que e como as pessoas escrevem

    • Leandro

      você e um lixO heitor

      achO q essa porra e pra cada um dar a sua opiniao

      vc manda ou outros irem a lan house e acessar mas o caso aqui são telencentros

      o caso especifico aqui e o bloqueio de sites sociais

      aprenda a digitar voce meu amigo

      alias o telecentro oferece cursos de computação

      pena que não ensine a nós a sermos educados

      Otario!!

      esse heitor deve se achar um mocinho protetor das leis

      pois fique sabendo que não existem mais essas pessoas não quando o assunto e dinheiro..mas isso não vem ao caso

      Heitor professor de portugues??

      HAUshuahsuahsa

      Que otariO

      alias quem é você Heitor…algum funcionario mal pago da prefeitura e que quer descontar nas pessoas que vem aqui pra "protestar"

      fala sério…se você espera encontrar pessoas perfeitas e intelectuais por aqui

      acho que você não vai encontrar

      Miguxo orfão..haha

      essa e boa..e você é oque?/ uma pessoa concerteza muito sofrida e infeliz com a sua vida

      falo mesmo!!!

  • Joaquim

    Que bloqueiem, se quiser ajuda para bloquear os proxys, usem o squidGuard!

    Telecentro é para inclusão digital, não para inclusão orkutiana! Morte ao Orkut!

  • Timóteo

    E o que eles dizem qd aos termos do orkut, que dizem claramente que é preciso ter mais de 18 anos pra usar o serviço? Ah não ser que isso tenha mudado nos ultimos dias, ainda pedia pra confirmar a maior idade.

  • É a coisa mais certa a se fazer.

    Que me desculpe a professora, mas ela pode muito bem utilizar serviços como o Google Docs, ou o Google Groups para manter as atividades pedagógicas.

    E é claro que os alunos vão reclamar, mas o laboratório de computadores de escola não é lugar de visitar o orkut, é lugar de fazer pesquisas acadêmicas e coisas do gênero.

    Muito me impressiona as críticas a essa atitude.

  • Pedro Dal Bo

    @Timóteo,

    Pelo que eu sei o Orkut ainda pede a confirmação. Mas é só você colocar uma data de nascimento que bata com a maioridade que ele libera a entrada. Ainda não tem como eles confirmarem esses dados. E esse é mais um motivo para o orkut ser bloqueado.

    Alias, não só o orkut, mas outros sites que não acrescentem em nada um valor acadêmico.

  • Fábio

    Mas como o Paulo disse, nada impede o uso de proxies para burlar isso, e podem ter certeza que muitos iram fazer isso, a confirmação da maioridade ainda há, mas existem muitas crianças de menos de 10 anos com um perfil no orkut, eu concordo com a atitude, ambiente escolar não é lugar de acessar sites de relacionamento, foi uma decisão bastante acertada.

  • Pingback: Miguxos orfãos: Orkut bloqueado na cidade de São Paulo « WindowsNET()

  • D.Fernandes

    Na minha opinião, uma decisão corretissima!
    Como disseram aqui, ambiente escolar não é lugar de acessar sites de relacionamento. Isso deve ser feito em casa, ou qualquer outro lugar, menos na escola.
    Quanto ao uso de proxies, acho relevante, pois não seram todos que terão esse conhecimento! Apesar que uma simples googada resolve isso :p!

    Abraços 😉

  • David

    Uma pergunta: O orkut só está sendo bloqueado nas escolas do estado de São Paulo, ou no Estado inteiro, incluido pc’s domésticos e etc!

    Se for só na escola, está certo pois lá é lugar de aprender e não de zuar né?

    • Ultimate The One

      O que eu entendi, é que esse bloqueio só serve para escolas e coisas parecidades. PCs pessoais não são afetados. Até pq se fosse bloquear acesso de usuários que nada tem a ver com isso, imagina o bafafá que não ia sair. Perigaria desse prefeito idiota ser linchado em público.

      E quando me refiro a prefeito idiota, NÃO é por causa dessa atitude que ele tomou, mas sim, pq ele é um idiota mesmo. Quem acompanha um pouco de notícias e jornais, sabe as merdas que ele faz.

    • caio

      Não só nos telecentros

  • Pingback: O que a Internet não tem? » Blog Archive » Orkut bloqueado na cidade de São Paulo()

  • Guilherme Navarro

    na minha escola quando eu usei proxy a professora quase me matou!

    • na minha facul pode ser motivo pra advertência ou até expulsão.

      =O

  • Adao

    Tem mais é que bloquear essa porcaria. Seria melhor tirarem do ar de uma vez e confiscarem os serivores se estiverem aqui no Brasil e usalos em algo mais útil.

  • Paulo

    Essa é a melhor parte:

    Várias pessoas reclamaram, inclusive uma professora municipal, dizendo que, mantinha atividades pedagógicas com seus alunos.

    Como se a justificativa fosse plausível, como não se existisse grupos de discussões e meios similares. Ainda bem que ela não relevou sua identidade…

  • Pingback: Orkut Bloqueado em SP? « Sky Desk()

  • Rehgis

    Decisão acertada, que deveria ter sido tomada antes. Trabalho num órgão federal e lá, também acertadamente, o acesso a esse tipo de besteira também é bloqueado.

  • Felipe

    Tem que bloquear mesmo. Usar infra do governo pra acessar Orkut… Fala sério.

  • Perae. Eu concordo que o acesso tem que ser bloqueado, mas dizer que aquilo é infra-estrutura do governo? Considerando o que a gente paga de imposto, deveria existir aquilo e muito mais. O governo ainda deve muito aos contribuintes.

  • Joaquim

    Sou a favor que explodam os servidores do orkut com bombas de urânio de 45kg. Orkut só era bom quando era beta restrito, para melhorar, deveriam bloquear denovo para beta restrito e deletar os usuários registrados após a abertura.

  • Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
    Utilizar os computadores da escola para acessar a Wikipédia é procurar informação, outra coisa é utilizar o serviço público para procurar “parceiros” ou outrem…

    Precisa fazer um trabalho de química que está complicado? Telecentro!
    Editar um post no seu blog? Telecentro!
    Precisa mandar um recado pro “Miguxxxo”? Em qualquer Lan House paga-se menos de R$ 2 a hora.
    Bater um papinho no aMSN(acho que eles usam Linux…)? Esquece…
    Para ajudar as pessoas a fazerem estas atividades é que o preço dos computadores caiu tanto nos últimos anos.

  • Rehgis

    A prefeitura daqui de Limeira/SP também proibiu o acesso ao Orkut.
    =======================
    Instrução proíbe servidores de acessar o ‘Orkut’ na Prefeitura

    Instrução normativa assinada pelo prefeito Sílvio Félix (PDT), em vigor desde sábado, estabeleceu orientações sobre o uso dos sistemas de informação e dos recursos de informática na Prefeitura de Limeira. Entre as diversas proibições, está o acesso às comunidades virtuais, como Orkut e Second Life.

    Mais: http://new.gazetadelimeira.com.br/Noticia.asp?ID=10482

  • marcos

    enfim ta certo de bloquear algumas coisas do orkut k nao sao interessantes mas tira o chat e o msn dos telecentro isso e pra mim uma pratica de repressao que foi usada nos anos de chumbo de 1968 a 1985 enfim vamos por ordem e nao militarisar a comunicaçao dos telecentros de sp ne

  • Professor Orkut

    Pergunta-se:

    Quantos de vcs são educadores?
    Quantos de vcs sabem na prática como atua a info-exclusão?
    Quantos de vcs já pensaram na potencialidade e nas possibilidades pedagógicas do Orkut?

    Esse tipo de posicionamento conservador e retrógrado é o que reforça e mantém a escola como a instituição que menos sofreu alterações na história. É o tipico olhar limitado de quem não faz nada além de ficar olhando a vida dos outros e fazendo comentários fúteis nas redes sociais?

    Um dos grandes atrativos do orkut é a sua simples inteface, isso atraiu mais de 30 milhões de pessoas no país. A proliferação das lan houses é reflexo do limitado poder de compra do brasileiro. O fato de que nem todos que sabem utilizar outras ferramentas de produção e de comunicação, além do orkut, mostra o quanto ainda estamos longe de uma real inclusão digital.

    Ignorar esses fatores é ser irresponsável. O uso pedagógico do orkut é possível sim, pois além de viabilizar o uso de vídeos e de imagens que podem ser usados como recursos didáticos, permite a interatividade, proposta que se faz mister para manter o diálogo não só entre professor e alunos, mas entre os próprios alunos supervisionados pelos professores, que agem assim como mediadores, resultando assim uma aprendizagem colaborativa.

    A inteface simples do orkut facilita o acesso que inclusive não pode ficar limitado a ele. É possível, a partir do Orkut orientar outras atividades e caminhos para além dele. Seria um começo no caminho de uma gradativa inclusão.

    Pensem nessas questões é não se fechem aos limites.

  • Professor Orkut

    A aprendizagem não se dá apenas por meio dos livros, do papel, da caneta e dos cadernos. O orkut pode ser encarado como uma tecnologia de desenvolvimento cognitivo, pois todo um conjunto de atividades intelectuais atuam quando se seleciona o que e como vai se escrever, ao escolher imagens e vídeos, que não podem ser descontextualizadas, e que por isso, dependem de pesquisa. Atividades essas que podem ser orientadas, onde as informações podem ser melhor selecionadas e previamente analisadas (ao contrário da pesquisa solta no google), sendo assim devidamente orientadas pelo educador.

    Abram a mente pessoal, esssa professora buscou inovar, preocupou-se com a dificuldade de acesso a outras ferramentas. Todo esse discurso de vcs mostra o quanto a ideia de melhoria na educação não passa de uma real demagógia.

  • SI Telecentro

    Bom Senhores,
    estou aqui para postar minha opinião sobre o assunto, já que eu trabalho no projeto Telecentros a 4 anos, bom vamos lá:
    1º)Todo o mundo tem direito a também se divertir e se comunicar, por isso eo não vejo motivos do bloqueio das redes sociais.
    2º)Telecentro não é somente um lugar para acesso inutil a internet, e sim um local de capacitação profissional para a população carente de São Paulo, alem de auxiliar em trabalhos escolares, ou até mesmo aquele boleto bancario que se pode necessitar.
    O problema é que muitos usuários que utilizam os Telecentros não se interessam em aprender informática e acham que os Telecentros são somente uma rede de Lan house gratuita onde eles acham q podem fazer o que quer, mas não é bem assim.
    Os Telecentros na sua grande maioria ficam localizados em Bairros pobres de São Paulo com a intenção de oferecer a comunidade carente uma chance de vencer na vida cabe cada um decidir o que quer da vida, por isso eu não creio que seja dinheiro jogado fora como muitos dizem e sim um investimento para futuros profissionais de Infomática.
    Para finalizar, em tudo tem o seu lado bom e o seu lado ruim, cabe cada um decidir o que fazer.