Artigos

Por que estabilizadores de tensão prejudicam o computador?

A caixinha branca do mal.

Em 2008 eu estava indo para o shopping comprar meu primeiro computador. Tudo muito bem, minha felicidade era incontrolável naquele momento. Inexperiente naquela época, vi meu pai levando uma caixinha branca com 4 tomadas. Era um estabilizador.

A caixinha branca do mal.
A caixinha branca do mal.

Fiz o trabalho de seguir o manual de montagem do computador e liguei tudo na caixinha branca. Mal sabia eu que o perigo estava ali, iminente. Sim, estabilizadores parecem ter um trabalho útil para proteger o PC de algum problema elétrico, mas não é bem assim que funciona. Eles até ajudam a proteger contra problemas vindos de fora da rede elétrica, mas do mesmo jeito que ajuda, atrapalha.

Até hoje, muitas pessoas desconhecem o trabalho feito pelos estabilizadores, e compram alegando que eles diminuem os riscos de danos ao PC. Ledo engano. Como o próprio nome diz, eles “estabilizam” a energia, entregando sempre 127/220V para o equipamento. Ele é feito basicamente de um transformador e um seletor. O transformador gerencia a potência do dispositivo, enquanto o seletor monitora a tensão da entrada que chega e corrige a tensão de saída através de circuitos eletrônicos.

A proteção oferecida pelos estabilizadores

Os estabilizadores foram desenvolvidos para proteger os eletroeletrônicos contra brownouts (sub-tensão), surtos (sobre-tensão) e spikes (descargas).

Nos brownouts (também conhecidos como sags) a tensão cai durante um certo período, na maioria das vezes para 90V ou menos, o que pode ser causado tanto pela própria rede elétrica quanto pelo acionamento de um chuveiro ou outro aparelho elétrico que consuma muita energia. A maioria das fontes são capazes de funcionar com uma tensão um pouco mais baixa, mas isso aumenta a corrente (amperagem), fazendo com que a fonte aqueça mais que o normal.

Os surtos são os problemas mais comuns, onde temos um aumento de até 100% na tensão, por um curto espaço de tempo. Os 110V da tomada se transformam em 150 ou 200V por algumas frações de segundo. Devido à sua curta duração, os surtos são relativamente benignos, mas o estabilizador tem a tarefa de eliminar o risco, filtrando o excesso de tensão.

Já os spikes são descargas maciças, porém de curta duração. Eles surgem principalmente devido à ação de raios e queima de transformadores. Eles são especialmente perigosos, pois podem causar desde danos aos pentes de memória, HD e outros componentes sensíveis, até queimar completamente o equipamento.

Como funciona?

Ao fazer o trabalho de estabilização, mais especificamente tendo que desligar de uma das saídas para logo após tomar a outra saída, passado um tempo, o que acontece com a fonte é que ela é desalimentada nesse intervalo de tempo, por menor que ele seja, os capacitores da fonte iniciarão um período de descarga que se continuado poderá levar a desalimentar seu PC. Esse tempo entretanto é curto o bastante para que a tensão dos capacitores da fonte não chegue a valores tão baixos assim que desarme seu PC. Cai a tensão sim sobre esses capacitores mas não a ponto de desligar seu PC. Esse é o famoso “tlec”. Perceba que o “tlec” é uma onomatopeia do estalo que o aparelho faz ao corrigir a energia.

O uso do estabilizador prejudica a fonte dos computadores e equipamentos eletrônicos porque em troca de uma suposta “estabilidade” da tensão seus relés (Relé: dispositivo mecânico para chaveamento do circuito) ficam abrindo e fechando (fazendo tlec) interrompendo o fornecimento de energia para o computador por vários milissegundos e ainda por cima neste processo gerando picos de tensão ainda maiores.

Por que o estabilizador atrapalha a fonte do computador?

Para corrigir uma oscilação, o estabilizador leva 0,05 segundo (já que trabalha numa frequência de 60 Hz e demora até 3 ciclos de rede), enquanto a fonte faz esse trabalho em 0,00002 segundo (trabalhando numa frequência de 50 KHz ou mais). Assim, quando o estabilizador tenta corrigir, a fonte já corrigiu há muito tempo. Isso faz a fonte durar menos, já que ela precisa corrigir a primeira vez e depois arrumar a caca que o estabilizador fez, entrando assim em loop e esquentando mais, o que é prejudicial a qualquer componente eletrônico.

Ao observarmos as especificações de uma fonte de alimentação, podemos ver que seus capacitores são dimensionados para aguentar o tempo de um ciclo de, aproximadamente, 16 ou 17 milissegundos. Por isso o computador não desliga após um tlec de estabilização.

Conclusão

Diz a lenda que nos Estados Unidos já é muito difícil encontrar estabilizadores, graças a esses problemas gerados por ele. E lá eles são sustentados pelas antigas usinas termelétricas de energia, aquelas em que o carvão é o principal gerador de energia. No Brasil, a produção e uso desses aparelhos ainda são muito grandes, e nós somos sustentados por usinas hidrelétricas, que são mais confiáveis e menos propícias a falhas de energia!

Usar estabilizadores sempre foi desnecessário e prejudicial ao computador. Nós recomendamos que o computador seja ligado diretamente na tomada, ou usando um filtro de linha, que oferece uma proteção básica, sem comprometer a fonte. Invista também na fonte de alimentação do computador em si, não se atraia pelo mais barato. Ela é o principal componente de proteção do hardware do seu computador. Se você ainda tem o receio de tirar o estabilizador da tomada, invista num aterramento adequado para sua casa. Assim, não será necessário se preocupar com um computador diretamente ligado na tomada e panes elétricas.

Eu deveria ter comprado um desses antes de queimar minha fonte...
Eu deveria ter comprado um desses antes de queimar minha fonte...

Moral da historinha: queimei uma fonte e não sabia por que. :(

Com informações de: Hardware.com.br, Fórum Adrenaline e Tudo Sobre Computador

Tags: Hardware, Segurança

Você também vai gostar

Leia também!