Browse By

Criando uma “imagem” do disco rígido – parte 1

Muitos usuários do micro reclamam que, de tempos em tempos, tem que “formatar” o HD (disco rígido) para que o sistema volte a funcionar de maneira eficiente. A formatação e reinstalação de aplicativos dá um trabalho enorme, além da perda de tempo. E o pior é que nem sempre resolve o problema!

Uma técnica muito mais eficiente e rápida é restaurar o computador para um estado anterior onde tudo funcionava corretamente. Aliás, desde o Windows XP, existe a “Restauração do Sistema” para tentar resolver estes “problemas”. Infelizmente a “restauração do Sistema” nem sempre é eficiente e resolve a situação. Nos casos mais complicados, o ideal é fazer uso de uma “imagem” do HD.

Uma “imagem” é um backup total da partição de sistema, com uma grande vantagem: a restauração deste Backup é muito simples e rápida. Normalmente a restauração de um backup total é demorada e necessitamos ter o programa de restauração instalado numa partição com sistema operacional. Os programas usados para criar “imagens” de partições geram um “CD ou DVD de recuperação”. Assim, basta dar “BOOT” por esse CD/DVD para acessar o programa de restauração de imagem e restaurar a mesma.

O programa para criação de “imagem” que utilizaremos será o MACRIUM REFLECT. A instalação do Reflect é muito simples (Next>Next>Finish). Quando for executado pela primeira vez, o Reflect vai se conectar via Internet com o site do fabricante para obter uma licença gratuita de uso, como mostra a tela a seguir:

Se tudo estiver OK, o programa terminará sua instalação e apresentará uma tela semelhante a seguinte:

Clicando no primeiro botão da barra de ferramentas do programa (Create backup image…) se inicia um assistente para criação de imagens.

Clicando Next, escolhemos qual a partição que desejamos criar a imagem. Notem que podemos criar uma imagem de todo o HD (todas as partições de um HD) ou apenas de algumas partições. No nosso caso, escolhemos apenas a partição de sistema (C:).

Agora é só selecionar o local para armazenar a imagem. Notem que o programa oferece 3 opções:

  • Pasta no HD (Local Hard Disk)
  • Rede (Network)
  • Gravador de CD/DVD (CD/DVD Burner)

Se nós seguirmos as dicas do artigo organizando dados no computador, devemos ter uma partição de dados disponível no nosso HD. Assim, escolhemos a primeira opção. Mas poderíamos colocar num computador da rede ou ainda gravar DVDs ou CDs com a imagem.

Escolhemos a partição de dados para armazenar a imagem (E:).

O processo de criação da imagem está prestes a começar. Se quisermos ainda podemos modificar algumas opções clicando no botão “Advanced”.

Clicando no botão “Finish” ainda aparece uma tela onde podemos dar um nome para o backup ou criar uma arquivo (XML) com todas as opções escolhidas para este backup. Finalmente a criação da imagem se inicia:

Neste exemplo, o arquivo de imagem ficou com 6 GB (a partição estava com, aproximadamente, 9 GB ocupados).

No próximo artigo vamos mostrar como fazer a restauração da imagem. Um grande abraço e até lá!

  • http://zrageburn.deviantart.com Maurício

    Isso é muito bom… no Vista dá pra fazer tranquilamente (como você já demonstrou em artigo passado).. no XP eu só conhecia o Ghost da Symantec… fico no aguardo ansiosamente para ver o tutorial de restauração ;D

    Abraço

    • http://www.guiadopc.com.br Abel Alves

      Para mim, o melhor de todos é o Acronis True Image, mas o Reflect é freeware!

      []'s

      Abel

      • http://zrageburn.deviantart.com Maurício

        Como se diz… de graça até injeção na testa… hehehe, mas estive pensando aqui… e gostaria de sugerir… Um tutorial falando sobre a opção de Backup do Windows 7 (mesmo que ainda não lançado oficialmente) seria um tanto interessante 😀

        []'s

  • http://blog.brunodias.org Bruno Dias

    Muito interessante este programa, mas fiquei com uma duvida. Ele faz imagem do “C” mesmo com o windows rodando?

    • http://www.guiadopc.com.br Abel Alves

      Sim. Se algum arquivo ainda estiver “aberto” ele avisa que será fechado, impede acesso ao disco, e faz a imagem. O True Image também faz assim. Dá até para restaurar dentro do Windows, mas não pode ser para a partição ativa.

      []’s

      Abel

      • http://informeishion.com/ Felipe

        Mas, não poderia fechar algo "essencial" do Windows, faznedo ele parar de funcionar?

  • Pingback: Guia do PC()

  • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

    É realmente muito útil essa “imagem” da partição do sistema. Sempre faço isso com o Windows Vista/7 ( http://www.guiadopc.com.br/dicas-e-tutoriais/2837/criando-uma-imagem-no-windows-vista.html ).

  • Felipe Alencar

    EX-CE-LEN-TE dica! Veio bem a calhar. É indispensável você ter uma imagem do seu sistema. evita muita dor de cabeça e economiza tempo. Reinstale o Windows, atualize a máquina, instale seus programas, otimize o sistema com algum programa do gênero(TuneUp, CCleaner, Glary Utilities etc) e pronto! Crie a imagem! Te salvará em muitos casos!

    • http://twitter.com/JoaoBerdeville Joao

      [2]

      Mas, ainda assim prefiro manter uma partição separada com os arquivos e programas instalados nela. Aí, não preciso fazer backups. Se der vírus, a coisa vai ser na partição do Windows.

      • Felipe Alencar

        Tenho 2 HDs(3 na verdade, só que um é praticamente inutil,3GB), um eu uso para partição Windows, onde instalo o sistema(lógico!) e os programas, a outra eu reservo para meus arquivos pessoais, mas mesmo assim por questões de segurança, mantenho esses mesmos arquivos hospedados no MediaFire, caso o meu segundo HD dê pau. Nunca se sabe né!?

        ^^

        • http://informeishion.com/ Felipe

          O MediaFire não tem um motor de busca? Ou seja, não é possivel baixar seus arquivos de qual quer maneira? E algo como GTA IV (uma .iso LEGAL dele…), como colocar no MediaFire? Eu acho meio furada essa de colocar no mediafire…coloque no skydrive…mais seguro

        • http://twitter.com/JoaoBerdeville Joao

          Seria legal usar um HD pros Arquivos pessoais, um segundo para o Windows e um terceiro para um SO de reserva, no caso do seu atual der pau.

  • http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=15928961493799727266 João Pedro

    Tenho uma partição especial do meu computador só pra armazenar a imagem pra depois ultilizar depois da formatação

  • Rodrigo

    Muito legal o artigo! eu já tinha feito backup com imagens antes… só q eu fiz com linux. fiz um dd com zeros numa imagem *.img, depois formatei essa imagem e coloquei os arquivos dentro tudo via terminal.

    Excelente dica!

  • André Lucio

    O Nero BackItUp 4 tb é muito bom, faz a cópia bem rápida e super seguro

    mas dando boot pelo CD – eu recomendo

    Abraço

  • http://www.ichtusgate.wordpress.com Felipe

    Excelente post! só não sei o que fazer com 80gb ocupados, rsrs

  • http://informeishion.com/ Felipe

    LanHouses fazem isso não fazem?

    • Guilherme

      Sim, até mesmo grandes empresas, pois são uma grande rede de computadores e se algum pega vírus, fica meio dificil de formatar todos e por isso fazem a imagem do pc antes de pegar o virus.

  • Érico

    Boa Abel. Fico aguardando o tutorial para "QUALQUER tipo de sistema operacional". []s

  • Pingback: Criando uma “imagem” do disco rígido - final » Guia do PC()

  • Pingback: Solucionáticas, de 27 de junho de 2009 » Guia do PC()

  • vlademir

    olá. referente a imagen criada, se eu por algun motivo tiver que formatar a unidade c: >, posso usar outra maquina para desmontar essa imagen! e depois montala na unidade c: >?

    Contudo rodara perfeitamente?

    sim ou não?

  • Gilmar

    Parabéns Abel, excelente postagem e colaboração! Pô meu chapa, tu tem Poder; domina como poucos os Sistemas. Tem muita bagagem!

    Faço alguma idéia do quanto lhe custou tudo isso!

    Funcionou muito bem, mas só saberei se funcionará bem, quando eu precisar "de novo". Precisei duas vezes e não tinha a "imagem"! Coloquei o DVD Wind 7 Rc e consegui resolver, nem sei bem ao certo como foi. Deu certo, é o que importa!

    Abel, será que posso emendar aqui uma solicitação de ajuda? Bom, se puder, me responda, senão, saberei também! É o seguinte:

    No meu Note Dell Inspiron 1545, 3 Gb Ram, HD 320, com o Vista Home instalado, o botão Hibernar no Menu Iniciar está aqui, mas não Hiberna mais. Vou no Painel de Controle, Opções de Energia e me informa que "As informações dos planos de energia não estão disponíveis"!

    O que pode ter acontecido? Como pôde ser desativada a opção assim, sem mais nem menos?

    Pedi suporte na Dell, e eles me mandam um monte textos pra ler, os quais li todos, mas nenhum deles dizem nada sobre o tal botão.

    Por acaso dessa vida, voce não poderia me dar essa forcinha?

    Se não puder, e nem for aqui, mesmo assim sou-lhe grato, pois tuas inúmeras dicas, são um LUXO para leigos e "fuçadores", como eu.

    Deus te Ilumine!

    Gilmar.

  • Michele

    Eu gostaria de saber se esse programa serve para o Windows 2003 server enterprise edition Release 2! Caso não sirva, você teria uma indicação sobre qual programa gratuito faz imagens e cópias idênticas de partições para este software que citei?

  • Irapuan

    OLá Abel!!!
    Tenho uma pequena oficina de manutenção de computadores,atualmente temos aumentado nossos serviços principalmente formatação o que leva muito tempo.
    Gostaria de saber se criando uma imagem padrão (XP,programas sem os drives daquele PC) pelo GHOST 2003 diminuiria nosso tempo de trabalho.
    Ou qual programa vc aconselharia para isso?
    Criar uma imagem padrão que eu poderia usar em qualquer PC que precisasse de formatar.
    Agradeço desde já pela atenção.
    Irapuan.

  • CIMAR

    Boa Tarde Abel, gostaria de uma explicação , fiz a imagem como segue seu tutorial, muito bom por sinal bem explicativo , mas tenho uma dúvida sobre a restauração da mesma , não consegui volta a imagem pelo MACRIUM se o amigo poderia dar-me uma juda do mesmo , pode ser por email mesmo , fico no seu aguardo.
    Desde ja ateciosamente ao seu dispor .

    cimar tavares

  • http://www.informatos.com.br willian

    Gostaria de saber c este ou outro programa que cria e restaura imagens pode ser restaurado pela rede, pro meu caso é fundamental, pois tenho uma rede com 18 maquinas todas com o mesmo hardware ai podendo passar por rede todas ao mesmo tempo me pouparia um bom tempo, hj eu uso um software “deep freeze” para que os pcs retomem o estado inicial após reinicialização, mas estas maquinas tem muitos games e qdo instalo uns 10 games é melhor instalar numa maquina e depois fazer imagem pois leva menos tempo.

  • silvio

    Baixei o Macrium e criei a imagem sem problemas, mas não estou conseguindo efetuar a restauração direito. A maquina que eu vou restaurar a imagem esta com o Linux e qdo eu seleciono o disco onde esta a imagem, não aparece o HD para onde eu vou restaurar a imagem. O q devo fazer?

  • Pingback: Criando e restaurando uma “imagem” do disco rígido « .Info – windows, linux, software e mais.()

  • Tarcisio

    Consegui fazer a imagem de um PC, como diz o passo a passo descrito.

    Gostaria de saber como fazer para passar a imagem para o PC.
    Aguardo resposta.

  • Pingback: Débora()

  • http://DACB.COM.BR DIVINIL

    ESTOU TENTANDO FAZER A RECUPERAÇÃO ORIGINAL DO WINDOWS SEVEN 7 ATRAVES DO BOOT MAS O SISTEMA ME ALEGA NAO ENCONTRAR A IMAGEM DE SISTEMA CERTAMENTE EU ESTOU TENDO PROBLEMAS DEVIDO EU TER PARTICIPADO DO PROGRAMA DE UP-GRADE DA POSITIVO SENDO ASSIM EU ENTENDO QUE NO CD QUE VEIO PARA DEVERIA JUNTO COM A ATUALIZAÇÃO DO VISTA PARA O SEVEN 7 OCORRER AUTOMATICAMENTE A CRIAÇÃO DA IMAGEM. TEM CERTAS COISAS QUE NUNCA IREMOS ENTENDER O BASTANTE IREI EFETUAR O PROCEDIMENTO O DOWNLOAD ESTA QUASE TERMINANDO E ESPERO QUE EU TENHA SUCESSO POIS O MEU W7 ESTA COM PROBLEMAS ESTA SUMINDO PROGRAMAS E NAO CONSIGO REINSTALA-LOS POIS ELES AINDA ESTAO NO REGISTRO E ELES NAO APARECE PARA SEREM DESINSTALADOS, SE CONTINUAR DESSE JEITO VOU VOUTAR PARA O VISTA E SE DER PROBLEMA E VOUTO PARA O XP.

  • Paulo

    Como faço para fazer a instalação de várias máquinas com a imagem que foi criada e no momento da instalação solicitar a chave de licença para inclusão ?

    Obrigado

  • http://hiipertenso.blgspot.com e a segunda parte?

    quando sai a segunda parte ?

  • Braulio

    voce conseguiu criar uma imagem e usar em qualquer computador?


    Irapuan:

    OLá Abel!!!
    Tenho uma pequena oficina de manutenção de computadores,atualmente temos aumentado nossos serviços principalmente formatação o que leva muito tempo.
    Gostaria de saber se criando uma imagem padrão (XP,programas sem os drives daquele PC) pelo GHOST 2003 diminuiria nosso tempo de trabalho.
    Ou qual programa vc aconselharia para isso?
    Criar uma imagem padrão que eu poderia usar em qualquer PC que precisasse de formatar.
    Agradeço desde já pela atenção.
    Irapuan.

  • well

    é possível criar com dual boot?

  • patinho

    😳
    existe algum programa que istala tudo no pc,. na formatoção

  • Marco Sousa

    boas, gostaria de saber se o MACRIUM REFLECT efectua esta imagem do disco de um servidor com o windows 2008 server r2 instalado.
    Obrigado

  • Marco Sousa

    Sr. Abel se este software n/ da para efectuar a imagem do windows server 2008 a algum outro que possa-me dizer, e ajudar, preciso mesmo de o fazer. obrigado

  • Sérgio Rosário

    Tenho usado o norton pra fazer imagem do XP e a ferramenta do próprio W7 para ele só que encontrei um problema no W7. Quando faço uma imagem e vou instalá-la em um hd de tamanho diferente não dá.
    O que faço?

  • Fernandes

    Pessoal quando se fala em imagem para XP tem o Windows XP Live PE, com ferramentas para manutenção, uma delas cabe bem para fazer imagem (compacta) e restaurar de forma rápida — falo do programa incluso e de fácil uso “Drive Image”. Muito eficiente.
    Ainda tem o navegador de imagem, onde vc pode abrir a imagem e restaura apenas pastas ou arquivos. A extensão da imagem é *.pqi

    Baixe a ISO do XP live PE e grave com o nero ou outro na mídia de cd.
    Coloque a midia do XP Live PE na unidade.
    Reinicie seu computador e vá para o SETUP do Hardware, coloque o a unidade de DVD para primeiro Boot. F10 e Yes para salvar e sair.
    O XP Live PE será carregado, chegará ao ponto que pedirá confirmação de rede clique no.
    Clique em Go–>Programs–>Backup System–>Driver Image
    o resto é:
    backup, selecionar a unidade origem C ( da qual se fará backup), next, escolha a unidade de destino (onde será depositado o arquivo de image criado)

    Atenção: o destino pode ser uma outra partição, não é possivel gerar diretamente em mídia de dvd ou cd.

    Vc tem a opção avançada de configurar a compactação, coloque em máximo e surpreenda-se.
    ****
    Será mostrado o tamanho da imagem… anote isto… estará em KB…
    Pois se um dia o seu pc pegar um virus e tiver que retirar a partição
    vc com cd do xp de instalação deverá criar a partição com mesmo tamanho para depois restaurar. Blz.
    *****
    Supondo que vc já completou a criação da imagem.
    Seguimos próximos passos…

    ***Importante desativar seu antivirus, pois dará falso alarme atrapalhando ou impedindo seu trabalho.
    De posse de um programa de manipulação e criação de imagem ISO do tipo Ultra ISo, que aliás tambem consta do CD de manuteção — vc poderá extrair o boot deste cd xp live para uma pasta determinada no pc, e depois extrair todo conteúdo do cd xp live para uma outra pasta criada no hd de seu pc. Feito isto
    Bom somente para o XP, windows 2003 apenas.
    Agora é só fechar e abrir o UltraISO, escolher nova imagem no formato ISO que deverá ser gravado numa partição em que haja espaço. Salve esta iso, e não feche o UltraISO. Até o momento ela estará vazia. No menu vc tem a opção para incluir boot, faça isto e aponte para a pasta onde tem o boot que havia extraído escolha o img; e agora coloque os arquivos e pastas “todos” extraido do cd XP Live que fora extraídos apenas arrastando; o proxímo passo é também por a pasta da imagem do sistema operacional que vc fez apenas arrastando. Pede para salvar.
    Vai demorar um pouco…
    Pronto?
    Reinicie o computador, retire a mídia de XP Live…
    Deixe correr o XP do seu PC…
    Agora abra a ISO que vc acabara de criar com o nero ou outro programa, em geral basta clicar em da ISO. Ou abrir o nero ou outro programa congenero e pedir para gravar imagem selecionando a tal imagem. E óbvio com uma mídia de DVD virgem de boa qualidade (BOA QUALIDADE, não hesite no preço falo das boas de boa durabilidade e sem erros…) coloque na Unidade gravadora… E é só gravar…
    Pronto vc tem uma mídia de XP Live com a imagem do seu computador inclusa…
    Quando quiser restaurar o sistema operacional do seu computador é correr a midia de DVD XP Live e: ir em GO–>Programs–>Backup Systems–>Driver Image–>Restaure
    Selecionar a pasta no DVD em que está a imagem do xp, escolher a imagem, next, selecionar a unidade de destino (que será recuperado) C:
    Demorará de 7 a 30 minutos. |O|
    Depois de feito, confirmar ok, confirmar pronto.
    Resetar o pc. Tirar a midia.
    Bingo XP novo.

    Bom parece mta coisa, pelo que escrevi… Mas acredite não é ao se fazer. Claro que todo processo de criação é demorado e toma tempo, mas para a restauração será muito rápido mesmo.

    Espero ter Ajudado.
    ——————————————————
    Para o windows 7 tem o Driver image que suporta aí teria que manipular a imagem do dvd de instalação do Windows 7 e incluir a pasta do Driver image já instalada. Pois o Windows 7 instalação vc pode dar ctrl+tab que vc consegue explorar o dvd e executar o Driver Image… E fazer tudo como dito antes…
    Ou menos trabalheira use o True Image inicializável, e fazer conforme dito antes…
    Falo criar e editar a imagem True Image com inclusão da criação imagem do sistema operacional Windows 7. Claro que vc terá mais de um DVD… Mas os primeiros arquivos de imagem deverão estar inclusos na mídia de inicialização… Que depois pedirá a outra mídia…

  • Fernandes

    Tudo que disse suponho que vc tenha o sistema operacional licenciado.
    E mais uma a imagem de um computador não vale para outro… A não ser que seja com as mesmas características (tudo igual) tudo msm.
    Neste caso, vale lembrar que deve ser trocada a licença para cada computador, licença original.
    De certa forma é um adianto em laboratório.
    Lembre-se pirataria é crime.

  • Douglas

    tem como fazer a imagem de um PC e colocar em outro?

  • Alison Amaral Pereira

    Otimo progama estou usando ele para formatar as maquinas no minha empresa , unica problema que eu encontrei foi que as configurações no gpedit e no regedit nao ficam salvas , mais mesmo assim esta valendo demoro 10 min para clonar um hd me poupa um bom tempo , em quanto eu clono vo limpando maquina e talz . Se alguem souber queria aprender a usar o ghost , consigo cria imagem meu problema é da bot .

    email ou duvidas : Alison Amaral Pereira

    alison_gringo@hotmail.com

  • Toni

    No meu casa, eu não tenho duas partições, mas tenho outro hd.
    Ele faz a imagem dos arquivos pessoais também?

  • Miguel

    Só uma pergunta, suponhamos que o meu HDD tem 80Gb para S.O, e vou fazer depois o restauro da imagem para um disco de 160GB, o resto dos 80GB livres sao reconhecidos? ou fico com um HDD de 160GB mas só a reconhecer os 80Gb da imagem?

    • Eliosmar

      reconhece tudo as vezez fica oculto mas vc resolve em gestor de ficheros disco rigidos

    • Eliosmar

      no iniciar tem meu computador clica com o botão direito nele e seleciona gerir ou gerenciar muda o nome pra cada verçâo do windows ao abrir a janela GESTÃO DE COMPUTADORES va na opção de discos em baixo tem um quadrado preto com o total de disco restante q nao reconheceu clique nele mude o nome da unidade reinicie o computador e pronto

  • http://www.casaconsertos.com.br Alvaro

    Boa tarde,
    É possível criar uma imagem de apenas uma partição do HD e é possível restaurar apenas essa unidade ou ele ‘pega’ o HD todo?
    Atenciosamente

  • antonio

    io, boa noite, fiz a criação de imagem mas meus documentos sumiram todos os arquivos os que fazer.
    eu tbm não conheço esse programa direito. por favor me ajude.

  • antonio

    olha tenho um hd de 500 particionado em 480 e 20, a de vinte é o wind. xp
    fiz um processo para um outro hd de 1000 gb onde era meus documentos e esse apagou tudo mostra que tem 19,2 gb e pra onde foi mesu documentos. por favor me ajude

    • Eliosmar

      isso é facil vai no gestor de arquivos disco rigido e da um nome para a particçao oculta q esta la no caso seus 980 gb
      isso ocorre por algum conflito do sistema

    • Eliosmar

      no iniciar tem meu computador clica com o botão direito nele e seleciona gerir ou gerenciar muda o nome pra cada verçâo do windows ao abrir a janela GESTÃO DE COMPUTADORES va na opção de discos em baixo tem um quadrado preto com o total de disco restante q nao reconheceu clique nele mude o nome da unidade reinicie o computador e pronto…

  • Marcão

    Serve para o Windows 7? pq tp, o windows 7 tem aquela partição Reservada para o sistema onde ficam os arquivos para inicializar o sistema e outros arquivos importnates, como as senhas das contas……
    Tem algum tutorial q ensine para o Windows 7, usando esse mesmo programa???…

    • Elias

      É claro que serve para windows 7. Geralmente o sistema é instalado apenas na partição C: mesmo, mas se no seu caso tiver partição separada de sistema deve-se fazer a imagem de todas as partições do windows relativas ao sistema.

  • luiz

    ola tudo bem ?

    ótimo tutorial mais com esta imagem consigo instalar em varias pcs com a placa mãe diferente

  • R. Figueiredo

    Boa Noite Abel!

    Tive que trocar o HD defeituoso do Notebook por um novo de 500 GB, consequentemente tive que instalar, atualizar e configurar tudo novamente, o que me deu um trabalhão! Volta e meia sempre temos que formatar, ou trocar um HD, ou computador, nos obrigando a começar do zero e perder dias e mais dias procurando soluções para resolver conflitos entre softwares e deixar o sistema como necessitamos!

    Preciso criar um DVD com a imagem do sistema do Windows 7 Professional (com chave original), com todas as atualizações do Windows Update que fiz até o momento, o Office, Front Page, Avast! Antivírus, Nero e alguns programas que mais utilizo no dia a dia e que dão trabalho para configurar, pois entram em conflito entre eles no Windows 7, como; (BSPlayer – K-Lite Mega Codec Pack 7.9.0 – Subtitle Workshop 2.51 – VirtualDubMod 1.5.10.2 – FormatFactory 2.96), Além de minhas configurações, para quando eu precisar formatar, ou trocar o HD, basta dar o boot com o DVD para iniciar uma instalação personalizada (no HD formatado), com o Windows, programas, drivers, etc, sem a necessidade de nenhum programa. Pela pequena quantidade de programas que tenho instalado deve dar em umas 2, ou 3 mídias, pois não tem nada nas Bibliotecas da Unidade “C”. As imagens, vídeos e documentos estão na partição “E” que criei para backup.

    Me indicaram os programa Macrium Reflect Free e RT Se7en Lite – Beta (build 2.6.0) for windows 7, mas tenho pesquisado ha meses na Internet, perguntado em fóruns, mas não consigo encontrar um tutorial com método mais simples e atualizado direcionado ao meu caso, que deve ser o mesmo de milhares de usuários do Windows 7. Isso posto, solicito ajuda para solucionar esse problema que considero prioritário, com a esperança de obter um passo a passo que serviria pra muita gente!

    Fico aguardando e agradeço com um grande abraço!