Browse By

Windows 7: União Europeia acusa Microsoft de monopólio com IE

A Opera Software e a União Europeia acusam a Microsoft, com seu futuro sistema operacional, o Windows 7, de praticar táticas monopolistas. Desta vez o Internet Explorer 8 foi apontado por vir pré-instalado no Windows.

Essa não é a primeira vez que a Microsoft é acusada de monopólio. Já houve outro processo sobre o Windows Media Player, fazendo com que a empresa tivesse que comercializar duas versões do Windows na Europa, uma com e outra sem o player.

microsoftuebg1

“As provas recolhidas durante a investigação, levam a comissão a concluir que, o acoplamento do Internet Explorer ao Windows, resulta em que este browser, esteja disponível em cerca de 90% de todos os PCs do mundo, prejudicando a competição dos outros browsers, e a sua demonstração de méritos. Isto resulta numa vantagem dada ao Internet Explorer, fruto de uma distribuição artificial, que outros web browsers não serão capaz de acompanhar”, diz a comissão Europeia.

A Microsoft pode ainda estar tentando “blindar” seu navegador, fazendo com que aplicações web sejam desenvolvidas especialmente para serem usadas com o browser, tirando outros navegadores do mercado pela falta de compatibilidade.

limagem_windows_no_ie

A Microsoft tem um prazo máximo de dois meses para dar explicações sobre a acusação, seja por meios escritos ou por audiências.

Caso a Microsoft perca o processo, como aconteceu com o WMP, a empresa pagará uma multa milionária, além de ter que fazer algo sobre o navegador, como tirá-lo do Windows ou adicionar a opção de não instalá-lo na configuração do sistema, ou qualquer outro método que a UE não considere monopolista.

Fonte: Omitek e PeopleWare

<
  • Paulo Ricardo

    Yes we can! 😀

  • Joao

    Primeiro o WMP, agora o IE?!? A União tá querendo dinheiro, né?!?

    • Paulo Ricardo

      A União tá querendo dinheiro, né?!?

      Só a União?! 🙂

      • Joao

        Corrigindo: A Opera e a União. 🙂

        • Joao

          Mas, se a M$ perder, eles vão ter que pagar multa somente para a União, ou não?

        • Paulo Ricardo

          Eu não quis dizer necessariamente a Opera ASA… (assobiando, rs)

  • Andres

    Coisa chata. Deixa a Microsoft jogar do seu jeito.

    Ora, cada um vai para a Guerra com as armas que tem, né?

    Eu também, se fosse um empresário e meu S.O. dominasse mais de 90% dos PC's do mundo, eu não iria perder tempo e iria somenter aumenta meu monopólio.

    Se alguém quer competir com a Microsoft, que busque outras formas de atingir o público. É simples.

    • O problema é que monopólio é PROIBIDO por lei…=D

      • Andres

        Mas o monopólio da Microsoft não ocorreu sozinha, né?

        Foi o público que adotou o Windows e somente continuou crescendo. Você queria o que, que a Microsoft proibisse os usuários de comprarem o Windows para evitar que cresça o n° de usuários dela para evitar um monopólio que seria a consequencia das vendas?

        Sem fala que o Firefox está conquistando terreno cada vez mais, e o IE perdendo, ou seja, isso prova que é possível ultrapassar a Microsoft, aos poucos, sem a necessidade de ficar choramigando.

        E eu não vejo o monopólio do IE algo prejudicial, até mesmo porque somente foi a Microsoft relaxar que o Firefox começou a ganhar espaço, e então a Microsoft, hoje, está cada vez mais rápida em publicar atualizações para seus produtos.

        E se você souber atingir seu público com um marketing chamativo, que interesse a todos, é bem possível que seu produto se torne um sucesso. Veja o Chrome por exemplo: foi só a gigante Google começar a publicar seu navegador em seus sites, que no 1°dia ele já tinha ultrapassado o velho Opera (apesar de depois perder espaço, mas isso seria evidente).

        Ou seja, para mim, é só uma questão de oferecer algo realmente bom e ter uma equipe de marketing, e parar com essa história de querer que os softwares pagos se transformem em softwares livres. Os caras ficam noites e noites trabalhando em um software, nada mais do que merecido ele ser recompensado e evitar que venha outro e roube suas idéias, ou qualquer outra coisa, sem sofrer punição legal.

        • é triste alguém defender o monopólio =_=

        • Paulo Ricardo

          Pior do que defender um monopólio é achar que isso é vantajoso para si próprio. 😐

        • Andres

          Eu não estou defendendo o monopólio, estou dizendo que a Microsoft não nasceu "monopólio", foi o povo, comprando (legamente ou não) o seu S.O. que fez a MS virar um monopólio.

          O problema de tudo isso é que os usuários de outros S.O. não aceitam que a Microsoft tenha mais usuários que seus S.O. favoritos, que tem isso e tem aquilo, mas não chega nem perto do todo da Microsoft.

          O Linux também vem com um navegador instalado, o Mac vem com um monte de programa instalado e esses softwares fechados, mas ninguém enche o saco deles. Por quê?

          Porque a Microsoft é pega como a empresa do mal, que só prejudica os outros e blá blá blá, mas na verdade é um monte de balela de empresa pequena, inferior, que não tem capacidade de combater a Microsoft com outras medidas.

          Vivem dizendo que a Microsoft só prejudica a concorrência, mas então me explica como o Firefox já está em 20% dos PC's do mundo, em alguns lugares da Europa já passou o IE, enquanto o browser da MS está constante queda? Alguma vez a Mozilla foi encher o saco da UE, choramingando, porque seu produto não deu certo? NÃO! O Firefox foi conquistando seu espaço, DIVULGANDO SEU PRODUTO, o povo viu que era um produto de QUALIDADE, adotou, e continou o marketing, e hoje o Firefox é tudo isso, SEM CHORAMINGAR!

          E outra coisa, se eu compro S.O., quero ele completo, quero que tudo venha já instalado nele, oras. Não adianta vim dizer que tem que ter uma opção "para desinstalar o IE", pois o IE faz parte da arquitetura do Windows.

          Gente, vocês tem que entender que nós vivemos em um mundo capitalista, cada vez mais "selvagem" – e até inseguro – para consiguirmos dinheiro, pois é SUSTENTO delas, e se as empresas não podem usar as armas que tem em uma guerra de espaço econômico, como elas vão poder crescer?!

          E outra coisa, a internet está cheio de usuários leigos que não tem o minimo interesse de ficar trocando de navegador. Se a pessoa busca se interessar por outras disponibilidades de browser, é porque o IE não está satisfazendo seu desejo, mesma coisa querer trocar o Paint pelo Photoshop, gravador do Windows pelo Nero, ou o Vista/XP pelo Mac, e etc. Eu, por exemplo, conheço um monte de pessoas que sabe o que é o Firefox, mas não despertou interesse em trocar de navegador. Por quê? Porque o IE cumpre o que eles querem: acessar a internet. Eles não interessado em trocar de navegador.

        • Pera lá! Existe uma diferença muito grande na maneira como o IE é distribuido no Windows de como o Fx e o Safari são distribuidos no Linux e MAC OS X, respectivamente.

          No Linux e no MAC OS X ninguém fala nada porque você pode remover os navegadores. Agora tente remover o IE do Windows. Não dá, porque ele faz parte do sistema. Não que que eu ache isso seja errado, mas também não é o mesmo caso do Linux e do OS X.

          Em tese eu tenho a liberdade de instalar outro navegador no Windows. Mas eu não tenho a liberdade de retirar aquele que já vem nele.

        • Não sei se faz parte do sistema. Instalei o Windows Fundamentals for Legacy PCs (é o Windows XP capado e muito leve) numa máquina virtual. Ele vem sem o IE, Windows Media Player, Outlook Express, Paint (:P), enfim, só o sistema mesmo. E tudo funciona perfeitamente sem o IE.

          O erro da Microsoft é não dar uma opção do usuário personalizar o Windows na instalação. Certamente seria muito útil, não só por essa questão de monopólio, mas pela possibilidade do usuário instalar apenas o que quer.

        • Não foi o povo que fez o monopólio, isso é fantasioso. Leia o livro "impérios acidentais" que vc vai ter uma idéia de como surgiu o império da Microsoft. Não tem nada de "povo" no meio.

          Firefox e Safari vem instalado no Linux e Mac OS respectivamente mas não é monopólio. O problema é no monopólio que está caracterizado (onde vc está vendo monopólio?) e nos interesses comerciais da Microsoft em seus produtos. Existe leis específicas pra isso, pra defender o livre comercia e o consumidor, mas parece que muitos não querem ser defendidos e gostam de empresas privadas sentando em cima.

          E mais, vc mesmo disse, IE faz parte do Windows, não tem como tirar, mais uma prova dos interesses da Microsoft.

          E vc citou usuários leigo, é justamente isso que a legislação pretende defender, é só ler sobre o IE (eu postei um link), a Microsoft simplesmente se desfez da equipe IE, ia deixar às moscas, sem evoluir e sem segurança, simplesmente pq usuário leigo não sabe do perigo disso.

          Em resumo, simplesmente está indo contra uma legislação que defende o interesse de todos e defendendo os interesses de uma empresa privada, não faz sentido algum.

        • Helito, você consegue remover qualquer vestígio do IE, mas ele ainda estará lá. Basta abrir o Windows Explorer e digitar uma página da web no campo endereço e você vai nevegar normalmente, como se estivesse no IE.

          Tem gente que ja tentou remover o IE definitivamente e o sistema simplesmente parou de funcionar.

        • Pesquisei por todo o sistema e não encontrei um arquivo do IE. Tinha me esquecido dessa do Explorer. E realmente, quando digitei o site lá, pimba! 😛

        • Andres

          A única pequena diferença do Linux e Mac para o Windows NESTE QUESITO, é que eles deixam a pessoa desinstalar os programas que ela quer, e eu também seria favorável de colocar a opção "Desinstalar IE" se o IE não fizesse parte da arquitetura do Windows, como disse anteriormente.

          Agora dizer que não foi o povo a principal causa do monopólio da Microsoft é tentar tapar o sol com a peneira. Então também é fantasioso que o Windows está em 90% dos PC's do mundo.

          A Microsoft pode ter crescido de outras formas, sim, isso é VERDADE, mas ela teria esbarrado no livre comércio se a maioria não aprovasse ou adotasse seu produto, o que acabou o ocorrendo o contrário, e por isso a Microsoft hoje é o que é.

          É como eu digo: nenhum produto nasce já sendo sucesso. O produto pode nascer GRANDE, mas o SUCESSO dele irá depender se o público vai adotar ele. Quer um exemplo? O Windows Media Player nasceu grande, e se tornou sucesso pela receptividade do público, diferente do gravador do Windows que poucas pessoas utilizam, entretanto, o Nero, um produto de OUTRA empresa, é um verdadeiro sucesso.

          Existem regras? Sim!

          Existem leis? Sim!

          Mas não existe uma lei que impença de uma empresa privada crescer a partir de seus produtos e estratégias de marketing. O que a Microsoft fez foi somente aproveitar que um produto seu fez sucesso, e colocar outro grande para também fazer sucesso.

          Mesma coisa o Google com o Chrome. Aproveitou Orkut, Youtube, e todos seus produtos para divulgar seu produto que nasceu grande, e que dependendo da forma for manejada e conduzida, pode se tornar um sucesso.

          Como disse, mundo capitalista é isso: você vai com o que você pode e tem para combater a concorrência, porque sua visão como empresário, é crescer e derrubar os outros.

        • Já disse, o povo não tem nada a ver, o monopólio do Windows tem fatores históricos, é só estudar a respeito. O IE tbm, não tem a ver com "o povo usa o que acha melhor", nada a ver, a maioria das pessoas nem sabe o que é navegador e nem sabe da existência de outros ou pensam que o IE é melhor já que vem junto e a maioria nem mesmo sabe dos malefícios de se usar um navegador que não respeita padrões da internet.

          E agora tá mais claro que nunca, vc tá argumentando a favor do monopólio, o que um absurdo, não deixe suas paixões tomar conta da racionalidade, o monopólio é prejudicial e até já vimos as consequências.

        • Andres

          Cara, se o povo não contribuiu para o monopólio da Microsoft, então são bonecos de papéis que compram o Windows, Office, e outros programas (legamente ou não) e que somentem enriquecem a MS?!

          E eu não defendo o Monopólio, defendo a Microsoft NESTE ASSUNTO porque eu acho nada mais nada menos que choradeira dessas empresas que não tem competência real para tentar competir com a Microsoft, a não ser ficar falando umas asneiras e querendo processar qualquer coisa que a Microsoft faça.

          Qual empresa não quer crescer? Eu se tivesse uma empresa também iria procurar formas de colocar outros produtos meus em produtos já lançados e com sucesso, isso é ESTRATÉGIA DE MARKETING. Isso é saber jogar no mercado econômico, e quem não sabe jogar, tentar procurar outras formas de derrubar a concorrente.

          Olha, EU DÚVIDO que se a dona da Opera tivesse um S.O. da mesma magnitude que o Windows não iria também embutir o Opera em seu S.O., afinal, é uma empresa fechada, que precisa cada vez mais de capital para sobreviver. Questão de inteligência e estratégia. Simples.

        • Acho que vc não entendeu ainda. A legislação sobre monopólio serve pra preservar o mercado e beneficiar a concorrência e os consumidores, e até agora não entendi pra q tanto empenho seu em defender justamente o contrário disso. Não faz sentido algum. Me parece falta de informação.

        • Paulo Ricardo

          Eu não estou defendendo o monopólio, estou dizendo que a Microsoft não nasceu “monopólio”, foi o povo, comprando (legamente ou não) o seu S.O. que fez a MS virar um monopólio.

          Uma coisa acarreta a outra.

          Monopólio >> Uso >> Monopólio

          Se muita gente usa, nasce o monopólio. Se há monopólio, nascem novos usuários. Lógica simples.

          PS: Pensando assim você não deixa de estar defendendo o monopólio.

          O problema de tudo isso é que os usuários de outros S.O. não aceitam que a Microsoft tenha mais usuários que seus S.O. favoritos, que tem isso e tem aquilo, mas não chega nem perto do todo da Microsoft.

          E com essa demonstração pública e indireta de afeto tu acha que iremos acreditar que tu não defende o monopólio? Não importa o sistema operacional que usamos – usar isto como contra-argumento e tocar no assunto "inveja" é, no mínimo, irracional e infantil de tua parte. O que queremos é apenas direitos iguais, uma competitividade limpa. Não é uma luta contra a Microsoft, é contra o monopólio. Sem paixões, por favor.

          O Linux também vem com um navegador instalado, o Mac vem com um monte de programa instalado e esses softwares fechados, mas ninguém enche o saco deles. Por quê?

          Porque tanto o Linux como o Mac não te obriga a usar o navegador que vem instalado neles e, ainda por cima, permite trocá-lo como se tal programa jamais tivesse existido no sistema. Simples, não?

          Porque a Microsoft é pega como a empresa do mal, que só prejudica os outros e blá blá blá, mas na verdade é um monte de balela de empresa pequena, inferior, que não tem capacidade de combater a Microsoft com outras medidas.

          Não defende o monopólio né? Ah sim, eu também acredito em Papai Noel. 🙂

          Vivem dizendo que a Microsoft só prejudica a concorrência, mas então me explica como o Firefox já está em 20% dos PC’s do mundo, em alguns lugares da Europa já passou o IE, enquanto o browser da MS está constante queda? Alguma vez a Mozilla foi encher o saco da UE, choramingando, porque seu produto não deu certo? NÃO! O Firefox foi conquistando seu espaço, DIVULGANDO SEU PRODUTO, o povo viu que era um produto de QUALIDADE, adotou, e continou o marketing, e hoje o Firefox é tudo isso, SEM CHORAMINGAR!

          Se não prejudicasse, o Firefox já teria muito mais que 20%. Por favor, mantenha o foco. Sem apelar pra "política da empresa boazinha" quando você mesmo tem capacidade de compreender a questão do monopólio.

          E outra coisa, se eu compro S.O., quero ele completo, quero que tudo venha já instalado nele, oras. Não adianta vim dizer que tem que ter uma opção “para desinstalar o IE”, pois o IE faz parte da arquitetura do Windows.

          Vir com o IE não tem problema. Fazer parte da arquitetura do sistema que é monopólio, e aí você entra em contradição mais uma vez. 🙂

          Desde quando um navegador precisa fazer parte da arquitetura de um sistema? Essa é fácil, eu respondo: desde quando o monopólio gera bons frutos.

          Gente, vocês tem que entender que nós vivemos em um mundo capitalista, cada vez mais “selvagem” – e até inseguro – para consiguirmos dinheiro, pois é SUSTENTO delas, e se as empresas não podem usar as armas que tem em uma guerra de espaço econômico, como elas vão poder crescer?!

          Mais uma contradição: defendendo o monopólio explícitamente.

          E outra coisa, a internet está cheio de usuários leigos que não tem o minimo interesse de ficar trocando de navegador. Se a pessoa busca se interessar por outras disponibilidades de browser, é porque o IE não está satisfazendo seu desejo, mesma coisa querer trocar o Paint pelo Photoshop, gravador do Windows pelo Nero, ou o Vista/XP pelo Mac, e etc. Eu, por exemplo, conheço um monte de pessoas que sabe o que é o Firefox, mas não despertou interesse em trocar de navegador. Por quê? Porque o IE cumpre o que eles querem: acessar a internet. Eles não interessado em trocar de navegador.

          Isso não vem ao caso, não mude de assunto. 😉

          []'s

          PS: Pense duas vezes antes de pegar as pedras… 😐

        • Andres

          Eu não to defendendo o monopólio, só estou dizendo que é as pessoas que formam e mantém um monopólio. Como eu disse, não são bonecos de papéis que gastam dinheiro comprando os produtos da MS fortalecendo a mesma. São pessoas que pagam pelos produtos.

          Monopólio somente é sustentado se o povo continua comprando ela. Se um dia a opinião e gosto do público mudar, e abandonar a MS, por exemplo, e começar a comprar os Mac, e a Apple enriquecer, e se torna o novo monopólio, a culpa vai ser da Apple pelos consumidores gostarem de seus produtos e comprarem bastante e torna-lá a n° 1?!

          Resumindo para você entender: monopólio só existe porque as MAIORIA DAS PESSOAS mantém eles, e a única forma de comabater um monopólio é sabendo ser inteligente e investindo em uma boa campanha de marketing para atingir seu público, até mesmo porque em qualquer segmento, é dificil não ter uma empresa dominante, que uma categoria não seja monopolizada por uma marca, por uma empresa, porque o público sempre vai ter a sua favorita, a sua preferida (por gosto ou desinformação, tanto faz), mas sempre lembrando que a empresa que monopoliza pode mudar, só depende da concorrência ser inteligente.

        • Paulo Ricardo

          Helito: Conhece a MSHTML? Então, é a engine Trident propriamente dita, o core do IE. Muita coisa do sistema se atrela ao MSHTML que por sua vez se atrela ao IE. Uma união ainda não divorciada.

        • Paulo Ricardo

          Sem fantasias, por favor. O iPhone é o celular mais vendido nos EUA. É um monopólio? Não, usuários compraram porque quiseram. A concorrência se sente ameaçada? Sim, mas não deixa de ser competitiva. Isto é: a Apple não pratica monopólio pra vender o iPhone.

          A Microsoft pratica o monopólio em vários sentidos para manter-se em sua colocação. E você sabe muito bem disso – inclusive há bons exemplos aqui.

          Ser dominante não significa ser monopolista. Chega de desculpinhas.

        • Andres

          "O problema de tudo isso é que os usuários de outros S.O. não aceitam que a Microsoft tenha mais usuários que seus S.O. favoritos, que tem isso e tem aquilo, mas não chega nem perto do todo da Microsoft.

          E com essa demonstração pública e indireta de afeto tu acha que iremos acreditar que tu não defende o monopólio? Não importa o sistema operacional que usamos – usar isto como contra-argumento e tocar no assunto “inveja” é, no mínimo, irracional e infantil de tua parte. O que queremos é apenas direitos iguais, uma competitividade limpa. Não é uma luta contra a Microsoft, é contra o monopólio. Sem paixões, por favor."

          Eu não tenho paixão por nada, posso ter preferência, mas nunca paixão, sem fala que eu gosto mais de Mac do que Windows (apesar de também gostar do Windows). O problema é que a verdade é dificil de ser aceita.

          "O Linux também vem com um navegador instalado, o Mac vem com um monte de programa instalado e esses softwares fechados, mas ninguém enche o saco deles. Por quê?

          Porque tanto o Linux como o Mac não te obriga a usar o navegador que vem instalado neles e, ainda por cima, permite trocá-lo como se tal programa jamais tivesse existido no sistema. Simples, não?"

          Sim, mas o X da questão do processo é por simplesmente o IE vir embutido no Windows, mas não se é desinstalável ou não. Se for penser desse lado, Mac e Linux deveriam ser colocadas nessa lista de processos.

          "Porque a Microsoft é pega como a empresa do mal, que só prejudica os outros e blá blá blá, mas na verdade é um monte de balela de empresa pequena, inferior, que não tem capacidade de combater a Microsoft com outras medidas.

          Não defende o monopólio né? Ah sim, eu também acredito em Papai Noel."

          Pois eu não, mas não irei estragar sua imaginação.

          "Vivem dizendo que a Microsoft só prejudica a concorrência, mas então me explica como o Firefox já está em 20% dos PC’s do mundo, em alguns lugares da Europa já passou o IE, enquanto o browser da MS está constante queda? Alguma vez a Mozilla foi encher o saco da UE, choramingando, porque seu produto não deu certo? NÃO! O Firefox foi conquistando seu espaço, DIVULGANDO SEU PRODUTO, o povo viu que era um produto de QUALIDADE, adotou, e continou o marketing, e hoje o Firefox é tudo isso, SEM CHORAMINGAR!

          Se não prejudicasse, o Firefox já teria muito mais que 20%. Por favor, mantenha o foco. Sem apelar pra “política da empresa boazinha” quando você mesmo tem capacidade de compreender a questão do monopólio."

          Hoje muitos usuários da internet já deve ter ouvido pelos menos o nome "Firefox". Não usa porque não que.

          Me diga então porque em vários lugares da Europa o Firefox ultrapassou o IE? Haaa…já sei, baseado em sua teoria então é porque lá não tem monopólio, apesar de ser a mesma empresa com as mesmas regras, mesmo jeito, ainda assim o FIrefox passou o IE lá.

          "E outra coisa, se eu compro S.O., quero ele completo, quero que tudo venha já instalado nele, oras. Não adianta vim dizer que tem que ter uma opção “para desinstalar o IE”, pois o IE faz parte da arquitetura do Windows.

          Vir com o IE não tem problema. Fazer parte da arquitetura do sistema que é monopólio, e aí você entra em contradição mais uma vez. 🙂

          Desde quando um navegador precisa fazer parte da arquitetura de um sistema? Essa é fácil, eu respondo: desde quando o monopólio gera bons frutos."

          E ai entra o sistema capitalista, aonde a concorrência tem que buscar outras formas de combater a estratégia da Microsoft. 😉

          "E outra coisa, a internet está cheio de usuários leigos que não tem o minimo interesse de ficar trocando de navegador. Se a pessoa busca se interessar por outras disponibilidades de browser, é porque o IE não está satisfazendo seu desejo, mesma coisa querer trocar o Paint pelo Photoshop, gravador do Windows pelo Nero, ou o Vista/XP pelo Mac, e etc. Eu, por exemplo, conheço um monte de pessoas que sabe o que é o Firefox, mas não despertou interesse em trocar de navegador. Por quê? Porque o IE cumpre o que eles querem: acessar a internet. Eles não interessado em trocar de navegador.

          Isso não vem ao caso, não mude de assunto."

          Não mudei de assunto. Você que não soube interpretar o contexto da idéia referente ao assunto. 😀

          E só para deixar claro: eu não defendo o monopólio, pois eu sei que o monopólio pode ser prejudicial para qualquer um, mas só digo que enquanto a maioria continuar alimentando uma única empresa ou marca, e digo isso em todos as categorias e segmentos, o monopólio vai exisitr, mas dependendo da forma como a concorrência agir em busca de sua fatia no mercado, pode não se tornar prejudicial, e somente evoluir para o favorecimento, para nós, consumidores.

        • Andres

          Então me fala qual a diferença de uma empresa dominar um segmento e outra monopolizar um?!

          Haaa, pára. São a mesma coisa, só muda o nome.

          Não é desculpinha, é você que não quer admitir que sempre terá uma empresa monpolizadora de um mercado (ou dominante, como quiser chamar), só que se a concorrência querer combater a empresa maior, é só saber jogar certo no capitalismo.

        • Não vem ao caso a origem do monopólio, o que é importante é q a legislação antimonopólio é válida e é um bem. Vc mesmo afirmou que é "choradeira" de outras empresas, coisa que não é, a rédea curta com o mercado é necessária, se não fosse isso voltaríamos no tempo das grandes corporações imperialistas (se vc acha muitas empresas poderosas é pq não sabe como era antigamente) que pisava no consumidor, corrompia governos e não gerava benefício algum pro cliente. Se deixar o mercado livre realmente sempre vai haver uma tendência de "restar apenas um".

          Não importa se outros navegadores são pré-instalados ou agem da mesma forma, o q importa é q o IE domina e deve se usar a lei para o bem do mercado e do consumidor. Se por ventura o Firefox ou Safari, por exemplo, consegui o monopólio a legislação deve e irá agir da mesma forma.

        • Paulo Ricardo

          Eu que não quero admitir?! Você só entrou em contradições até aqui. Pra mim está mais que evidente quem não quer admitir algo por aqui. Ainda mais com tantas evidências incontestáveis de monopólio que demonstram perfeitamente que o mesmo é influenciado pela própria empresa. Você realmente acha que consegue me enganar? Entra na fila. 😉

        • vamos colocar pra quem tá respondendo senão fica um confusão que não dá pra saber quem tá alfinetando quem 🙂

        • Paulo Ricardo

          Mal aí Guilherme. Me referia a este argumento pífio do "Andres":

          Não é desculpinha, é você que não quer admitir que sempre terá uma empresa monpolizadora de um mercado (ou dominante, como quiser chamar), só que se a concorrência querer combater a empresa maior, é só saber jogar certo no capitalismo.

        • Andres

          Respondendo ao Guilherme Mac: como vamos discutir qualquer tipo de assunto sem saber qual sua origem e seu provedor atual? Isso é saber buscar contextualizar argumentos dentre o assunto.

          "Não importa se outros navegadores são pré-instalados ou agem da mesma forma, o q importa é q o IE domina e deve se usar a lei para o bem do mercado e do consumidor."

          Ai você demonstra claramente que o auê todo criado é principalmente pelo o IE ser o líder de tudo, mas que ao mesmo tempo, outros S.O., tendo a mesma exatidão do problema, não deve ser penalizada. COntradição de idéias?! Se é IE (ou o mercado dominante) deve ser penalizado, mas empresas consideradas menores devem ter a mão passado por sua cabeça, a menos que seja o monopolizador?

          Respondendo ao "Paulo Ricardo"

          "Me referia a este argumento pífio do “Andres”:"

          Meu argumento é tão pífio que você não consiguiu demonstrar um contra argumento com nexo dentre o contexto, a não ser ficar tentar usar frases de efeito como "Acredito em Papai Noel" e "Entra na fila" na falta de uma resposta e entendimento dos meus argumentos, que você tenta porque tenta mudar a minha idéia e opinião que quero transmitir dentre os demais.

        • Paulo Ricardo

          Meu argumento é tão pífio que você não consiguiu demonstrar um contra argumento com nexo dentre o contexto […]

          Corrigindo:

          Meu argumento é tão pífio que não consegui demonstrar um contra argumento com nexo dentre o contexto […]

          Você não está querendo transmitir opinião alguma. Está é querendo enganar os desavisados com argumentos retrógrados. Exemplos de monopolismo praticado não faltam e de dominância sem monpólio muito menos. Você realmente acha que há fantoches por aqui, que você enganaria-os facilmente fazendo-os aceitar o monopólio como um fenômeno natural? Cresça. 😉

          Ainda vem reclamar de "contra argumento", pff…

          Próximo, por favor.

        • Andres

          "Você não está querendo transmitir opinião alguma. Está é querendo enganar os desavisados com argumentos retrógrados."

          Você já começa falando uma baita besteira. Se eu não quero transmitir a minha opinião o que faço em um sistema de comentários livre?! Pelo que eu sei aqui é para colocar sua opinião. Só ai já desanima querer ler o resto que tu escreveu, mas…

          "Você realmente acha que há fantoches por aqui, que você enganaria-os facilmente fazendo-os aceitar o monopólio como um fenômeno natural?"

          Só para demonstrar como o monopólio é causado por nós, vou retirar um trecho de uma notícia do The New Uork Times:

          "A comissão ordenou que a Microsoft passasse a vender uma versão do Windows sem o Media Player, na Europa, e a empresa obedeceu, mas os consumidores preferiram a versão completa, com player integrado, vendida ao mesmo preço que a versão imposta pela Comissão."

          Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI34626…

          Isso somente demonstra o que eu falo e que vocês tentam negar: é o povo que mantém um monopólio.

          Acho que esse trecho da notícia já encerra muito bem o que eu quero dizer, e já chega de ficar discutindo com fanboys que não tem sequer um contra argumento interessante ou com opinião formada com base, e que só sabe ficar colocando frases de efeito para tentar simular que está com argumentos coerentes perante o contexto.

          Se você não conhece o sistema modo econômico-capitalista ou tentar fingir que não compreende, problema é seu, só não tente ficar querendo mudar minha idéia transmitida, porque qualquer pessoa que ler todo contexto da idéia irá entender o que quero dizer com o monopólio mantido pelos consumidores do mudno.

          Então sr° que acredita em Papai Noel, amadureça não só fisicamente, mas também sua intelecto, para poder vir com opiniões sólidas para manter um bom andamento de discussão, que ai sim valerá pena discutir com o senhor.

        • Paulo Ricardo

          Você já começa falando uma baita besteira. Se eu não quero transmitir a minha opinião o que faço em um sistema de comentários livre?! Pelo que eu sei aqui é para colocar sua opinião. Só ai já desanima querer ler o resto que tu escreveu, mas…

          Emitir opinião é uma coisa. Desmentir outra opinião mentindo é outra. 😉

          Só para demonstrar como o monopólio é causado por nós, vou retirar um trecho de uma notícia do The New Uork Times:

          “A comissão ordenou que a Microsoft passasse a vender uma versão do Windows sem o Media Player, na Europa, e a empresa obedeceu, mas os consumidores preferiram a versão completa, com player integrado, vendida ao mesmo preço que a versão imposta pela Comissão.“

          Fonte: <a href="http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3462631-EI4803,00.html” target=”_blank”>http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3462631-EI4803,00.html

          Você tem certeza que sabe o que é um monopólio? Não é o que parece…

          Isso somente demonstra o que eu falo e que vocês tentam negar: é o povo que mantém um monopólio.

          Acho que esse trecho da notícia já encerra muito bem o que eu quero dizer, e já chega de ficar discutindo com fanboys que não tem sequer um contra argumento interessante ou com opinião formada com base, e que só sabe ficar colocando frases de efeito para tentar simular que está com argumentos coerentes perante o contexto.

          Nem opinião própria você tem. Você precisa de uma notícia para dar sua opinião. Quanto a parte do "já chega de ficar discutindo com fanboys", poupe-nos de sua falta de argumentação. Gostei foi do "tentar simular que está com argumentos coerentes perante o contexto", demonstra bem sua tentativa em vão de querer ocultar do povo as evidências do monopólio praticado.

          Se você não conhece o sistema modo econômico-capitalista ou tentar fingir que não compreende, problema é seu, só não tente ficar querendo mudar minha idéia transmitida, porque qualquer pessoa que ler todo contexto da idéia irá entender o que quero dizer com o monopólio mantido pelos consumidores do mudno.

          Quem aqui está fingindo de descompreendido e querendo mudar as idéias transmitidas (provas de monopolismo praticado) mesmo? Ah tá, já havia me esquecido… Tsc tsc.

          Então sr° que acredita em Papai Noel, amadureça não só fisicamente, mas também sua intelecto, para poder vir com opiniões sólidas para manter um bom andamento de discussão, que ai sim valerá pena discutir com o senhor.

          Quem precisa de amadurecer mesmo?! Pff…

          Muito bem: opiniões sólidas. Primeiro crie-as, depois volte. Até lá. 😉

        • Paulo Ricardo

          A propósito, muito interessante essa sua pseudo-anônimidade em primeiro artigo comentado como "Andres" no GdP. Pena que sua opinião entregue sua real identidade…

        • Paulo Ricardo

          Padrões e tecnologias proprietárias forçando o uso do IE, elos diretos/indiretos ligando o IE como parte integrante do próprio Windows… É, tá faltando argumento… De quem quer esconder (em vão) a realidade.

          Tá parecendo meu cunhado: "Você usa Firefox? Que porcaria, nenhum site roda nele". Pena que ele desconheça o padrão proprietário Microsoft de desenvolvimento.

          E depois quem pratica o monopólio é o povo! A Microsoft não está forçando ninguém!

          Cresce, vai. Já somos "crescidinhos" o bastante. 😉

        • Mas o problema aqui é que a Microsoft obriga o usuário a ter o IE na máquina. Você pode optar por utilizar outro, mas não existe a possibilidade de remover o software do micro. Fora que, um usuário leigo não irá baixar outro navegador, pelo contrário, ele irá acostumar com o padrão e passará a acreditar que internet é um símbolo azul no desktop. A MS precisa oferecer a opção de remover os programas padrões.

        • ué, vc ta pagando um conjunto de softwares que vem junto com o S.O, se não quiser usar IE então não compra Windows ué

        • Renan

          Justamente, Se vc está pagando(e caro!) por um SO vc tem q ter softwares que prestem para alguma coisa, e não a droga do IE.

        • Como assim? Então quem usa Windows tem que usar o IE? Que coisa mais ridícula essa. Pega o exemplo do Ubuntu. Vem com o Firefox por padrão, mas se quiser usar o Opera, é só remover o outro, sem problemas. Com o Windows deveria ser o mesmo. Quero usar o Opera, então removo o IE. Quem compra o Windows está pagando por um SISTEMA OPERACIONAL, os softwares usados são de responsabilidade do usuário.

        • DUDA

          tbm acho,se a microsoft é monopolista não usem seus produtos que seu monopolio acabara

        • Andres

          "Nem opinião própria você tem. Você precisa de uma notícia para dar sua opinião. Quanto a parte do “já chega de ficar discutindo com fanboys”, poupe-nos de sua falta de argumentação. Gostei foi do “tentar simular que está com argumentos coerentes perante o contexto”, demonstra bem sua tentativa em vão de querer ocultar do povo as evidências do monopólio praticado."

          Nossa…eu preciso me controlar de tanto que estou dando risada desse comentário kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          Sério, eu vou parar de discutir com crianças aqui. Parece que você nunca ouviu falar em opinião com enbasamento. O que eu fiz FOI PROVAR O QUE EU DIGO, entendeu? Acho que não, porque ai você demonstrou total ignorância ao tentar manter uma discussão kkkkkkkkkkkkkkkk

          Sério, me fez rir bastante aqui kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          E só encerrar: "A propósito, muito interessante essa sua pseudo-anônimidade em primeiro artigo comentado como “Andres” no GdP. Pena que sua opinião entregue sua real identidade"

          O que foi? Acabou seus argumentos e necessita tentar mudar de assunto para tentar desmoralizar e diminuir minha opinião com um argumento tão infantil quanto sua idade mental deve ser?

          Nesse comentário acima, você atestou sua ignorância. Fim de papo.

          Não querer perder meu tempo com pessoas que nem argumentos próprios tem, que necessita requerer a assuntos totalmentes off do assunto discutido para tentar mostrar algum argumento válido.

          Olha, vou te dar uma dica simples: se você não tem um argumento sólido e claro, fique quieto. É melhor do que passar a vergonha de demonstrar que não tem mais argumentos e necessita apelar para assuntos totalmente fora do contexto da notícia postada no site. Esse comentário teu, somente demonstra o quão infantil é você, pois não consegue manter o mesmo nível de argumentos que eu tento manter.

        • Paulo Ricardo

          Pronto, perdeu o nível, estava demorando. Vai de reto. E não volte. 😉

    • <cite>"Se alguém quer competir com a Microsoft, que busque outras formas de atingir o público. É simples."</cite>

      Isso é ser simplista, as coisas não funcionam assim. Há lobby, jogo de interesses, marketing, e muitas outras coisas.

      Esse monopólio do IE é prejudica a todos.

      "(…) Como grande vencedora da primeira guerra de navegadores, a Microsoft dissolveu a equipe de desenvolvimento e parou a evolução do navegador. Após grande pressão, ela voltou atrás e manteve uma equipe de seis desenvolvedores que faria apenas atualizações de segurança. Em cinco anos, não houve qualquer melhoria do navegador seja para usuários ou para desenvolvedores web. (…)"
      http://webinsider.uol.com.br/index.php/2009/01/14

      IE só começou a evoluir quando o Firefox começou chamar atenção. Se a concorrência fosse ainda maior todos seriam muito mais beneficiados.

      Muitos se perguntam o que a Microsoft deveria fazer, pq um SO é obrigado a ter navegador, senão não tem como entrar na internet pra pegar um. É muito fácil, ou coloca na instalação do Windows outros navegadores ou transforma a divisão do IE em uma fundação independente que desenvolveria, de forma aberta, não só pra Windows e respeitaria os padrões da web (coisa q o IE não faz). Mas claro que a Microsoft não vai fazer isso de forma fácil, o IE faz parte das estratégias comerciais da empresa de Redmond.

    • Pedro Henrique

      Isso e ridiculo fala serio todo mundo que pelo menos conheçe outro navegador baixa e instala e não usa o IE aff.

      "Se alguém quer competir com a Microsoft, que busque outras formas de atingir o público. É simples" Isso que vc disse Andres e verdade e uma coisa que eles vão demorar para fazer, Eles tentam abalar a Microsoft mas assim nunca vai dar certo, multa milionaria pra que ?! não vai adiantar em nada.

  • Renan

    Já tava mais do que na hora. Nínguem merece ter essa droga desse navegador instalado no pc

    • DUDA

      usa lixux que vc não terá

      • Paulo Ricardo

        Vai vendo… Já mistura as coisas e coloca o Linux no meio. Não saber discutir é uma lástima…

        • DUDA

          eu usei o lixux como exemplo,por ser um exelente S.O nada mais!!!!!

        • Paulo Ricardo

          Totalmente fora de contexto.

  • E nós webdesigners ficar nos matando pra ter CSS compatível!

  • Gostei da imagem do Monopoly! HAHAHAHAHAHAHA

  • marcos

    Pra mim isso é relativamente fácil de solucionar:

    A microsoft deveria ser obrigada a por no SO um navegador "genérico", sem marca nem funcionalidades, totalmente capado, incapaz de rodar flash, siverlight, java, active x, sem funções adicionais, nada, e a página inicial desse navegador seria travada em uma página que direcionasse a mirrors de download de diversos navegadores, como Opera, Safari, Chrome, IE e Firefox, com a informação, em linguagem compreensível e em vários idiomas, que os navegadores ali disponíveis trariam ao usuário a experiência de navegação completa que o navegador "genérico" não pode oferecer, com informações também de como efetuar o download do navegador escolhido. A partir daí o usuário clicava no link do navegador de sua preferência e baixava o dito cujo, ou vários deles, se quisesse.

    Nada muito complicado de se por em prática, o duro vai ser convencer a Microsoft a aceitar uma solução desse tipo, porque isso implicaria tornar o IE um software gratuito e só faria sentido se a Apple, por exemplo, também fosse obrigada a fazer o mesmo em vez de trazer o Safari embutido.

    Enfim, divagações, meras divagações…..

    abcs

    abcs

    • boa idéia =D

      • Joao

        Gostei bastante da idéia do Navegador "genérico".

        Outra idéia: Na instalação do Windows, poderia ter a opção de escolher algum dos navegadores disponíveis (Chrome, Firefox,Opera, até mesmo o IE) para ser colocado junto da instalação do Windows.

  • gabriel

    nao intendi uma coisa…. se o windows vim sem o IE, vao usar o que pra baixar um navegador?? que estranho…

    []'s

    • leia outros comentários aqui q vc vai ver vários jeitos 😛

    • Paulo Ricardo

      FTP rulez =)

  • Herculles

    Imagino que essa decisão da UE seja, um tanto, equivocada! O IE é parte do Windows, é chato ter somente ele como navegador padrão desse SO, mas mesmo assim esse fato não tira a liberdade do usuário de instalar um de sua preferência, um ótimo exemplo disso é o Firefox, mais que consagrado! E já falando do Firefox, já imaginou a UE fazendo algo parecido com as Distros Linux? Sim, pois se eu não me engano o Firefox é o navegador padrão na maioria delas, tem o Konqueror, mas eu não o achei nada prático, logo o deixei de lado! Enfim, se a UE com participação do Opera, não querem mais o IE instalado de fábrica no Windows, sugiro que ela impeça logo o Windows de ser comercializado no velho continente, vista que a Microsoft vai continuar empurrando seus produtos "garganta adentro" de todos que comprarem o seu SO! rsrsrsrsrs… Infelizmente!

    • Paulo Ricardo

      O problema não é incluir o IE. É obrigar a usar o IE.

      • Cesar Duarte

        mas você não é obrigado a usar o IE, usa quem quer, você pode configurá-lo como browser padrão. a maioria do pessoal que comenta aqui no guia do pc usa windows… e firefox.

        • Paulo Ricardo

          Não estou falando do uso opcional. Estou falando do uso obrigatório.

          Motivos diversos: tecnologia proprietária (ActiveX, JScript), sites da Microsoft IE-only (vide Windows Update), etc.

          Disso ninguém fala, mas eu é que não sou bobo.

  • Felipe Alencar

    Eu não acho errado o IE vir junto do Windows, mas eu concordo com o Paulo Ricardo e os demais que falaram que deveria ter uma opção pra instalar ou não o browser já na instalação do Windows, que o usuário pudesse desisntalar quando quisesse, que ele pudesse acessar o site que ele quisesse com outro navegador, e não necessitar do IE para acessar o Windows Explorer, por exemplo. Isso é monopólio, isso é capitalismo selvagem!

    • DUDA

      mais ai fica por conta dos desenvolvedores dos outros navegadores fazer com que eles sejam compativeis com o que hoje é exclusividade o IE ou a microsoft proibe isso?:/

      • Paulo Ricardo

        Tecnologia proprietária não se implementa. Pudera, seria favorável ao monopolismo da mesma.

        • DUDA

          Hummm,dessa eu não sabia 🙂

        • Paulo Ricardo

          PS: Não que seja proibido, mas é algo que geralmente não se faz. A não ser que seja um navegador que use a engine do IE, aí é built-in de qualquer maneira.

        • Paulo Ricardo

          PSS: Além de que ActiveX e JScript são uma PORCARIA. O primeiro é o prato favorito dos antivírus e o segundo, bem, uma tremenda reinvenção da roda.

  • O IE deve vir junto com o Windows, a única mudança que deveria acontecer, é que você poderia removê-lo depois.

    Se a Microsoft fizesse o que muitos sugeriram de como ter outras opções de navegador na instalação do Windows, ela seria processada por outras coisas, pois empresas mais pequenas que possuem seus navegadores, e que a opção não seja possível, se sentiriam inferiorizadas.

    É simples, vem com o Internet Explorer, depois o usuário tem a opção de removê-lo.

    Vocês complicam muito.

  • Tom Crise

    Só parar pra pensar …

    o WMP foi proibido, agora querem proibier o IE, logo mais será o ponto de restauração, já que outra solução do mercado também pode fazer isso, depois vai ser o que, deixa eu ver … pode ser o ntbackup (cujo código fonte era da Veritas), o sistema de fax também tem que ser removido, podemos usar outro que seja "free" e o DVD Maker também, a sidebar, a task manager …

    Ou seja, para praticamente todos os programas "imbutidos" no windows temos uma versão de outro fabricante, a microsoft só coloca o que é dela no windows, e esta no direito, os outros que façam programas melhores, como o Firefox, por exemplo, que automaticamente as pessoas vão começar a migrar para estes software. Ou alguém aqui utiliza o descompactador do Windows, ou a gravação de DVD nativa???

    E só para informação, sabem porque o IE não pode sair do Windows?

    Por que vários programs utilizam componentes do browser funcionar?

    Sendo assim, a Microsoft deveria permitir que os usuários decidissem qual browser utilizar na instalação? Já pensou um escolher entre Firefox, IE, Safari, Opera …. ou Media Player, Winamp, iTunes … Zip, Winrar …

    Desta forma teriamos várias medias de instalação para poder comportar a quantidade de software imbutidos que poderiamos optar por acrescentar ou trocar na instalação do Windows.

    Porque a Mozila não reclamou, igual a Opera, porque seu software esta crescendo, sem precisar fazer isso … o marketing esta aí para isso … a Opera que melhore seu marketing.

    Apesar de ser enorme, o Nero ainda é utilizado no lugar do gravador do Windows, ele é melhor, mas tem várias outras alternativas ao "gigante" Nero, mas o marketing do Nero ainda é melhor.

    Então que a UE e a Opera parem de chorar e comecem a trabalhar pra mostar ao povo que existem outras opções aos softwares da Microsoft.

    Se forem melhores, eles vai se sobressair e, automaticamente, vao tomar o lugar do IE ou qualquer outro software

    • Meu amigo. Pode e deve vir com o melhor que a Cia. tem a oferecer. O que está errado é impedir que o usuário que opte por usar algo diferente continue com o outro, só ocupando espaço, ou forçando determinados serviços a rodarem somente em seus softwares. Isso é monopólio e deve ser combatido!

  • DUDA

    que falta do que fazêr,os outros navegadores não tem capacidade de desbancar o IE por meritos próprios?e daí que ele vem com o windows,isso impede que usem outros?isso é frescura desse "cara"isso sim

    • Paulo Ricardo

      Mais um cego apaixonado. Se é pra falar abobrinha, nem comenta, por favor. 🙂

      • DUDA

        eu disse alguma coisa que não seja verdade?

        • Paulo Ricardo

          Tudo. Racionalize. 🙂

        • DUDA

          os outros navegadores não tem capacidade de desbancar o IE por meritos próprios?

          :tem,basta fazerem um melhor,não só tem como já estão fazendo.

          e daí que ele vem com o windows,isso impede que usem outros?

          R:alguma mentira?

          eu acho que não disse nenhuma"abobrinha" como você falou

        • Não tem capacidade? Hahahaha

        • DUDA

          como eu disse,não só tem como já estão fazendo

        • DUDA, acho que vc viaja muito, só falou coisas fora da realidade, fantasiosa e até tentou defendeu o monopólio como se o pessoal mudaria pra outro se realmente fosse ruim, coisa q não faz sentido algum.

        • Paulo Ricardo

          Compreenda o termo monopólio corretamente e releia seu comentário contradizente. Repito: não há nenhuma verdade, apenas bobagens mal pensadas.

        • DUDA

          eu acho que não estou viajando,o que iria mudar se viesse sem o IE?vc iria continuar usando o FF eu iria baixar e continuar com o IE,eu mesmo tenho 3 navegadores e uso todos e não vejo grande diferença todos fazem a mesma M****,pra vocÊ muda alguma coisa o IE estar lá? você usa ele?só usa quem quer,quanto aos usúarios leigos acho que hoje quase não existe mais isso,praticamente qualquer um sabe que existem varios navegadores,como o Andres disse o google mesmo faz propaganda do chrome no orkut youtube e etc… qualquer um que entra em qualquer site do google vai saber do chrome

        • Paulo Ricardo

          Continua viajando… Quer uma dica? Releia todos comentários.

        • DUDA

          você,falou,falou e ainda não me respondeu aonde eu estou viajando,me de um exemplo

        • Paulo Ricardo

          Estamos nos referindo à questão do monopólio.

          que falta do que fazêr,os outros navegadores não tem capacidade de desbancar o IE por meritos próprios?

          Capacidade de desbancar o IE é o que não falta. O Firefox vem mostrando isso muito bem. Contudo, o monopólio atrapalha o avanço. Não fosse ele, a realidade seria outra.

          e daí que ele vem com o windows,isso impede que usem outros?isso é frescura desse “cara”isso sim

          Como dito por diversos comentários, o problema não é necessariamente o IE vir com o Windows, mas sim manter vínculos com o mesmo e ser o único a rodar tecnologias proprietárias da Microsoft, o que atrapalha os outros navegadores de avançarem ainda mais.

          Portanto, não é questão de frescura. Trata-se de uma concorrência desleal.

    • DUDA

      "Como dito por diversos comentários, o problema não é necessariamente o IE vir com o Windows, mas sim manter vínculos com o mesmo e ser o único a rodar tecnologias proprietárias da Microsoft, o que atrapalha os outros navegadores de avançarem ainda mais."

      sim,isso é verdade mais não chega aser esse exagero.

      e pelo que eu entendi o que a UE esta´reclamando é o fato dele vir instalado,até porque os vinculos podem continuar mesmo o IE se tornando opcional,certo? 🙂

      • Paulo Ricardo

        Não chega a ser esse exagero?! Não fosse, a UE não estaria reclamando. 🙂

        A reclamação da UE na minha visão e pelo que eu tenho lido sobre se refere mais ao vínculo que o IE mantém com o Windows e pelas tecnologias proprietárias que só ele tem. Se considerarmos o problema do vínculo, podemos chegar a conclusão de que estão reclamando dele vir instalado no Windows por isso. Se resolvessem o problema do vínculo e das tecnologias proprietárias garanto que a UE nunca mais acusaria a Microsoft em relação ao IE.

  • Alexandre

    Acho que bastaria apenas a opção de desinstalar o IE. Simples.

  • Danilo Souza

    Como iremos baixar um navegador de preferência se não tivermos um instalado no SO? :rolleyes:

  • Joao

    Leia aminha solução( Está nas respostas anteriores)

  • George Henderlite

    pra vocês todos: o que munda na vida de vocês em usar o navegador de fulano ou de beltrano. todos fazem a mesma coisa.

  • vinihcius

    “Windows 7: União Europeia acusa Microsoft de monopólio com IE"

    Mas não é ela que gera seu monopólio, são as pessoas que compram(ou pirateiam) os seus Windows, se todas as pessoas do mundo parassem agora de compra-los e jogassem seus atuais PC’s fora ela teria monopólio? não, pois não é ela que faz

    livre comércio? o comércio é livre sim, pois as pessoas são livres para escolher seus SO. Outra é que a MS não bate na porta de cada um dizendo para usarem os Windows, as pessoas vão por que querem, então tem que se contentarem com o que vem no SO.

    Então por que não tiram o Media Player por que existem outros vários, por que não tiram o Paint por que existem outros editores de imagens simples, Por que não tiram o Windows Firewall por existirem outros? o comércio tem que estar livre não é? então tira tudo de circulação, isso atrapalha alguém? sou livre para nem relar o ponteiro do mouse no internet explorer e usar outro novegador, aumentando assim a porcentagem de mercado que o outro tem.

    Elogio esse IE vir colado no Windows por um lado pois, ela oferece vários softwares criados pela mesma, a única coisa que faz é junta-los em um SO. Não é isso que faz o linux e o firefox? ou a MAC e safari.

    • Paulo Ricardo

      Também releia todos os comentários, as contra-respostas já foram ditas umas par de vezes.

  • PHC

    O IE vindo com o explorer só serve para ocupar espaço…

    Não sei por que a M$ briga tanto por ele, sendo que é uma m*rd*…

    Quando o IE estiver igual ou melhor que o Firefox, ai sim eu defendo a M$ com gosto, mas do jeito que esta não da não…

    • Renan

      IE ser igual ou melhor que o FireFox?? Vc só pode estar sonhando mesmo viu!!

      • PHC

        Também achoo muuuuuuito difícil… Mas nunca se sabe… 😛

  • Na minha opinião nenhum monopólio é bom!!!!!

  • livio

    porque a UE e a OperaSoft não processam também a Apple por incluir o Safari no OSX? e porque também não processam as distribuilões Linux por incluirem apenas o Firefox como navegador e também por incluírem o OpenOffice?

    Isso é mimimi de quem não consegue conquistar o mercado!

    Alguém viu alguma vez a Mozilla mover alguma ação contra a MS??!? O Firefox conseguiu conquistar mais de 20% do mercado sem precisar fazer mimimi.

    Mas se quiserem uma solução para o "problema", basta que o usuário possa escolher na hora da instalação do Windows se ele quer ou não que o IE seja instalado, mas aí o sistema ficaria sem navegador, e se a MS colocasse um navegador sem nada, ainda seria o IE, só que sem nome e nenhum recurso adicional.

    O sistema operacional tem que vir completo, com tudo funcionando, inclusive o acesso a internet. Não é o que clamam os defensores do Linux que as distribuições vem com muito mais programas e recursos que o Windows?

    • Joao

      "porque a UE e a OperaSoft não processam também a Apple por incluir o Safari no OSX? e porque também não processam as distribuilões Linux por incluirem apenas o Firefox como navegador e também por incluírem o OpenOffice?"

      Porque eles podem ser facilmente desinstalados, o que não é o caso do IE.

      Além disso, como você pode sair falando do Linux e do Mac OS X, se eles ao menos foram citados na matéria?

    • Paulo Ricardo

      […] e porque também não processam as distribuilões Linux por incluirem apenas o Firefox como navegador e também por incluírem o OpenOffice?

      Não gerenalize pois assim você me faz crer que só conhece o Linux pela mídia. Existem muitas distribuições que não adotam o Firefox e muitas outras que também não adotam o OpenOffice. Além do mais, em qualquer uma delas o software que vem incluído não é parte integrante do sistema e pode ser removido e trocado. Por favor, compreenda corretamente o termo "monopólio". Tá difícil.

  • Irsaum

    É um absurdo ter gente que defende o monopilio!

    Devei ter uma opção se queria ou nao instalar algums aplicativos, e nao simplesmente instalar tudo junto, quando se instala o I.E. nenhum principiante consegue removê-lo completamente.

    O proximo passo da M$ e nao permitir nenhuma aplicação que seja da M$ no windows!

    Ou depois de instalar o windows ele vai apagar tudo que ta gravado na MBR para que so fique o windows, e nao permitir que o sistema trabalhe com outro em dual boot!

    A M$ nao visa o bem estar dos usuarios, so quer ser dona de tudo!

    • marcos carvalho

      entao deviam processar a Apple também por embutir o Safari nos seus SO's, concorda?

      abcs

      • Voce consegue remover o Safari do OS X, mas não consegue remover o IE do Windows. Essa é a diferença

        • livio

          Mas o Safari vem embutido no OSX do mesmo jeito que o IE vem no Windows

        • Mas dá pra tirar e usar o Firefox. Parece que vocês não querem entender. Nem a Opera quer entender o problema. Também acho meio ridículo querer obrigar a MS a remover o navegador do sistema. Tem que colocar sim, mas se o usuário quiser remover o treco, ele remove! O fato é, atualmente, isto é impossível de se fazer sem avariar o sistema. No MacOSX e no Linux você faz e com gosto. O sistema continuará estável. O problema do Windows é não permitir que se removam componentes desnecessários para o sistema, a até vai além, como de impedir o acesso a serviços que não forem acessados via software da própria MS. Isso nem a Apple, nem nenhuma distro Linux faz.

        • livio

          A questão não é se dá pra tirar (e eu duvido que a maioria dos usuários se importe), a questão é o navegador vir junto com o SO, e é justamente esse o motivo do processo por parte da UE e da OperaSoft.

          O que a Apple e as distribuições Linux tem de tão especial que não podem ser processadas por fazer exatamente a mesma coisa que a MS faz?

        • A Apple ainda vai, mas no Linux você vai processar quem? Linus Torvalds? 😛

  • Pingback: Geral PC » Blog Archive » Microsoft é acsada de monopólio - mais uma vez()

  • Wesley

    Tem alguns comentários aí em cima que são péssimos.

    Criticam a MS mas mesmo assim usam Windows, como se fossem obrigados.

    E não são nada obrigados, sem contar que é pago.

    Ou gostam de falar mal da MS porque "pega bem", ou são ignorantes o suficiente pra comprar um produto péssimo.

    "A M$ nao visa o bem estar dos usuarios, so quer ser dona de tudo!"

    Não sei como consegue usar o Windows pensando assim.

    Deve gostar de sofrer.

    Alguns aqui são contra a MS porque o IE é ruim… mas isso nem entra em cogitação.

    Parabéns a alguns comentários salvos, tanto de acusação quanto de defesa.

    ——

    "E nós webdesigners ficar nos matando pra ter CSS compatível!"

    Verdade… o IE 6, principalmente, é horrível quanto a isso.

    ——

    Ter como desinstalá-lo acho importante, não necessário, afinal dá pra você ter outro navegador funcionando normalmente.

    Eu, como usuário, nunca precisei dessa opção.

    Afinal, se você não usar o IE, ele fica lá, obsoleto.

    Na prática, é a mesma coisa.

    Nós, USUÁRIOS, temos total liberdade quanto ao uso de navegadores.

    Então essa idéia de monopolismo é de empresas.

    O IE vir embutido no Windows, é normal. Nada mais do que merecido.

    Imagine, se continuar assim, daqui uns anos, só virá o Kernel no S.O.

    Sou contra o monopolismo, mas dizer que o IE vir embutido no Windows é pratica monopolista, já acho demais.

    Espero não ser apedrejado 😀

    E que não amaldiçoem algumas gerações da minha família.

    • vinihcius

      Cara, tu falou tudo, eu não reclamo, por que posso usar o navegador que me der na telha.

      Tem um certo comentário ai falando mal do IE no Windows… E TA USANDO IE no Windows hahahahaha

      🙂

      • Paulo Ricardo

        Nem sempre você pode usar o navegador que lher der na telha. O monopólio proprietário lhe obriga a usar o IE para usar ActiveX, JScript e afins, principalmente em sites substanciais da própria Microsoft. Além do fato da ligação do MSHTML com o sistema. Exemplos inegáveis de manipulação de usuários. O IE vir no Windows é um direito da Microsoft. Atrelá-lo como parte integrante do sistema é pura intenção monopolista, uma vez que não se faz necessário.

        PS: Estou usando Windows XP hoje porque me mudei e ainda não trouxe meu PC, estou usando um notebook emprestado. Mas claro, sem IE. 😛

  • Irsaum

    Aqui eu so uso WINDOWS porque é um computador da empresa e os desenvolvedores ainda nao consegui portar a aplicação para linux, mas pode ter certeza que quando eu conseguir isso pelo menos no trabalho nao usarei mais windows para postar aqui!

    E a proposito QUANDO voce viu uma atitude da M$ a favor dos usuarios???

    E particularmente nao gosto da forma que a M$ empurra seus softwares para gente! mas é merito dela pois ela é quem manda nos pcs domesticos, e muita gente nao sabe usar nada alem do que vem instalado no pc!

  • @Paulo Ricardo:

    O engraçado é que no Vista, ao tentar acessar um site pelo Explorer, o Firefox (navegador padrão) é acionado…

    Sobre o iPhone, lembra daquela notícia da Apple barrar o Opera Mini na App Store? Então, eu vejo isso como a Apple se aproveitando da alta do iPhone e iPod para enfiar o Safari no povo. A desculpa da empresa é não duplicar aplicações no gadget. Oras, quem decide isso é o dono do aparelho. Se ele quer um iPhone com dez navegadores diferentes, problema dele. 😛

    O Windows Update do Vista está integrado ao sistema. Apesar disso vir desde o Windows XP, no Vista (e 7) o uso do IE é realmente dispensável. Inclusive ao acessar o Windows Update por ele, só aparece uma mensagem dizendo para procurar no Painel de Controle…

    Também já existe uma ferramenta do WGA para qualquer navegador. 🙂

    Só me lembro de precisar do IE para fazer uma coisa: Abrir páginas com conteúdo de Windows Media Player. Já procure algum plugin dele para o Firefox e encontrei, só não funcionou. 😛

    No passado o IE realmente apelou, mas hoje eu posso dizer que praticamente nunca precisei dele para nada, pelo menos explicitamente. Mas enfim, continuo apoiando a idéia de uma instalação do Windows personalizada, onde realmente possamos remover o que não utilizaremos (e isso não é exclusividade do IE).

    • Paulo Ricardo

      O MSHTML não era usado somente no Explorer. Também era usado na aplicação de ajuda, no Office, enfim, tudo em que fosse renderizar HTML, tendo a navegação inline diretamente/indiretamente atrelada ao IE.

      Sobre esse assunto do iPhone eu também acho errado, tal como incluir o Safari nas atualizações do iTunes ou vender o Mac OS somente para plataforma Mac. A Apple também é monopolista. Só usei a liderança do iPhone nos EUA como exemplo de dominância sem monopólio – afinal, ninguém é forçado ao comprar o iPhone.

      Tudo bem que o Windows Update (aplicação) seja integrado ao sistema a partir do Vista. Isso é até ótimo, por sinal. O problema é o site. Pode ser dispensável, mas não deixa de estar errado. Além do mais, o site do Windows Update foi só um exemplo. 🙂

      Tem-se tecnologias proprietárias como ActiveX e JScript que te obrigam a usar o IE. Não há escapatória. Até tinha um aí projeto paralelo de ActiveX no Firefox, mas foi descontinuado. Neste ponto, graças a Deus! 😛

      []'s

      • Ninguém é obrigado a comprar um PC com Windows instalado também. E se comprar, não é obrigado continuar usando o sistema. 😛

        No passado realmente me lembro de precisar do IE para acessar alguns sites exclusivos para esse navegador (como Windows Update). Mas até hoje, depois de um ano usando o Vista como sistema principal, minha experiência diz o contrário. Como disse anteriormente, só precisei do IE para acessar o site de uma rádio (que precisava do plugin do Windows Media Player). Eu sei que ainda existem alguns sites e aplicações "exclusivas" para o IE, mas atualmente, pelo menos para mim, é insignificante. 🙂

        (Só vi sua resposta agora :P)

    • Paulo Ricardo

      (Se sair repetido, apaguem um, por favor)

      O MSHTML não era usado somente no Explorer. Também era usado na aplicação de ajuda, no Office, enfim, tudo em que fosse renderizar HTML, tendo a navegação inline diretamente/indiretamente atrelada ao IE.

      Sobre esse assunto do iPhone eu também acho errado, tal como incluir o Safari nas atualizações do iTunes ou vender o Mac OS somente para plataforma Mac. A Apple também é monopolista. Só usei a liderança do iPhone nos EUA como exemplo de dominância sem monopólio – afinal, ninguém é forçado ao comprar o iPhone.

      Tudo bem que o Windows Update (aplicação) seja integrado ao sistema a partir do Vista. Isso é até ótimo, por sinal. O problema é o site. Pode ser dispensável, mas não deixa de estar errado. Além do mais, o site do Windows Update foi só um exemplo. 🙂

      Tem-se tecnologias proprietárias como ActiveX e JScript que te obrigam a usar o IE. Não há escapatória. Até tinha um aí projeto paralelo de ActiveX no Firefox, mas foi descontinuado. Neste ponto, graças a Deus! 😛

      []'s

  • Irsaum

    NO linux vai processar quem? linux não é comercializado! me corrija se eu estiver enganado… e outra coisa quando se instala voce tem a opção de escolher quais aplicativos deseja instalar! e o sistema nao fica preso em nada! sem falar que para que algums porgramas funcionem nao é obrigatorio ter outros instalados.

    E quanto ao safari da aple, eu nunca usei mac os, mas quando instalei ele no windows removi facilmente, pode ser que nao tenha nada a ver quando se tenha o safari no mac, mas quando eu desinstalo o I.E. do windows, mal consigo navegar na internet, e nem uso msn…

    Ou seja o WINDOWS foi feito para se usar o I.E. e se quiser instale outro por conta propria, mas nao remova o I.E.

  • DUDA

    ninguem é obrigado a usar porque está lá

    • Paulo Ricardo

      Leia tudo novamente. Tu não está entendendo…

  • Irsaum

    a questão é: VOCE È OBRIGADO A INSTALAR! e Não consegue desinstalar!

    • DUDA

      seja sincero,pra vocÊ iria fazer diferença se desse pra desinstalar?

      • Claro que faz. Eu tenho o direito de escolher o que eu quer instalar e desinstalar.

      • Irsaum

        Claro! o computador é meu! eu descido o que eu instalo ou não!

      • DUDA

        nesse ponto sim

  • Felipe

    Engraçado, quando eu formato o micro, eu uso o IE para entrar no site do Mozilla e baixar o Firefox. Sem IE, como fica?

    • Irsaum

      hehehe… boa!!! sem o I.E. como entrar na internet para baixar o FIREFOX?

      mas, poderia ser feito da mesma forma que faziamos com netscape?

      Nos tempos de win95 o netscape era a unica forma que eu conhecia para navegar na internet! e eu tinha que arrumar "um" DISQUETE de instalação ou usar um WINCHESTER para copiar a instalação que eu tinha!

      Mas isso é outra historia!

      O Fato é, o I.E. só é o mais usado devido a politica da M$ de nos empurrar softwares.

      Mas como ainda tem gente que gosta desse tipo de coisa… a M$ deveria perguntar se queremos ou não instalar, e quando nao quisermos o windows simplestemente nao instala e nao coloca outros softwares dependentes.

    • Paulo Ricardo

      Pelo FTP oras. 😛

      PS: Mas o IE deve vir com o Windows. O contrário disso é outro monopólio, rs…

      • Felipe

        Sim, pelo FTP. Vou ter de ligar para um amigo ou decorar o FTP deles? Estamos num mundo que temos de facilitar, não complicar.

        • Paulo Ricardo

          Como eu disse, o IE deve vir com o Windows. Contudo, sem elos nem tecnologias proprietárias que forcem seu uso. É contra isso que a UE e a Opera Software ASA estão brigando: tying, a famosa venda casada.

          Saiba mais: http://en.wikipedia.org/wiki/Tying_(commerce)

  • Bruno

    Daqui apouco a google tambem vai tomar um processo desses.. rsrsrsrs

  • DUDA

    "Sem fantasias, por favor. O iPhone é o celular mais vendido nos EUA. É um monopólio? Não, usuários compraram porque quiseram."

    as pessoas também compram o windows porque querem

    • Paulo Ricardo

      Ninguém está proibindo ninguém de comprar o Windows. 🙂

    • Irsaum

      O que esta sendo discutido é a venda casada! nao tem nada a ver com o quem vende mais!

      Simples fato de voce ter um produto mais vendido nao quer dizer que voce deva embutir outros aplicativos para fortalecer sua marca, obrigando que os usuarios para terem acesso aos seus produtos sejam obrigados a usar uma ferramenta sua.

      Esse tipo de atitude que tem que ser repudiada, e nao venerada!

      • DUDA

        mais ai já é uma questão de opnião,

        na minha opnião o cara fez o produto ele coloca o que ele quer compra quem quer.:)

  • Joao

    http://www.neowin.net/news/main/09/01/27/eu-may-f

    É, pelo jeito a coisa tá fcando mais feia ainda pra M$…

    Segundo o Neowin, a EU TALVEZ force a M$ a colocar o Firefox pré-instalado no Windows.

    • Paulo Ricardo

      Ha ha ha! Pena que isso é meio utópico, mas seria muito bom se viesse a se tornar realidade. 😛

  • Gutuu

    ABSURDO!!

    Como q o widnows vai ficar sem seu navegador?

    como o povo vai baixa o firefox ou o chrome sem o IE?

    Sem isso o windows 7 vai se um lixo.. pq as pessoas não vão ter como navegar na internet..

    se fosse assim esses europeus aí deviam processar a Apple

    pq o safari vem incluso no Leopard, o iTunes tambem..

    Qlquer SO vem com um navegador padrão..

    e pq tem q ser diferente com o windows 7??

    • Não ler a matéria e ver que o problema não é somente o fato dele vir junto com o Windows, isso sim é um absurdo.

  • Pingback: Organismos de controle: interesse privado e o interesse coletivo – Sinapses Livres()