Notícias

Conheça o vocabulário de quem compra pela internet

boletou algum produto hoje? Ou quando abriu a página da loja, os gafanhotos já haviam comprado tudo? Melhor: não faz ideia do que significam estas palavras, mas já leu elas em algum lugar? Não tem problema. Com quase 50 milhões de pessoas comprando pela internet em 2013, o e-commerce brasileiro praticamente incluiu novas palavras no nosso vocabulário, principalmente para os amantes de compras – e descontos – pela internet.

promocao

Nem precisamos citar as facilidades de comprar pela internet para justificar a “comunidade” que se criou em torno das compras online. Ela pode não ser homogênea e simples de identificar, pois está espalhada por toda a internet, seja em sites, fóruns, blogs, grupos no Facebook, etc. Mas é fato que a busca por promoções e descontos tem chamado a atenção até de quem tinha receio de gastar dinheiro online. Por isso, decidimos criar um pequeno dicionário (que será constantemente atualizado e revisado) com os termos mais comuns utilizados pelos veteranos das compras online, para facilitar a vida de quem, meio que sem querer, deu de cara com uma “promobug” e quer saber se deve “boletar” ou não.

Dicionário de Compras Online

Boletar

Certamente, este é o verbete mais utilizado e conhecido dos compradores online. Ele funciona como um verbo, e significa, basicamente, gerar o boleto de um pedido. Mas também vai além disso: ao fazer uma compra por boleto, o comprador “garante” a disponibilidade daquele produto para ele. E, consequentemente, a indisponibilidade do mesmo produto para outros compradores, caso seja algo muito requisitado. Boletar algo não quer dizer, necessariamente, que a pessoa irá efetuar a compra e pagar o boleto. Geralmente, a data de vencimento do boleto é de dois ou três dias após a data do pedido. Então, os compradores primeiro boletam, cedendo ao impulso consumista para “reservar” o produto, e, só depois, pensam se realmente querem ou precisam daquela compra. Se não quiserem, o boleto e a compra são automaticamente cancelados pela loja.

Exemplo: “Valeu pela dica, boletado kit com duas.” (fonte)

Cartonar

Seguindo a mesma lógica do verbete anterior, cartonar quer dizer, no jargão dos compradores online, comprar pelo cartão de crédito. É tanto uma expressão como um prática menos comum do que o ato de boletar, já que a compra pelo cartão de crédito é efetuada na hora, e o cancelamento dá muito mais dor de cabeça. Por isso, não é tão irritante para os outros consumidores quanto as compras por boleto – que, geralmente, fazem com que o produto se esgote rápido. Quem cartona um produto é porque (provavelmente) vai ficar com aquela compra.

Exemplo: “Cartonado!!! Valeu!!!! Verdinhas pelo preço!! Foi de presente pra irmã que tava precisando.” (fonte)

Credit-cards

Gafanhoto

Ao contrário das palavras anteriores, o gafanhoto não é um verbete e nem uma expressão, mas sim uma definição, um nome, ou, até mesmo, uma “espécie”. Aliás, uma espécie bem peculiar e pouco bem vista nos fóruns e sites onde as promoções são compartilhadas. O gafanhoto é aquele comprador que, ao ver uma promoção, desconto ou “promobug” imperdíveis, boleta uma quantidade absurda de produtos, esgotando-os rapidamente, e “tirando” a oportunidade de outras pessoas comprarem. O nome foi inspirado no próprio animal devido ao seu comportamento destruidor. Quando um bando de gafanhotos atacam uma plantação, ela desparece em questão de minutos. Quando os gafanhotos atacam uma promoção, acontece exatamente a mesma coisa.

Exemplo: “Putz, estes gafanhotos viu, apesar de que prefiro vídeos/livros e afins sobre a 2ª GM, mas seria interessante conhecer algo da primeira.” (fonte)

Promobug

Promobug é um neologismo dentro dos neologismos encontrados no vocabulário de quem compra pela internet, se é que podemos defini-lo assim. É a junção de duas palavras: promoçãobug. A primeira, todos sabemos o que significa. A segunda, talvez você também já conheça – refere-se ao termo técnico, em inglês, que designa algum erro ou falha em um sistema. Então, quando vemos um produto com um valor bem abaixo do mercado, e não há qualquer indício claro de promoção por parte da loja, provavelmente ele foi ocasionado por uma falha do sistema. Se for possível comprá-lo por este valor, temos, aí, a famosa promobug: uma falsa promoção causada por um bug na loja. É o assunto que mais causa discussões acaloradas na internet (principalmente em fóruns), tanto pela ética em comprar algo explorando uma falha, quanto para receber o produto comprado em uma promobug. Assim como as outras palavras, o termo não existe “oficialmente”, e muito menos é reconhecido pelas empresas.

Exemplo: “Boa oportunidade pra quem perdeu o promobug de R$ 1.319,00!” (fonte)

Conhece algum outro termo muito utilizado pelos “compradores da internet”? Conte pra gente.

Antes de terminar o post, uma pequena observação: estas quatro palavras surgiram em fóruns da internet. Segundo nossa pesquisa, elas foram popularizadas pelo hardMOB. Lá está hospedado um dos maiores fóruns de informática e tecnologia do Brasil, e uma de suas áreas mais visitadas é a de Promoções. Portanto, se você é um “hardmobiano” e leu este post, fique à vontade para corrigir, acrescentar ou até mesmo divulgar este pequeno dicionário!

Tags: Destaques

Você também vai gostar

Leia também!