ArtigosDicas e tutoriais

Criando uma “imagem” do disco rígido – parte 1

Muitos usuários do micro reclamam que, de tempos em tempos, tem que “formatar” o HD (disco rígido) para que o sistema volte a funcionar de maneira eficiente. A formatação e reinstalação de aplicativos dá um trabalho enorme, além da perda de tempo. E o pior é que nem sempre resolve o problema!

Uma técnica muito mais eficiente e rápida é restaurar o computador para um estado anterior onde tudo funcionava corretamente. Aliás, desde o Windows XP, existe a “Restauração do Sistema” para tentar resolver estes “problemas”. Infelizmente a “restauração do Sistema” nem sempre é eficiente e resolve a situação. Nos casos mais complicados, o ideal é fazer uso de uma “imagem” do HD.

Uma “imagem” é um backup total da partição de sistema, com uma grande vantagem: a restauração deste Backup é muito simples e rápida. Normalmente a restauração de um backup total é demorada e necessitamos ter o programa de restauração instalado numa partição com sistema operacional. Os programas usados para criar “imagens” de partições geram um “CD ou DVD de recuperação”. Assim, basta dar “BOOT” por esse CD/DVD para acessar o programa de restauração de imagem e restaurar a mesma.

O programa para criação de “imagem” que utilizaremos será o MACRIUM REFLECT. A instalação do Reflect é muito simples (Next>Next>Finish). Quando for executado pela primeira vez, o Reflect vai se conectar via Internet com o site do fabricante para obter uma licença gratuita de uso, como mostra a tela a seguir:

Se tudo estiver OK, o programa terminará sua instalação e apresentará uma tela semelhante a seguinte:

Clicando no primeiro botão da barra de ferramentas do programa (Create backup image…) se inicia um assistente para criação de imagens.

Clicando Next, escolhemos qual a partição que desejamos criar a imagem. Notem que podemos criar uma imagem de todo o HD (todas as partições de um HD) ou apenas de algumas partições. No nosso caso, escolhemos apenas a partição de sistema (C:).

Agora é só selecionar o local para armazenar a imagem. Notem que o programa oferece 3 opções:

  • Pasta no HD (Local Hard Disk)
  • Rede (Network)
  • Gravador de CD/DVD (CD/DVD Burner)

Se nós seguirmos as dicas do artigo organizando dados no computador, devemos ter uma partição de dados disponível no nosso HD. Assim, escolhemos a primeira opção. Mas poderíamos colocar num computador da rede ou ainda gravar DVDs ou CDs com a imagem.

Escolhemos a partição de dados para armazenar a imagem (E:).

O processo de criação da imagem está prestes a começar. Se quisermos ainda podemos modificar algumas opções clicando no botão “Advanced”.

Clicando no botão “Finish” ainda aparece uma tela onde podemos dar um nome para o backup ou criar uma arquivo (XML) com todas as opções escolhidas para este backup. Finalmente a criação da imagem se inicia:

Neste exemplo, o arquivo de imagem ficou com 6 GB (a partição estava com, aproximadamente, 9 GB ocupados).

No próximo artigo vamos mostrar como fazer a restauração da imagem. Um grande abraço e até lá!

Tags: Segurança, Software, Windows

Você também vai gostar

Leia também!