Artigos

“Nuvem” da Microsoft chega ao Brasil

Windows Azure

A Microsoft Brasil anunciou na segunda-feira (12/04) a disponibilidade no mercado brasileiro do Windows Azure, plataforma de serviços na nuvem projetada para hospedar serviços e aplicações Web, e do BPOS – Business Productivity Online Suite, um conjunto de soluções de colaboração e mensagens na nuvem oferecido como serviço. As duas soluções, hospedadas nos datacenters da companhia, complementam a estratégia de computação na nuvem da Microsoft.

Windows Azure

Para a Microsoft a computação na nuvem chega para aumentar as opções do usuário. É o que a companhia chama de Software + Serviços, ou seja, não se abandona totalmente os programas que rodam localmente na máquina. A nuvem é usada em aplicações específicas e também para complementar as aplicações locais. O mais importante é que tudo funciona de forma transparente para o usuário. Assim, se a pessoa está usando um notebook, um smartphone ou uma estação de trabalho poderá estar usando a nuvem muito ou pouco, dependendo da tarefa a ser executada.

BPOS – O BPOS é formado pelo Exchange Online, SharePoint Online, Office Live Meeting e Office Communications Online. Estes serviços na nuvem foram projetados para fornecer as empresas de todos os tamanhos comunicação com alta disponibilidade, segurança e gerenciamento simplificado de TI. A solução estava em fase de testes no mercado brasileiro desde novembro de 2009.

Ficamos surpresos com a receptividade do mercado corporativo ao BPOS. Durante o período de testes cerca de 2.000 empresas brasileiras experimentaram o produto. Já temos também mais de 130 parceiros locais preparados para comercializar a solução. Uma das grandes vantagens do produto é permitir a adoção pelas empresas de modelos híbridos, com a opção de manter parte dos dados nos servidores internos e com a hospedagem do restante na nuvem”, afirma Eduardo Campos de Oliveira, gerente de Marketing e Negócios da Divisão de Produtividade e Colaboração da Microsoft Brasil.

O Business Productivity Online Suite é a única solução baseada em nuvem totalmente preparada para negócios globais. Os clientes podem escolher a partir de uma gama de soluções do Microsoft Online Service, com a disponibilidade da suíte completa a partir de US$ 10 (+ impostos) por usuário mês. O pagamento do serviço será cobrado de acordo com o número de usuários e pode ser até usando um simples cartão de crédito.

Windows Azure – O Microsoft Windows Azure é uma plataforma para serviços na nuvem que é utilizado para o desenvolvimento, o armazenamento e o gerenciamento dos serviços dentro do ambiente da plataforma Azure. A plataforma é flexível e pode ser utilizada para construir novas aplicações para rodar na nuvem ou para melhorar programas já existentes. A arquitetura aberta permite que os desenvolvedores tenham a opção de construir aplicações na web, conectar aparelhos, PCs, servidores ou soluções híbridas. A solução é composta basicamente pelo Windows Azure, sistema operacional na nuvem e o SQL Azure, banco de dados relacional, também executado na nuvem.

Preços da plataforma Windows Azure

O preço do Windows Azure é baseado na medição do consumo de serviços usados conforme o crescimento. O consumo é calculado por medidores de computação (por hora de serviço); medidores de armazenamento (por GB/DB armazenados); medidores de largura de banda (por GB transferidos) e medidores de transações (por usuários/transações) (ver detalhes na figura). Empresas de todos os tamanhos podem adquirir o Windows Azure com a rede de parceiros da Microsoft ou no site. O pagamento também pode ser feito por cartão de crédito.

De acordo com Antonio Moraes, gerente geral de Servidores da Microsoft Brasil, o Windows Azure já está disponível em 41 países e milhares de desenvolvedores no mundo já estão trabalhando com a plataforma. “No Brasil, diversos clientes e parceiros testaram o produto nos últimos meses. Entre os benefícios da solução está a vantagem de reduzir o investimento em equipamentos de hardware. As empresas podem consumir os recursos de computação que elas precisam, sem precisar investir em aquisição e configuração de infra-estrutura que talvez não utilizem em momento de ociosidade ou de baixa demanda”, conclui o executivo.

Tags: Internet, Microsoft, Windows

Você também vai gostar

Leia também!