Veja mais notícias

Criando uma “imagem” do disco rígido – final

33 Comentários

Vimos na primeira parte deste artigo como criar uma “imagem” do disco rígido usando o programa Macrium Reflect. Na última parte do artigo vamos mostrar como restaurar a imagem.

O melhor método para restaurar uma imagem criada pelo Reflect é gerar um CD de restauração. Isto porque, se houver perda da partição ou HD, não poderemos acessar o programa para restaurar a imagem. Usando um CD de restauração criado pelo próprio Reflect, basta dar BOOT usando o CD e restaurar a imagem. A criação do CD de restauração é bem simples. Basta chamar o programa Reflect. Se o CD ainda não tiver sido criado, vai surgir uma janela sugerindo a sua criação:

Macrium Reflect

Outra forma de gerar o CD de restauração é escolher no menu do programa “Other Tasks” e depois “Create rescue CD”. Surge a janela:

Macrium Reflect

Escolha a opção Linux (é apenas para o sistema que será usado para chamar o programa de restauração) e clique em Next. Depois é só selecionar o seu gravador de CD/DVD e clicar em Finish.

Macrium Reflect

Para usar o CD de restauração do Reflect, basta dar BOOT na máquina via CD. Vai aparecer a seguinte tela:

Macrium Reflect

Ao clicarmos em Next, aparece uma tela onde devemos selecionar o local onde a imagem está armazenada. Note que agora a partição de DADOS recebe a letra D:. Isso ocorre porque o Linux do CD de restauração atribui letras sequencialmente. Não se preocupe com isso e selecione a partição dos dados (D:) e o arquivo de imagem estará armazenado nela. Clique em Next.

Macrium Reflect

Na tela que aparece, selecione a partição que será restaurada e clique em Next.

Macrium Reflect

Escolha agora onde a partição será restaurada e clique Next. Neste exemplo não faremos isso, mas poderíamos restaurar para uma nova partição em um novo disco, por exemplo.

Macrium Reflect

Escolhemos se a partição será Ativa (que vai dar BOOT), Primária ou Lógica.

Macrium Reflect

Temos a opção também de verificar a imagem antes da restauração.

Macrium Reflect

Depois escolha a opção “Replace with the Master Boot Record from the Backup (Recommended)” e prossiga.

Macrium Reflect

Escolha a opção para checar a integridade do sistema após a reinicialização (“Yes..”).

Macrium Reflect

Finalmente clique em “Finish” para iniciar a restauração da imagem. Após a restauração o Windows deverá estar no estado em que foi feita a imagem, ou seja, não se esqueça de fazer as atualizações através do Windows Update e também as atualizações do antivírus antes de começar a trabalhar na máquina restaurada.

Macrium Reflect

Espero que os artigos tenham sido úteis para vocês. É bom lembrar que existem outros programas para criação/restauração da partição, tais como : Norton Ghost, Acronis True Image etc. Mas a grande vantagem do Macrium é que ele é totalmente gratuito! Aproveitem enquanto durar!

sobre o autor
"Engenheiro Eletrônico e Mestre em Ciências pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Em 1994 começou a escrever a coluna Solucionática no Jornal do Brasil e colaborar também com outras publicações. Foi consultor e comentarista do programa de TV Hipermídia (GNT-Net). Ex-professor do IME e da PUC-RJ, hoje é professor da UEM (Universidade Estadual de Maringá) onde está cursando Doutorado em Engenharia. Na Internet, além de fundador do Guia do PC (www.guiadopc.com.br), foi colunista do TCInet (Editora Abril), ForumPCs e do portal Terra. Atualmente é editor chefe do Guia do PC e colunista dos jornais O Globo (RJ) e Hoje em Dia (MG)."
  • http://informeishion.com Lucas Monteiro

    Agora eu não preciso disso, mas futuramente, quem sabe? Gostei muito das dicas…

    (… Eu acho que todo técnico deve saber fazer isso, não? vai que o cliente queira apenas trocar o HD, mas continuar com a imagem anterior? hehehe …)

    []'s!

    Usando Firefox 3.0.10 Firefox 3.0.10 em Windows 7 Windows 7
    • Fabrício

      Pseudo-técnico.

      Usando Google Chrome 2.0.172.2 Google Chrome 2.0.172.2 em Windows XP Windows XP
  • Pingback: Guia do PC

  • Herculles

    Excelente Abel, respondeu na íntegra a minha dúvida de alguns dias atrás! Parabéns pelo ótimo tutorial! Sucesso.

    Usando Firefox 3.0.10 Firefox 3.0.10 em Windows Vista Windows Vista
  • http://acidpixel.com Denis Budag

    Que dica ótima! Estava já tentando descobrir como faria para testar o Windows 7 no meu Touchsmart Notebook. Quero testar as funções multi-touch dele, mas não queria estragar meu Vista X64 Home Premium. Como essa versão não tem opção de backup decente essa sua dica matou minhas necessidades!

    Muito obrigado!

    Denis Budag

    Usando Maxthon Maxthon em Windows XP Windows XP
  • Luiz Carvalho

    Abel, esse programa funciona em modo RAID 0 e vista x64? tenho 2 hds 250gb RAID0 e 2 500gb RAID0, todos eles com varias partições…o sistema C: esta no RAID0 250gb eu queria fazer a imagem só da partição para uma outra partição no RAID0 500gb, ele reconhece as partições? o ghost versão 11.5 reconhece e até fiz uma imagem tranquilamente, agora esse eu queria testar! abs

    Usando Firefox 3.0.10 Firefox 3.0.10 em Windows Vista Windows Vista
  • Augusto

    Po, deveras interessante. Pena que meu HD é pequeno para uma armazenagem desse tipo, e meu gravador de dvd não funcione =p

    Mas gostei do detalhamento com imagens.

    Usando Firefox 3.0.6 Firefox 3.0.6 em Debian GNU/Linux x64 Debian GNU/Linux x64
  • cimar tavares

    Parabens pelo tutorial, gostei muito das explicações , mas tenho uma pergunta como , como voltar a imagem salva pelo macrium para o windows , aguardo resposta.
    Parabenizando mais uma vez pelo tutorial.

    cimar tavares

    Usando Internet Explorer 6.0 Internet Explorer 6.0 em Windows XP Windows XP
  • Rui

    Ola Abel Alves, li atentamente os teus artigos (1 e 2)como criar um backup de uma imagem de um disco rígido e a segunda parte em que refere como repor. Ora bem como estou a dar os primeiros passos nestes assuntos, pergunto o seguinte:
    Na primeira parte fiz o backup da imagem para um disco portátil, ou deve ser para outro local?.
    No entanto ao ler a parte final do teu tutorial, fala da criação de um cd de Boot para recuperação. Sendo assim, o backup da primeira parte que tenho no disco portátil já não vai ser necessário?
    Tenho um portátil quem trás o programa da toshiba de recuperação para criar os DVD’s, mas ao que parece, estas recuperações são as configurações do pc, quando o comprei, não devem gravar tudo, que vamos fazendo ao longo do tempo de utilização, (vídeos,fotos,programas etc)
    Obrigado
    Cumprimentos

    Usando Firefox 3.5.1 Firefox 3.5.1 em Windows Vista Windows Vista
  • Rafael

    Parabéns com a publicação do artigo! Estava cansado e perdi muito tempo procurando uma solução para aplicar a imagem da minha HD e quando imaginei ter encontrado as soluções da PowerQuest, com o DriveImage, me vi com dificuldades pela exigência de utilização do disco com o programa para inicialização. No final das contas, não pude compreender se a solução era no outro programa, o Partition Magic, que não é mais da Powerquest, deve ser comprado com a Norton. Diante de toda essa complicação, este belo artigo instruindo uma solução gratuita em apenas um programa. Meus parabéns!

    Usando Firefox 3.5.2 Firefox 3.5.2 em Windows XP Windows XP
  • Marcelo

    Abel vc tem um site seu?
    onde dê pra quebrar varias duvidas.
    hj estava tirando algumas duvidas e vc apareceu de cara
    em 2.
    Isso é bom ajudou bastante.
    Envia a resposta.
    marcelobarros@bemol.com.br
    Abraços

    Usando Firefox 3.5.2 Firefox 3.5.2 em Windows XP Windows XP
  • Marcos

    mano eu li os dois artigos mais ainda não entendi muito bem
    gostaria que me expliques uma coisa
    bom para começar meu cd do windows foi detonado
    segundo eu tentei formatar e não deu e ta tudo apagadoo disco local c
    tenho a imagem de disco
    como eu faço
    já tentei mais não consegui
    abraço
    ta ae meu msn se pudeer me ajudar

    marcoswm_89@hotmail.com

    Usando Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 em Windows XP Windows XP
    • wanilson

      Olha gente tem que lê e entender. No meu pc deu certo, fiz o seguinte: Coloquei outro HD(2º) na maquina, como “slave” para gravar a imagem. Como estava só testando, desliguei o HD(1º)o de origem e coloquei outro HD(3º) neste caso ficou sendo o principal(“Master”). Ou seja este 3ºHD foi q recebeu a imagem. Logicamente saiu perfeitamente como era o 1ºHD. Fiz estes procedimentos, porque não queria passa por cima(sobrescrever) e correr algum tipo de risco. Mas se quisesse daria pra ter feito só com os 2(dois).Outra coisa que fiz diferente, foi na hora de gerar o cd de boot. Dentro do próprio programa:”Macrium reflect” Cliquei no botão que tem o desenho de um cd com a setinha vermelha(se chama:”Create bootable rescue CD”). O TUTORIAL explica muito bem, se ficarem na dúvida imprimam as duas partes e vão executando. Muito fácil, recomendo!!!

      Usando Firefox 3.0.13 Firefox 3.0.13 em Windows XP Windows XP
  • Elton

    Olá, parabéns pelo artigo. Gostaria de perguntar qual a alternativa para máquinas mais antigas, sem gravador de cd. Seria interessante a continuidade desse assunto através de novos artigos, visto que, é de grande interesse para muitos usuário. Obrigado

    Usando Firefox 3.0.8 Firefox 3.0.8 em Ubuntu 9.04 Ubuntu 9.04
  • http://eds.com.br Edson Oliveira Mota

    EU QUERIA QUE ALGUEM PODE ME DAR ESTA INFORMAÇÃO, EU SÓ TENHO UMA PARTIÇÃO NO HD, EU QUERO FAZER O BACKUP DO HD EM DVD, O TAMANHO DO BACKUP DEU 35GB, MAS TRANSFORMANDO ESTE VALOR PARA IMAGE ISO, QUANTAS MIDIAS DE 4,7GB VOU PRECISAR.

    Usando Firefox 3.5.7 Firefox 3.5.7 em Windows XP Windows XP
  • Ivan Ferreira Rocha

    Ola, eu segui os passos foi criado a imagem, do meu notebook na particao C: no segundo computador com 2 hds gravei a imgem no segundo HD ou seja D: e C: limpo restaurei porem quando vai inicicar aparesce uma mensagem GROUP e fim de papo. fica la tempo todo.

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
  • celio zeccer

    caro abel,
    eu poderia ja gerar a gravaçao da imagem no macrium reflect dirato para um DVD butavel sem ter que gravrar em outra partição ou na mesam ( c: ).
    e como faria para dar o boot nesse DVD.
    fico no aguardo.
    Att.
    celio zeccer

    Usando Internet Explorer 7.0 Internet Explorer 7.0 em Windows XP Windows XP
    • czeccer


      celio zeccer:

      caro abel,eu poderia ja gerar a gravaçao da imagem no macrium reflect dirato para um DVD butavel sem ter que gravrar em outra partição ou na mesam ( c: ).e como faria para dar o boot nesse DVD.fico no aguardo.Att.celio zeccer

      Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
  • flávio

    é possível abrir a imagem de boot criada e inserir a imagem grande do backup? Seria pra ficar tudo na mesma mídia. Caso o bakcup do hd seja apenas com o windows, drivers e programas.

    Usando Firefox 3.5.10 Firefox 3.5.10 em Windows XP Windows XP
  • Josué

    Caraca, até que enfim realizei meu sonho de restaurar um backup da partição de sistema com todos os programas e drivers juntos! Já tinha tentado o bugado Norton Ghost e o Partimage, mas os dois só serviram pra dar dor de cabeça, mas esse macrium reflect foi incrivel, tanto em simplicidade quanto velocidade, sem contar o fato de ser gratuito! :lol:

    Usando Firefox 3.6.8 Firefox 3.6.8 em Windows XP Windows XP
  • Josué

    Só esqueci de agradecer… Muitíssimo obrigado Abel!!! :mrgreen:

    Usando Firefox 3.6.8 Firefox 3.6.8 em Windows XP Windows XP
  • http://www.jt-online.net Jeronimo

    Olá,
    Fiz um backup de uma maquina, e fiz o restore numa maquina virtual do VirtualBox. Mas quando vou bootar o Windows, trava numa tela preta.
    Esses Backups só servem para o mesmo hardware ? Com o Ghost tive o mesmo problema…

    Usando Firefox 3.6.8 Firefox 3.6.8 em Windows 7 Windows 7
  • Danielxdvictor21

    cara ta muito bom mesmo, mas é o seguinte eu gravei a imagem no HD mesmo, em uma outra partiçao e ai queria saber como faço pra restaura essa imagem sem usar o cd ou dvd

    Usando Unknown Unknown em Unknown Unknown
  • Cezur

    Muito bom mesmo suas dicas.
    Estava buscando algo simples e direto. Encontrei em suas dicas.
    Obrigado.

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
  • Elizeu

    Por favor alguem me ajude, usei esse programa para fazer uma copia do meu disco C, gravei ele em disco E, SENDO QUE TENHO DOIS HDs 1 COM DUAS PARTIÇÕES (C: SISTEMA, D: VAZIO::::: O OUTRO HD E: COM ARQUIVOS E F: VAZIO;; O QUE FIZ FOI O SEGUINTE, QUERIA UNIR AS DUAS PRIMEIRAS PARTIÇÕES, MANTENDO ASSIM O HD PRIMARIO COM SEUS 500GB INTEIROS PARA SISTEMA E USAR O SECUNDARIO COM DUAS PARTIÇÕES DE 500GB PARA ARQUIVOS, PASSEIA IMAGEM PARA O HD SECUNDARIO EM PARTIÇÃO F: E FORMATEI O HD PRIMARIO, NOTEM QUE NÃO ALTEREI NADA EM E:(ONDE ESTAVAM MEUS ARQUIVOS) DEPOIS FIZ O BACKUP DA IMAGEM QUE ESTAVA EM F: PARA O NOVO C: E QUANDO ENTRO NO WINDOWS MEU DISCO LOCAL (E) HAVIA VIRADO UM (D) E ESTA VAZIO, POR FAVOR ME AJUDEM, ELE NAO FOI FORMATADO COMO RESTAURO TUDO QUE ESTAVA NA ORDEM CERTA. TESTEI UM PROGRAMA CHAMADO DE RECUVA, MAS ELE ZONEIA TUDO, NEM OS NOMES VEM CERTO DOS ARQUIVOS, SÓ PRA RESSALTAR, SÃO FOTOS DE FAMILIA ENTRE VIDEOS E TUDO MAIS, COM TAMANHO DE 350GB… PS… O HD APARECE NO WINDOWS AS 3 PARTIÇÕES C: D: e F: NÃO EXISTE MAIS A LETRA E: SE ALGUEM SOUBER O QUE FAÇO POR FAVOR SEJA RAPIDO.. É MUITO IMPORTANTE QUE RECUPERE TUDO, JA ME ARREPENDI DEMAIS DE NAO TER FORMATADO O C: NORMALMENTE E REINSTALADO TUDO MANUALMENTE… VALEW

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • Elias

      Cara, põe sua dúvida lá na seção do Guia do PC Respostas que o pessoal tenta te ajudar, mas uso esse programa e garanto que não foi ele o culpado, provavelmente voce fez o backup só da partição C: quando deveria ter feito backup de todo o HD, e seus dados estariam perfeitamente salvos agora. Põe sua pergunta lá na seção certa.

      Usando Firefox 6.0.1 Firefox 6.0.1 em Windows Vista Windows Vista
  • tiago henrique

    boa noite.
    criei a imagem de uma partição de 63 gigas o windows com os programas estavam utilizando 8 gigas.
    tentei restaurar este ‘backup’ do sistema em uma partição de 10 gigas. ele não aceitou porque a partição era muito pequena.
    tentei restaurar então em uma partição de 80 gigas, ele restaurou, porém dividiu esta partição em duas, uma de 63 gigas (igual a original) e outra de 14 gigas (que ficou como espaço não alocado).
    Gostaria de saber se há uma forma de restaurar apenas os 8 gigas que o windows estava utilizando, ficando uma única partição de 80 gigas com o windows instalado ocupando 8 gigas.

    Desde já agradeço.
    Aguardo sua resposta.

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
    • Elias

      Põe a sua dúvida lá no Guia do Pc Respostas que te respondo, vê aqui em cima em Pergunte Agora em azul.

      Usando Firefox 7.0.1 Firefox 7.0.1 em Windows Vista Windows Vista
  • http://julianoaraujo.objectis.net Juliano

    Boa! Obrigado pela dica.

    Usando Google Chrome 13.0.782.112 Google Chrome 13.0.782.112 em GNU/Linux x64 GNU/Linux x64
  • http://julianoaraujo.objectis.net Juliano Araújo

    Conheço poucos programas Windows… valeu pela dica.

    Usando Epiphany 2.30.6 Epiphany 2.30.6 em Debian GNU/Linux x64 Debian GNU/Linux x64
  • http://www.guiadopc.com.br/artigos/10889/criando-uma-imagem-do-disco-rigido-final.html Antonio

    Eu tenho a mesma dúvida do Rui. Ao criar um cd de Boot, já não é preciso manter a imagem criada através do procedimentos indicados na parte 1?

    Obrigado pela ajuda
    António

    Usando Firefox 13.0.1 Firefox 13.0.1 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • Elias

      Aqui ninguém vai te responder. Põe sua dúvida no Guia do Pc Respostas, em cima ao lado.

      Usando Firefox 13.0.1 Firefox 13.0.1 em Windows Vista Windows Vista
  • celso

    não entendo pois quando vou copiar minha imagem para outra máquina ele faz tudo certinho mas ao reiniciar ele acusa erro no sistema, ou seja não funciona e o disco de boot do macriuum reflect não me da opções para configurar partição ou tamanho de disco; será que é porque estou usando um versão free? alguém pode ajudar

    Usando Google Chrome 24.0.1312.57 Google Chrome 24.0.1312.57 em Windows 7 Windows 7