Notícias

Internet Explorer pode estar com os dias contados

O navegador mais usado do mundo, Internet Explorer, pode estar com os dias contados. O “Gazelle Web Browser“, nome dado pela Microsoft Research, pode vir a ser o substituto do IE.

O animal africano gazelle, ou gazela, em português
O animal africano gazelle ou, se preferir, gazela em nosso português

Segundo informações divulgadas publicamente, o parente do veado(?) Gazelle traz melhorias significativas na parte de segurança e compatibilidade, características fundamentais de um bom navegador, mas que o Internet Explorer falhou durante muito tempo. A segurança é conseqüência do modo que o Gazelle opera, como um sistema operacional. Além disso, ele trata cada elemento (iframes, subframes e plugins) separadamente. Resumindo: O navegador ficará isolado, não interagindo diretamente com o Windows

Uma das maiores críticas ao Internet Explorer é a segurança – a falta dela, na verdade. Com esse ponto sendo tratado de forma especial desde o início, o futuro (ou não) browser vem a calhar para frear a forte queda da Microsoft no mercado de navegadores e crescimento dos concorrentes, principalmente o Mozilla Firefox. Com o domínio da gigante no ramo dos sistemas operacionais, isso também será benéfico para todos a longo prazo, principalmente usuários leigos. É do conhecimento de todos aqui que muitos usam IE6 por sequer saber que outro navegador existe, ou pior, pensar que aquele ícone azul é a própria internet.

Mas nem tudo é perfeito ainda. Diferentemente da gazela (animal), o protótipo de navegador não é veloz. Por conta de todas essas mudanças e adaptações, a performance não é das melhores. Os desenvolvedores acreditam que isso possa melhorar com alguns ajustes. Porém ainda é cedo para falar sobre isso, já que tudo não passa de um protótipo com partes baseadas no IE, sem datas ou previsão de lançamento público.

Obviamente, mesmo que a Microsoft lance esse novo navegador hoje, o Internet Explorer (principalmente a versão 6) não vai desaparecer tão cedo – para o desespero dos desenvolvedores. Além disso, não há nenhuma garantia de que o Gazelle vingue. Como qualquer projeto mantido no Microsoft Research, centro de pesquisas dentro da Microsoft, está sujeito a nem “sair do papel”.

Se tudo isso virar realidade, uma coisa é certa: No futuro teremos uma briga selvagem entre o panda vermelho e a gazela.

Fontes: Techworld e Info. Agradecimentos ao Guilherme de Macedo (ou Guilherme Mac, nome usado nos comentários) pelo envio da sugestão via e-mail de contato <contato@guiadopc.com.br>.

Tags: Internet, Microsoft, Mozilla, Segurança

Você também vai gostar

Leia também!