Por que estabilizadores de tensão prejudicam o computador?

145 Comentários

Em 2008 eu estava indo para o shopping comprar meu primeiro computador. Tudo muito bem, minha felicidade era incontrolável naquele momento. Inexperiente naquela época, vi meu pai levando uma caixinha branca com 4 tomadas. Era um estabilizador.

A caixinha branca do mal.

A caixinha branca do mal.

Fiz o trabalho de seguir o manual de montagem do computador e liguei tudo na caixinha branca. Mal sabia eu que o perigo estava ali, iminente. Sim, estabilizadores parecem ter um trabalho útil para proteger o PC de algum problema elétrico, mas não é bem assim que funciona. Eles até ajudam a proteger contra problemas vindos de fora da rede elétrica, mas do mesmo jeito que ajuda, atrapalha.

Até hoje, muitas pessoas desconhecem o trabalho feito pelos estabilizadores, e compram alegando que eles diminuem os riscos de danos ao PC. Ledo engano. Como o próprio nome diz, eles “estabilizam” a energia, entregando sempre 127/220V para o equipamento. Ele é feito basicamente de um transformador e um seletor. O transformador gerencia a potência do dispositivo, enquanto o seletor monitora a tensão da entrada que chega e corrige a tensão de saída através de circuitos eletrônicos.

A proteção oferecida pelos estabilizadores

Os estabilizadores foram desenvolvidos para proteger os eletroeletrônicos contra brownouts (sub-tensão), surtos (sobre-tensão) e spikes (descargas).

Nos brownouts (também conhecidos como sags) a tensão cai durante um certo período, na maioria das vezes para 90V ou menos, o que pode ser causado tanto pela própria rede elétrica quanto pelo acionamento de um chuveiro ou outro aparelho elétrico que consuma muita energia. A maioria das fontes são capazes de funcionar com uma tensão um pouco mais baixa, mas isso aumenta a corrente (amperagem), fazendo com que a fonte aqueça mais que o normal.

Os surtos são os problemas mais comuns, onde temos um aumento de até 100% na tensão, por um curto espaço de tempo. Os 110V da tomada se transformam em 150 ou 200V por algumas frações de segundo. Devido à sua curta duração, os surtos são relativamente benignos, mas o estabilizador tem a tarefa de eliminar o risco, filtrando o excesso de tensão.

Já os spikes são descargas maciças, porém de curta duração. Eles surgem principalmente devido à ação de raios e queima de transformadores. Eles são especialmente perigosos, pois podem causar desde danos aos pentes de memória, HD e outros componentes sensíveis, até queimar completamente o equipamento.

Como funciona?

Ao fazer o trabalho de estabilização, mais especificamente tendo que desligar de uma das saídas para logo após tomar a outra saída, passado um tempo, o que acontece com a fonte é que ela é desalimentada nesse intervalo de tempo, por menor que ele seja, os capacitores da fonte iniciarão um período de descarga que se continuado poderá levar a desalimentar seu PC. Esse tempo entretanto é curto o bastante para que a tensão dos capacitores da fonte não chegue a valores tão baixos assim que desarme seu PC. Cai a tensão sim sobre esses capacitores mas não a ponto de desligar seu PC. Esse é o famoso “tlec”. Perceba que o “tlec” é uma onomatopeia do estalo que o aparelho faz ao corrigir a energia.

O uso do estabilizador prejudica a fonte dos computadores e equipamentos eletrônicos porque em troca de uma suposta “estabilidade” da tensão seus relés (Relé: dispositivo mecânico para chaveamento do circuito) ficam abrindo e fechando (fazendo tlec) interrompendo o fornecimento de energia para o computador por vários milissegundos e ainda por cima neste processo gerando picos de tensão ainda maiores.

Por que o estabilizador atrapalha a fonte do computador?

Para corrigir uma oscilação, o estabilizador leva 0,05 segundo (já que trabalha numa frequência de 60 Hz e demora até 3 ciclos de rede), enquanto a fonte faz esse trabalho em 0,00002 segundo (trabalhando numa frequência de 50 KHz ou mais). Assim, quando o estabilizador tenta corrigir, a fonte já corrigiu há muito tempo. Isso faz a fonte durar menos, já que ela precisa corrigir a primeira vez e depois arrumar a caca que o estabilizador fez, entrando assim em loop e esquentando mais, o que é prejudicial a qualquer componente eletrônico.

Ao observarmos as especificações de uma fonte de alimentação, podemos ver que seus capacitores são dimensionados para aguentar o tempo de um ciclo de, aproximadamente, 16 ou 17 milissegundos. Por isso o computador não desliga após um tlec de estabilização.

Conclusão

Diz a lenda que nos Estados Unidos já é muito difícil encontrar estabilizadores, graças a esses problemas gerados por ele. E lá eles são sustentados pelas antigas usinas termelétricas de energia, aquelas em que o carvão é o principal gerador de energia. No Brasil, a produção e uso desses aparelhos ainda são muito grandes, e nós somos sustentados por usinas hidrelétricas, que são mais confiáveis e menos propícias a falhas de energia!

Usar estabilizadores sempre foi desnecessário e prejudicial ao computador. Nós recomendamos que o computador seja ligado diretamente na tomada, ou usando um filtro de linha, que oferece uma proteção básica, sem comprometer a fonte. Invista também na fonte de alimentação do computador em si, não se atraia pelo mais barato. Ela é o principal componente de proteção do hardware do seu computador. Se você ainda tem o receio de tirar o estabilizador da tomada, invista num aterramento adequado para sua casa. Assim, não será necessário se preocupar com um computador diretamente ligado na tomada e panes elétricas.

Eu deveria ter comprado um desses antes de queimar minha fonte...

Eu deveria ter comprado um desses antes de queimar minha fonte...

Moral da historinha: queimei uma fonte e não sabia por que. :(

Com informações de: Hardware.com.br, Fórum Adrenaline e Tudo Sobre Computador

sobre o autor
"18 anos, morador da grandiosa capital São Paulo, é estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Fatec e, apesar de ter adquirido um MacBook Pro para explorar o mundo da maçã, também curte o Windows, assim como escrever sobre o sistema em si, a Microsoft em geral. Escreve também sobre uma coisa ou outra do cotidiano no seu blog pessoal."
  • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

    é muito bom saber disso, mas me pergunto se no meu caso seria bom.
    Aqui em casa é comum queimar equipamemtos. Apesar da CELESC ser a melhor distribuidora da América Latina, aqui a variação na rede é emorme. A luz pisca o tempo todo e quedas de energia ocorrem pelo menos 1 vez por mês (isso se não for tempo de chuva). Seria uma boa largar os estabilozadores q uso em diversos aparelhos? Mesmo nessas condições? Nobreak é inviável pelo preço.

    Usando Opera Mobile 11.10 Opera Mobile 11.10 em Nokia Series60 Nokia Series60
    • Fábio Rodrigo Moser

      Guilherme, também sou de SC…. de qual cidade vc é?
      Aqui em Balneário Camboriú é bem raro ocorrer quedas de energia…. apesar que ontem faltou rapidinho, devido aquela chuva….

      E Caio…… acho que a pergunta é meio boba, mas poderia explicar como isso funciona nos notebooks?

      Usando Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
      • Felipe Alencar

        Caro Fábio

        Notebooks são ligados diretamente na tomada. Quando não estão usando a bateria, a fonte de alimentação faz o seu serviço corretamente, mesmo que você a plugue em um estabilizador. No caso dos notebooks, aconselho a ligá-lo ao menos em uma tomada que seja aterrada fisicamente. O certo é que todas as tomadas da casa fossem assim.

        Usando Google Chrome 15.0.874.106 Google Chrome 15.0.874.106 em Windows 7 Windows 7
        • Fábio Rodrigo Moser

          Entendido, obrigado Felipe!

          Usando Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
        • http://webpratica.xpg.com.br isaac metzker estrela

          inutil pois hoje a maioria das fonte de notebook nao tem o pino de aterramento pois internamente tem um dispositivo que faz o aterramento automático no neutro da rede.

          Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows 7 Windows 7
      • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo
    • http://dicasdainternet.wordpress.com Caio Alexandre

      Eu continuaria recomendando o filtro de linha para você. Já que os no-breaks são inviáveis, tentaria pelo menos fazer uma economia para investir nele.

      Usando Google Chrome 15.0.874.106 Google Chrome 15.0.874.106 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
      • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

        Já procurei uns nobreak e os bons, com mais de 1000VA, custam mais de R$400. O negócio é eu arrumar um emprego decente no lugar de um estágio :P

        @Fábio Rodrigo Moser
        sou de Florianópolis e moro num bairro não tão nobre (maneira diferente pra falar que moro em bairro de pobre :P ) e por isso acontece essas coisas. Meus amigos que moram em regiões centrais nunca ouviram falar em queda de energia =_= Tem vezes que no meu bairro chegava a ter 3 grandes quedas de energia por semana (em pleno sol da tarde).

        Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows XP Windows XP
        • http://dicasdainternet.wordpress.com Caio Alexandre

          HAHAHAHA. Empregos? Larguei! Agora virei problogger. -not :P

          Usando Google Chrome 15.0.874.106 Google Chrome 15.0.874.106 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Eduardo Lemos

    Tu é o primeiro que eu vejo falando isso, e os motivos são banais cara, eu prefiro minha fonte mais quentinha e meu estabilizador queimando no lugar de queimar a fonte ou num caso de uma fonte mais velha o surto passar pra algum componente.

    ‘usinas hidrelétricas, que são mais confiáveis…’, no entanto temos grandes apagões inexplicaveis, a usina pode ser boa, mas e o transporte da energia até a minha casa ?
    KMs de aparatos sem manutenção e ainda incluindo o fato que o Brasil é campeão em raios, surtos de tensão são mais comuns do que você imagina e depende muito do local.

    Não recomendo ligar direto na tomada não, recomendo pegar um nobreak que oferece uma proteção melhor, mas o estabilizador tem sua parte e não sou só eu que falo, são especialistas pelo mundo.

    Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows XP Windows XP
    • Felipe Alencar

      Caro Eduardo Lemos

      Para você ter uma noção, o único lugar onde estabilizadores ainda são muito usados, é aqui no Brasil. O resto do mundo já aboliu esse equipamento. Eles são extremamente falhos na função a que se propõem fazer, ou seja, estabilizar a tensão. A única vantagem deles é, em uma eventual sobrecarga, proteger o computador queimando um fusível. E se for só pra isso, um filtro de linha simples, como o mostrado na figura, faz perfeitamente, já que ele também possui um fusível que queima nestas situações, protegendo sua máquina.

      O que eu aconselho, se a rede elétrica de sua casa/localidade for muito instável, investir um pouquinho mais e comprar um filtro de linha mais sofisticado, que realmente o protegerá de várias anomalias na rede elétrica. Com isso, talvez você gaste a mesma coisa que gastaria em um estabilizador, e menos do que em um no-break.

      Abraços.

      Usando Google Chrome 15.0.874.106 Google Chrome 15.0.874.106 em Windows 7 Windows 7
      • Maurício de Souza Ança

        Caro Felipe Alencar
        Um dos únicos lugares que se usam estabilizasdores é realmente o Brasil porque é um dos únicos lugares onde a transmissão de rede elétrica doméstica está lonje de atingir os padrões mínimos de segurança.
        Texto sem base técnica nenhuma, baseado apenas na “opinição” de um usuário que teve um prejuízo simplismente pelo fato de não saber o que estava fazendo e ainda por cima tira conclusões errôneas baseadas em mitos da internet.
        Blá blá blá muito bonitinho sobre frequencia, mas agora eu lhe pergunto: O que vc entende de potência? O que é diretamente ligado a danos causados em componentes eletro-eletrônicos: sobre-tensão ou “sobre-frequencia”?
        Amigo, sem querer ofender, mas estude BASTANTE sobre Lei do Ohm antes de tirar conclusões precipitadas e o pior de tudo, espalhar tal mito pela internet.

        Filipe Fleming – Sou formado em Técnico em Eletrônica e Engenharia Elétrica a 2 anos. Recomendo VOCÊ se informar mais sobre o assunto, mas estou falando de livros, não “artigos” na internet como esse.

        Abraços.

        Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
        • http://paulohiga.com/ Paulo Higa

          O que o texto tem a ver com potência, onde entra a Lei de Ohm (matéria de ensino médio; não precisa ser engenheiro) nisso tudo e por que a energia elétrica do Brasil “não atinge os padrões mínimos de segurança”? Explique esses três pontos e a gente conversa.

          Usando Wordpress App 1.5.1 Wordpress App 1.5.1 em Android 1.5.1 Android 1.5.1
    • http://twitter.com/lipefleming Filipe Fleming

      Ignorem o Eduardo Lemos por que ele não sabe o que diz.

      Gostaria que você me mostrasse UM especialista afirmando o que você diz.

      Recomendo se informar mais sobre o assunto.

      Usando RockMelt 0.9.68.1565 RockMelt 0.9.68.1565 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • http://www.tudoinfor.wordpress.com Maurício

      Ter fonte mais quentinha por segurança? Mais os estabilizadores não lhe dão mais segurança, fique você imaginando isso e vc verá sua maquina ir pro brejo. Filtro de linha realiza este serviço estabilizador não.

      Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows XP Windows XP
    • MalarKeY

      Só para constar também, meu vizinho tinha um estabilizador tão ruim, que quando queimou o fusível dele, ele levou junto a fonte do PC (?). Moral da história? Estabilizador = Useless Thing.

      Aqui em casa eu comprei um No-Break simples de 700VA, que não me deixa na mão e ligo tudo o que tem no meu quarto, apesar de eu não curtir muito aqueles “tlecs”. E eu só comprei o No-Break porque aqui tem o costume de haver quedas de energia com ou sem chuva, então né….

      Usando Google Chrome 15.0.874.120 Google Chrome 15.0.874.120 em Windows 7 Windows 7
  • Steve

    Eu uso em casa meu notebook ligado ao no-break. Qual a tua opinião? Sempre tive desconfiança para com os estabilizadores. Tenho também um filtro de linha estacionado (não estou usando no momento). E a impressora está ligada numa saída estabilizada (não da bateria) do no-break.

    Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • Felipe Alencar

      Oi Steve

      Ligar o notebook no no-break não tem problema nenhum. Mesmo se ele fosse ligado em uma tomada comum, se a energia caísse a bateria o manteria ligado. Continue tendo desconfianças com estabilizadores. O uso do no-break está mais do que de bom tamanho.

      Usando Google Chrome 15.0.874.106 Google Chrome 15.0.874.106 em Windows 7 Windows 7
      • http://dicasdainternet.wordpress.com Caio Alexandre

        Pelo menos o no-break tem uma utilidade que é proteger o aparelho, né? :P

        Usando Google Chrome 15.0.874.106 Google Chrome 15.0.874.106 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
        • http://www.tudoinfor.wordpress.com Maurício

          Pois é em queda de energia a maquina não desliga de forma forçada.

          Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows XP Windows XP
        • http://dicasdainternet.wordpress.com Caio Alexandre

          Claro, nobreaks ainda tem alguns probleminhas herdados do estabilizador, como o delay de alguns milissegundos pra ativar a bateria, o que pode ser prejudicial pra fonte do computador. Nobreaks são ferramentas boas e ruins ao mesmo tempo.

          Usando Google Chrome 15.0.874.106 Google Chrome 15.0.874.106 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
        • http://paulohiga.com/ Paulo Higa

          Digamos que as desvantagens do no-break (estabilizador embutido) são compensadas pelas vantagens (dá tempo de salvar tudo antes de a bateria do no-break acabar). :-D

          Usando Google Chrome 15.0.874.106 Google Chrome 15.0.874.106 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • mauro

    aqui fica direto pczao na tomada at hoje nao queimou nada sorte

    Usando Namoroka 3.6.24 Namoroka 3.6.24 em Windows Server 2003 Windows Server 2003
  • Cícero Santo

    Ótimo Post, Parabéns
    Eu já tive uma fonte do meu PC frita e estava usando o bendito estabilizador.
    Voces poderiam nos ajudar fazendo um post com dicas de quais filtros são os mais usados em outros países que aboliram o uso dos estabilizadores e se tem essas marcas aqui no Brasil,fica ai a dica ..kkk
    Grato

    Usando Google Chrome 15.0.874.120 Google Chrome 15.0.874.120 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Timóteo

    Ta, eu até entendo os motivos pra abolir os estabilizadores la fora. Mas o problema é que a maioria das casas no brasil não são aterradas…

    A minha Tv de 32″ na sala estava ligada em um filtro de linha. E quando fui liga-la uns 15minutos depois de um apagão, quando a energia ja havia voltado e estava tudo ok, adivinha? Ela queimou no exato instante em que liguei na tomada…

    O quão seguro é usar um filtro de linha para outros equipamentos eletronicos?
    E no caso de pcs, o melhor mesmo então é usar um nobreak, por que eu não tenho como mandar aterrar a minha casa. É alugada e a dona da casa nem mesmo envia um pedreiro depois deu avisar que as telhas sairam voando durante uma tempestade…

    Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • Elias

      Olhe, desculpe, mas vc deveria usar um bom filtro de linha (profissional), e não esses vagabundos, que não passam de somente uma extensão de fios… por isso sua tv queimou.

      Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows Vista Windows Vista
    • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

      Vale lembrar que as companhias de eletricidade são obrigadas pagar o conserto de equipamentos que apresentem problemas após uma queda de energia ou tempestade. Mas para que isso aconteça, é importante que você não toque no equipamento defeituoso e avise sua concessionária imediatamente. Um técnico vai até a sua casa avaliar os estragos e, se detectado que você tentou arrumar por conta própria ou levou a TV para o cara da lojinha da esquina dar uma olhada, já era sua garantia. Se o conserto for inviável, você ganha uma TV nova.

      Usando Google Chrome 15.0.874.120 Google Chrome 15.0.874.120 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
      • Lucas ^^

        Provavelmente o técnico irá dizer que a fiação não condiz com as normas ou coisa do tipo para se sair.

        Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
        • http://www.guiadopc.com.br/ Helito Bijora

          Eu não sei se eles chegam a investigar a fiação da residência, mas uma instalação elétrica mal executada pode muito bem ser um contra-argumento.

          Usando Google Chrome 15.0.874.120 Google Chrome 15.0.874.120 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
        • http://www.tudoinfor.wordpress.com Maurício

          Certamente eles sempre procuram uma desculpa, mais é bem difícil nessas situações.

          Usando Firefox 9.0 Firefox 9.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
      • Timóteo

        Então, to esperando desde o dia 29/10 eles virem aqui verificar isso. Não sei se o filtro de linha era bom ou não, ja que eu não entendo do assunto, mas acho que é melhor prevenir e comprar um novo logo.

        Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • http://debianmaniaco.blogspot.com Lex Aleksandre

    Teoria interessante, mas preciso confirmar isso.

    Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows 7 Windows 7
    • http://www.tudoinfor.wordpress.com Maurício

      Não é teoria são fatos, não só aqui mais em diversos sites inclusive técnicos em eletrônica confirmam tudo que Felipe postou.

      Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows XP Windows XP
      • http://paulohiga.com/ Paulo Higa

        Foi o Caio :-P

        Usando Google Chrome 15.0.874.106 Google Chrome 15.0.874.106 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
        • http://dicasdainternet.wordpress.com Caio Alexandre

          Sou esquecido. mimimi :( rs

          Usando Google Chrome 15.0.874.106 Google Chrome 15.0.874.106 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
        • http://www.tudoinfor.wordpress.com Maurício

          Desculpe ai Caio, é o costume de ler as materias do Felipe :P, e vi o comentário dele logo a cima nem me atentei que o post foi seu.

          Usando Firefox 9.0 Firefox 9.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Elias

    Até que enfim, tava demorando essa matéria no Guia do Pc, que aliás ficou excelente. Realmente está na hora de darmos um basta nessa (des)cultura de estabilizadores no Brasil, que realmente causa um estrago ao longo do tempo, principalmente com essas fontes genéricas dos Pcs. Isso não significa que temos que usar o Pc ligado direto na tomada, mas que está na hora de trocarmos nossos estabilizadores por um bom filtro de linha (e não alguns filtros, que não passam de uma extensão de fios, sem proteção nenhuma), tem que ser um filtro de linha profissional como os da Clamper ou Upsai como esse: http://goo.gl/3OA8g com pelo menos mais de 3 varistores e proteção eletromagnética. Como é que outros equipamentos e a geladeira não necessitam de estabilizador?? Ou seja, estabilizador só é bom mesmo como peso de papel :-)

    Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows Vista Windows Vista
    • Richard

      Bem lembrado Elias, os protetores Clamper são utilizados inclusive para equipamentos médicos (que são muito mais sensíveis do que nossos pcs). Tenho um EXCELENTE filtro de linha Clamper e não me preocupo com mais nada.
      E como o Felipe disse acima, tomada aterrada é imprescindível!!!

      Abraços

      Usando Firefox 3.6.15 Firefox 3.6.15 em openSUSE openSUSE
  • Lucas ^^

    Irei continuar com meu estabilizador, afinal moro perto de uma Booster e já vi sua eficácia na prática.

    Estabilizador aqui parece uma metralhadora.

    Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • MalarKeY

      Hauhauhauha, “Massa” hein?

      Usando Google Chrome 15.0.874.120 Google Chrome 15.0.874.120 em Windows 7 Windows 7
    • Elias

      “Parece uma metralhadora” e a única coisa que ela está metralhando é a coitada da fonte do seu Pc…

      Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows Vista Windows Vista
      • Lucas ^^

        Elias, o meu PC antigo passou quase 5 anos aguentando o tranco e a unica coisa que queimou aqui foi o estabilizador ao invés da fonte.

        E Olha que ele tinha uma fonte genérica vagabunda de 5 anos atrás.

        Agora com PC novo estou repetindo a receita. \o/

        Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Danilo Antunes

    Eu tenho aqui um ótimo estabilizador, eu arranquei tudo de dentro só deixando as tomadas e a chave liga/desliga agora é um ótimo extensor de tomadas com chave e fuzivel, melhor que jogar no lixo :-)

    Usando Firefox 7.0 Firefox 7.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • http://goo.gl/Hg577 Samuel

      Vou tentar no meu!

      Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows 7 Windows 7
      • Phlávio.g

        Idem. :)

        Usando Google Chrome 15.0.874.121 Google Chrome 15.0.874.121 em Windows 7 Windows 7
  • http://www.centralmidia.org Danilo Souza

    Sinceramente não uso um estabilizador a anos e nunca mais vi algo do pc queimar. Estabilizador só serve para peso de papel.

    Usando Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 em Windows 7 Windows 7
    • MalarKeY

      Segurar porta também! Tem uma altura boa….

      Usando Google Chrome 15.0.874.120 Google Chrome 15.0.874.120 em Windows 7 Windows 7
  • Marcos

    Incrível! Vivendo e aprendendo…

    Usando Safari 5.1.2 Safari 5.1.2 em Mac OS X 10.7.2 Mac OS X 10.7.2
  • http://dicasdainternet.wordpress.com Caio Alexandre

    Comigo e com um monte de gente por aqui. :P

    Usando Google Chrome 15.0.874.106 Google Chrome 15.0.874.106 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • http://dicasdainternet.wordpress.com Caio Alexandre

      É aí que eu te pergunto, como que se inventa uma história que é um fato comprovado por diversos veículos de comunicação internet afora?

      Usando Google Chrome 15.0.874.120 Google Chrome 15.0.874.120 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Ribeiro

    Há 3 anos aboli o estabilizador e não me arrependo. Antes, pesquisei nos principais fóruns de informática, e fui convencido através de argumentações consistentes dos danos causados pelo mesmo. Até fontes genéricas trabalham melhor ligadas direto na tomada, mas para uma real segurança devemos usar um bom filtro de linha. É só dar uma pesquisada na web e encontramos as razões para não usar-mos mais “A caixinha de aquecer os pés”.
    Excelente artigo Caio!

    Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • http://dicasdainternet.wordpress.com Caio Alexandre

      “Caixinha de aquecer os pés” HAHAHAHA, boa! :mrgreen:

      Usando Google Chrome 15.0.874.120 Google Chrome 15.0.874.120 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • http://twitter.com/reiversuri @ReiVersuri

    Eu não uso há tempos

    Usando Google Chrome 15.0.874.120 Google Chrome 15.0.874.120 em Mac OS X 10.7.2 Mac OS X 10.7.2
  • Ermeson

    Usar uma boa fonte e um bom filtro de linha, isso é tudo que precisamos.
    Aqui eu uso essa fonte,
    Fonte SeaSonic 520WS12II-520B – A Premiadissima marca de Fontes Seasonic agora no brasil Fonte com PFC ativo para maior proteção do sistema, além de operar com eficiência de até 85%. Sistema de ventilação composto por fan de 120mm Ball bearing estrutura honeycomb para máxima refrigeração de atuação eficiente e ultra silenciosa.

    E meu filtro de linha é esse.

    Protetor contra surtos DPS 6 tomadas Clamper.

    Características técnicas:
    – Código do produto no fabricante: S 700.PE.119 – 6T3 (005199)
    – Tecnologia de proteção: Varistor de Óxido de Zinco
    – Protetor Classe II 8/20 µs
    – Acondicionamento: Caixa plástica ,não propagante à chama
    – LED indicativo de funcionamento em vermelho.
    – Conexão de entrada: cabo com plugue 2 P + T
    – Conexão de saída: 6 tomadas 2 P + T universais
    – Comprimento do cabo: 1,5 m
    – Dimensões: 10,3/19,1/4,1 cm (Prof/Larg/Alt)

    Rede elétrica:
    – Tensão nominal: 127/220 V
    – Número de condutores protegidos: 2
    – Tempo de resposta do componente: < 25 ns
    – Máxima corrente de surto @ (8×20)µs (Total): 9 kA
    – Corrente nominal: 10 A
    – Tensão de clamping @ (8×20) µs: 710 V
    – Absorção máxima de energia @ (10/1000) µs: 330 J
    – Tensão de referência @ 1 mA: 430 V
    – Somatório máximo das potências de equipamentos instalados: 3300 W

    Recomendo e assino Embaixo.

    Usando Google Chrome 16.0.912.36 Google Chrome 16.0.912.36 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • André

    What?

    Usando IEMobile 9.0 IEMobile 9.0 em HTC HTC
  • Gérson Wálter

    Interessante, ao menos – nunca tive problemas com estabilizadores, então acho estranho isso tudo.
    Enfim, já que esses filtros que você acha em supermercados têm chance alta de não ser muito bons, teria como recomendar uns que são? Enquanto eu escrevo isso, meu estabilizador estala de novo.

    Usando Firefox 9.0a2 Firefox 9.0a2 em Windows XP Windows XP
  • Kwan Viana

    Uma dúvida…
    Se eu jogar a tomada do meu modulo isolador no filtro de linha e o ultimo na rede elétrica?
    Daria na mesma que jogar a tomada do modulo na rede elétrica ou não?

    Usando Google Chrome 15.0.874.120 Google Chrome 15.0.874.120 em Windows 7 Windows 7
  • Kwan Viana

    AAAHHH mais uma rsrs!
    Moro em uma região que usa 220v sendo que quase todo o equipamento funciona em 110v o que fazer pra substituir a função “transformador” do estabalizador e passar a usar filtro de linha?

    Usando Google Chrome 15.0.874.120 Google Chrome 15.0.874.120 em Windows 7 Windows 7
    • http://dicasdainternet.wordpress.com Caio Alexandre

      Comprar um filtro de linha 220v?

      Usando Google Chrome 15.0.874.120 Google Chrome 15.0.874.120 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
      • Kwan Viana

        Vlw…não tinha notado esse detalhe, ainda bem que a maioria dos filtros são bivolts…

        Usando Google Chrome 15.0.874.120 Google Chrome 15.0.874.120 em Windows 7 Windows 7
  • http://Vldesigner.com.br Valter Leonardo

    Concordo plenamente…vi essa mesma matéria em outro site, não lembro qual…
    O uso de estabilizadores prejudicam e muito.

    Usando Android Webkit 4.0 Android Webkit 4.0 em Android 2.3.3 Android 2.3.3
  • André

    Ferrou então.

    Usando IEMobile 9.0 IEMobile 9.0 em HTC HTC
    • http://dicasdainternet.wordpress.com Caio Alexandre

      Ferrou não, vale a pena investir pra cuidar do computador. Afinal, o que é pagar R$ 100,00 num filtro de linha se são R$ 2.000,00 em jogo com a energia? :)

      Usando Google Chrome 15.0.874.120 Google Chrome 15.0.874.120 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
      • André

        Vou de nobreak então

        Usando IEMobile 9.0 IEMobile 9.0 em HTC HTC
        • MalarKeY

          Melhor coisa que você faz!

          Usando Google Chrome 15.0.874.120 Google Chrome 15.0.874.120 em Windows 7 Windows 7
  • Mateus

    fora o fato de que eu por exemplo ja tive 3 estabilizadores queimados, eles simplismente pegam fogo quando estão trabalhando sob esforço esquentão e as partes de plastico em contato com o calor pegam fogo…

    simplismente ridículo esse negocio de estabilizador a maior enganação depois da interpolação de pixeis em cameras e das TVS de LED =p…

    Usando Google Chrome 15.0.874.106 Google Chrome 15.0.874.106 em Windows 7 Windows 7
  • http://www.dicasdotimoneiro.com.br Paulo Afonso

    Vivendo e aprendendo. Excelente matéria.

    Não uso estabilizador, propriamente dito. Ligo meu computador a um “Módulo Isolador Estabilizado” da Microsol. Fui obrigado a comprar para não perder a garantia da loja que montou o aparelho e exigia aterramento.

    Esta matéria também se aplica a ele? Devo deixar de usar o módulo?

    Usando Google Chrome 15.0.874.106 Google Chrome 15.0.874.106 em Windows 7 Windows 7
  • MalarKeY

    Eu coloquei um filtro de linha igualzinho a esse da foto aí da matéria (tirando que a cor da carcaça dele é cinza) na minha sala. Eu comprei na lojinha de 1,99 nem lembro quanto paguei hauhuauhauhauhuauha

    Usando Google Chrome 15.0.874.120 Google Chrome 15.0.874.120 em Windows 7 Windows 7
    • Elias

      Ou seja, você comprou apenas uma extensão de tomadas, sem proteção nenhuma kkkkkkk Tem que ser um filtro de linha profissional com várias camadas de proteção, vários varistores, etc.

      Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows Vista Windows Vista
      • http://dicasdainternet.wordpress.com Caio Alexandre

        Olha, pode até ser um filtro desses de R$ 1,99, mas eu garanto que foi melhor ele parar com o estabilizador e comprar esse filtro do que não comprar nada e deixar o estabilizador lá.

        Usando Google Chrome 15.0.874.120 Google Chrome 15.0.874.120 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
        • MalarKeY

          Na realidade usei estabilizador só no meu primeiro PC, no segundo que comprei que estou até hoje da Dell eu vi que a fonte era PFC ativo e tals e pesquisei e vi que estabilizador é uma grande porcaria, foi aí que aprendi o esquema, faz uns 2 anos mais ou menos que parei de usar isso, aí eu passei para o filtro de linha do meio termo, nem tão bom e nem tão ruim. No meio desse ano comprei o No-Break, aí ficou beleza! Na sala eu coloquei esse filtro de linha do “$ 1,99″ por causa da proteção do fusível, para evitar curto circuito e pelo ‘liga/desliga’, já que a tomada fica atrás da estante…

          Usando Google Chrome 15.0.874.120 Google Chrome 15.0.874.120 em Windows 7 Windows 7
  • Anderson Gosselen

    Eu já vi esse comentário a algum tempo atrás e foi bem polêmico (é de se esperar), na ocasião o responsável pelo tópico apresentou alguns fabricantes de filtro de linha citando alguns modelos.

    * Lábramo! Vendido na ATERA (http://www.atera.com.br)

    * APC, modelo P6B, P7T, PRO 7 e 8! (Os Melhores Segundo Testes Feitos)

    * Ragtec

    PS: Todos substituem com louvor os estabilizadores de baixo custo do mercado!

    PS2: Na época foi mostrado também um filtro de linha vendido no EUA que vinha escrito em grande destaque na embalagem que se o mesmo queimasse a empresa pagaria $10.000, esse deve mesmo ser o melhor! ;)

    Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows 7 Windows 7
    • http://dicasdainternet.wordpress.com Caio Alexandre

      Uau! Aqui quem paga pelo objeto queimado é a concessionária de energia. :lol:

      Usando Google Chrome 15.0.874.120 Google Chrome 15.0.874.120 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Anderson Gosselen

    Achei a imagem, é nos EUA e Canadá na verdade!

    http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/02APCP6BGarantia.jpg

    Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows 7 Windows 7
  • ubuntuholic

    Certa vez tirei o estabilizador e liguei o pc no filtro de linha, mas o pc religava sozinho, hehehe.

    Usando Chromium 14.0.835.202 Chromium 14.0.835.202 em Ubuntu 11.10 Ubuntu 11.10
  • Marcio

    Post interessante.

    Usando Firefox 3.6.10 Firefox 3.6.10 em Ubuntu 10.10 Ubuntu 10.10
  • Marcio

    Legal.

    Usando Google Chrome 11.0.696.71 Google Chrome 11.0.696.71 em GNU/Linux GNU/Linux
  • Montanha

    Pergunta que não quer calar…
    Nobreak ou Filtro de Linha??

    Usando Chromium 14.0.835.202 Chromium 14.0.835.202 em Ubuntu 11.10 Ubuntu 11.10
    • MalarKeY

      NoBreak tem que ser daqueles medianos para cima! Se comprar um muito barato, ele vai ser um estabilizador com bateria… Apesar de ainda compensar, pois você não perde seus jogos ou coisas que você estava fazendo e tals. Minha opinião né.

      Usando Google Chrome 15.0.874.120 Google Chrome 15.0.874.120 em Windows 7 Windows 7
      • http://dicasdainternet.wordpress.com Caio Alexandre

        É como o Paulo falou mais acima, as vantagens do nobreak (a bateria, principalmente) compensam as desvantagens (o estabilizador embutido).

        Usando Google Chrome 15.0.874.120 Google Chrome 15.0.874.120 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • KNIGHT

    Gostei do post. PArabens para quem fez.

    Eu uso dois filtro de linha.

    Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows 7 Windows 7
    • http://dicasdainternet.wordpress.com Caio Alexandre

      Proteção é isso aí. :P

      Usando Google Chrome 15.0.874.120 Google Chrome 15.0.874.120 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • KNIGHT

    Voltei aki de novo pra dizer que esse negocio de control c control v é um porre, PARABENS por essa materia, precisamos de noticias desse kilate e não reportagens do tipo: firefox é 1º ou crome vai ultrapassar fire fox, ou vazou na net…essas porcarias.

    Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows 7 Windows 7
  • fiu

    Blz

    Usando Internet Explorer 10.0 Internet Explorer 10.0 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
  • Wakeheadz

    Bom saber disso, eu mesmo já desconfiava que essa porcaria mais atrapalha do que ajuda. Ótimo post vlw!

    Usando Opera Mobile 11.10 Opera Mobile 11.10 em Android 2.3.4 Android 2.3.4
  • http://webpratica.xpg.com.br isaac metzker estrela

    Bom, mas nem sempre foi assim. As fontes antigas conhecidas como padrão AT, não eram tão eficientes como as atuais, por isso era necessário a utilização de estabilizadores, esse é um dos motivos desses aparelhos serem utilizados até hoje.

    Mas, com a criação das fontes padrão ATX, a utilização dos estabilizadores não se faz necessária. O motivo é bem simples: essas fontes já conseguem estabilizar a tensão por si só, e com muito mais eficiência que um estabilizador.

    As fontes trabalham com uma faixa de frequências de 50 a 100kHz, ou seja, quando há uma oscilação na tensão, a fonte gasta entre 10 e 100 microssegundos para identificar e corrigir.

    Esse tempo de demora é extremamente maior em um estabilizador, isso ocorre porque estabilizadores trabalham com Chaves Eletrônicas ou Relés Eletromecânicos, por isso, você pode ouvir alguns “tec tec tec” em seu estabilizador, o que indica que ele está trabalhando para tentar estabilizar a tensão.

    Então, quando a tensão oscilar, o estabilizador vai perceber que ouve uma oscilação somente depois que a fonte já fez a correção, e se essa oscilação for pequena, o estabilizador nem vai perceber.

    Mas será que tem algo positivo em utilizar o estabilizador? Bom, podemos dizer que sim, pois muitos eletrônicos importados, como impressoras, Home Theater e monitores, têm entrada de energia de 110V e são usados em localidades em que a Rede é de 220V. Nestes casos o estabilizador pode servir como um “transformador de tensão”.

    Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows 7 Windows 7
  • Jackson

    O ideal é utilizar nobreak senoidal

    Usando Google Chrome 15.0.874.106 Google Chrome 15.0.874.106 em Windows XP Windows XP
    • http://dicasdainternet.wordpress.com Caio Alexandre

      O ideal seria ter dinheiro pro nobreak senoidal. HAHAHAHA :P

      Usando Google Chrome 15.0.874.120 Google Chrome 15.0.874.120 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Marcelo

    bah por alguns absurdos é notável que o cara que criou aquele artigo nunca nem viu por dentro um estabilizador se viu, não entendeu nada…

    usar ou não usar.. não dá pra generalizar… cada caso é um caso..
    e na maioria das vezes é recomendado sim..

    fonte corrigir problemas de rede.. é uma fonte dell por acaso ou aquelas chinelonas de 50 pila?
    (pagou barato por um pc, acredite é uma fonte desse tipo tbm…)

    filtro de linha = extensão com fusivel

    comentarios precipitados, sem muitos conhecimentos do autor sobre o assunto…
    #fato

    Usando Google Chrome 15.0.874.106 Google Chrome 15.0.874.106 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • KNIGHT

      Exponha o vosso conhecimento. Tenho certesa que pode acrescentar algo sobre o tema alem de vossa critika.

      Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows 7 Windows 7
      • Marcelo

        critico, pois pra se falar de algum assunto é necessário no minimo conhece-lo…

        ressaltando alguns erros..

        1.
        todas as saidas (tomadas) do estabilizador tem ligações paralelas, ou seja, não tem essa historia de desligar uma das saidas…

        2.
        o estabilizador é projetado para inibir pequenas oscilações na rede e entregar uma senoide limpa para suas saidas, logo, tbm é equipado com varistores, fusiveis entre outros acoplamentos como transformadores internos em seu esquemático.

        3.
        dizer que um fusível oferece maior proteção que um circuito projetado pra tal, é algo de amador. Sim, o filtro de linha nada mais é que uma chave 250V10A, um led, um resistor, um fusível e um conjunto de tomadas… antigamente esse tipo de coisa meu vô chamava apenas de extensão elétrica. =D

        4.
        o uso de estabilizador como já disse, cada caso eh um caso, não dá pra generalizar, a potencia do estabilizador também precisa conciliar com a fonte do pc + monitor + impressora (normalmente esses 3 são pendurados no estabilizador)
        se tens uma fonte de 400W, um monitor CRT e uma impressora qualquer, não adianta pendurar num estabilizador de 250W que ele não vai aguentar o tranco…

        5.
        outro detalhe eh em questão da fonte resolver problemas da rede…
        fonte baratinha ou de pc popular, podes crer que não tem lá grandes proteções não…
        essas quando queimam muitas vezes danificam até componentes da placa mãe, quando não promovem condenação da cpu…
        agora se estivermos falando de dell que trabalha com fontes inteligentes ou outro fabricante que segue estes níveis de padrões, ai sim eu acredito que a fonte pode proteger alguma coisa…

        poxa, o artigo é ultra radicalista com a ideia e com vários argumentos absurdos..
        … se desconhece do assunto procura estudar sobre o assunto, preferencialmente conversar com alguém que conheça, desfrutar de materiais técnicos e de informações fidedignas, sem criar lendas…
        … isso não é o tipo de conteúdo que se precisa na net, não um conteúdo radicalista e precipitado…

        os que me chamaram mais atenção são estes..

        knight,
        ressaltando alguns erros teus
        (crítica construtiva rapaz!)

        certeza é com Z não com S
        crítica é com C não com K

        até mais!
        ;)

        Usando Google Chrome 15.0.874.120 Google Chrome 15.0.874.120 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
        • MalarKeY

          Com certeza, tem alguns pontos que você disse que eu concordo, mas dizer que o artigo é radical e infundado… podemos dizer então que 94% da Internet e dos Fóruns, que baseiam-se em experiência, testes, gráficos e blá blá blá são infundados e radicais.

          Enquanto aos erros de português, cada um escreve aquilo que acha conveniente. Você digitou errado também e nem por isso vamos ficar citando erros e dando uma de professor de português né?

          Claro, estamos tendo uma conversa de troca de ideias, sem brigas.

          Usando Google Chrome 15.0.874.120 Google Chrome 15.0.874.120 em Windows 7 Windows 7
        • Marcelo

          MalarKey,
          eu entendo como fórum como grupo de pessoas de diferentes níveis de conhecimento que abrem discussões sobre assuntos do diferentes tipos…
          na maioria destes, essa pessoa pode ser alguém experiente, ou não..
          quanto a gráficos, resultado de testes, procuro sempre analisar não apenas os resultados, mas as fontes, como em que condições foram aplicados os testes e onde originou…

          um exemplo fácil de sintetizar
          lembre das etiquetas de rádios nas lojas…
          com valores de potencia PMPO e RMS…
          nenhum dos valores estão errados… porém o PMPO é referente a uma condição específica chegou naquilo lá (um milagre!)
          e ai que muita gente escorrega e trata uma situação específica de forma geral, como uma regra…
          … sacas?

          por isso que trato como algo radical!
          quanto ao infundado, contém erros básicos, onde com um mero erro lógico, torna todo o conjunto duvidoso…

          quanto ao erro de português…
          … tratei com critica construtiva (faltou ficar explicito?)
          … realmente não é aula de português, mas o “internetês” prejudica a vida real, uma redação, um relatório ao supervisor ou até mesmo um artigo em blog…

          quanto a meus erros de português, pode apontá-los não precisa se acanhar, vou encarar como uma forma de me melhorar…
          (dessa forma que já descobri que minha acentuação é péssima..)

          sim sim, eu também estou encarando como uma conversa, um papo reto..
          =D

          Usando Google Chrome 15.0.874.120 Google Chrome 15.0.874.120 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • Elias

      Cara, você está com a mente fechada, nem vale a pena debater com você. Concordo que tem muito filtro de linha que não passa de uma extensão de tomadas, mas estamos falando aqui de filtros profissionais na casa dos 100,00. Faça uma estimativa aqui nesse mesmo tópico de quantos são a favor e quantos contra? Só uns 2 ou 3! Tenta “ler” e debater aqui nesse fórum http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018 com quase 100 páginas de argumentos. Detalhe: eu li esse tópico há uns 2 anos atrás, mas continuei com meu estabilizador até hoje. Mas agora, assim que eu tiver um tempinho, vou tirar o meu velho estabilizador e ligar somente na tomada. Vai mais devagar rapaz, ninguém aqui está desinformado não e não é necessário atacar ninguém.

      Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows Vista Windows Vista
      • Marcelo

        Elias,
        cara, aquilo lá eu não sitaria como fonte confiável pelos seguintes motivos:
        – fazem mais de 2 anos e meio que a conversa iniciou;
        – grande parte daquelas discussões já estão desatualizados
        – duvido que o pessoal das ultimas postagens tenham lido todos os post anteriores, então logo, devem ter muitas questões replicadas, um dos motivos de ter tantas páginas assim.. “for(;;){}”

        filtro profissional, tens algum exemplo?
        pois eu desconheço…

        quanto a questão de ser contra ou a favor…
        aqui neste tópico é complicado de usar como base…
        … o tópico é dirigido a não usar o estabilizador, logo, muitos com opinião como a minha, simplesmente fecham a página e nem leem os comentários…

        eu falo reto, sem firulas, to falando sobre o assunto e o único que critiquei foi o autor pelos motivos que já citei..
        .. afinal a responsabilidade é dele sobre o que ele escreveu neste artigo.

        mas beleza, combinado então Elias, não debatemos o assunto…
        ;)

        Usando Google Chrome 15.0.874.120 Google Chrome 15.0.874.120 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
        • Elias

          Ok, eu não ia nem mais opinar, afinal cada um é livre para acreditar naquilo que quiser não é mesmo? Mas só me parece que as pessoas acham que podem gratuitamente criticar com palavras agressivas e até ofensivas às vezes, sendo que o site só está informando apenas, acredita quem quiser, me parece que alguns tem dificuldade de aceitar que o que a gente fazia estava errado não é?
          1º O Clube do Hardware é sim, um dos sites mais confiáveis não só do Brasil como do Mundo. 2º O tópico iniciou faz tempo sim, mas desde então ele não parou, se ele tivesse parado no tempo, aí sim ele estaria desatualizado, mas as postagens tem sido constantes, inclusive o autor Faller, é um engenheiro elétrico, o cara entende muito mesmo e não fica só nas palavras não, ele faz os testes a fundo, abre os estabilizadores e filtros de linha, testa cada componente, capacitores, varistores, etc e ele próprio, entre outros, responde as dúvidas até a data de hoje. Eu mesmo na época, tinha lido até a pág 40… 3º Segue pelo menos um exemplo de filtro de linha profissional aprovado: http://goo.gl/3OA8g Agora quero ver um exemplo de estabilizador com a tal norma Abnt. Não que eu esteja duvidando não, mas só queria ver os componentes, queria ver os mais de 3 varistores necessários, proteção eletromagnética, atenuação de ruídos, etc, deve ter não? Por fim, não precisa atacar ninguém, a única coisa que o autor aqui acrescentou de novidade que eu não sabia, é que nos EUA, o país das normas técnicas mais exigentes, já está bem difícil de achar estabilizador por lá. Por que será hein? Porquê será que os fabricantes de estabilizadores não estão dando sorte por lá? Será que é porque não seriam bons e seguros o suficiente?
          Claro que não precisa ler todo o tópico que sugeri, mas se pudesse ler pelo menos as 3 páginas iniciais e as 3 finais, isso ia abrir a mente de muita gente… Eu faria isso, com certeza. Por fim, cada um acredita em que quiser e usa o que quiser, como tudo na vida. Boa sorte aí.
          Abs.

          Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows Vista Windows Vista
        • Marcelo

          creio que este link te responde todas essas ultimas dúvidas…
          http://www.abinee.org.br/noticias/com18.htm

          Usando Google Chrome 15.0.874.121 Google Chrome 15.0.874.121 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Leo

    Pessoal, não estou condenando o Guia do PC, pois essa informação é apenas réplica de outros mitos que se encontram espalhados em fórums da internet. Essas informações são totalmente inverídicas Lamentável.

    Estão comparando fontes modernas com estabilizadores de 10 anos atrás.

    Estabilizadores de qualidade feitos no Brasil seguem as rígidas normas NBR 14373:2006 que visam justamente garantir a proteçao eficaz do computador.

    Segundo um fabricante, os relés utilizados em seus estabilizadores tem o tempo de resposta de 0,004 segundos.

    Isso tá parecendo aqueles comparativos entre Win98 e Ubuntu 11.10 que vemos por aí.

    Como poucos usuários tem conhecimento científico sobre esses assuntos, temos a NBR 14373:2006 http://www.abinee.org.br/noticias/com18.htm para garantir a eficácia dos produtos produzidos e comercializados em nosso país.

    Cuidado com os mitos da internet galera

    Usando Google Chrome 15.0.874.120 Google Chrome 15.0.874.120 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • Ivan

      Simplemeste certo, se seguir a NBR 14373:2006, não tem como dar errado.. hehehehe.
      Mais devo dizer que a ideia da matéria foi boa, com conhecimento até que avançado, mais alguns equivocos. Devemos ser coerentes, como bem disse o Leo, se for comparar fonte top de linha, vamos comparar com estabilizador top de linha, deixo uma pergunta no ar, como vocês acham que funcionam o gerenciamento de energia de workstations (servidores).. pesquisem, acho que as respostas de todos seram esclarecidas. Só avisando o assunto é muito tecnico, nivel de graduação em engenharia, com iniciação cientifica em sistemas de potencia. hehehehehe.
      Pra quem gosta de Laplace é um prato cheio.

      Usando Firefox 7.0.1 Firefox 7.0.1 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
      • MalarKeY

        Se for comprar uma fonte Top de linha nem precisa usar estabilizador, pois se não o mesmo não vai passar de uma caixa grande com um fusível de proteção.

        Chegamos ao objetivo da matéria. Usaremos estabilizador em fontes Velhas/Antigas, talvez xing-ling e com padrão AT, e deixaremos uma Filtro de linha (decente) para Fontes Novas que não necessitam de estabilizadores!

        Usando Google Chrome 15.0.874.121 Google Chrome 15.0.874.121 em Windows 7 Windows 7
        • Dri

          Negativo, esse tempo de resposta que inventaram dos estabilizadores é irreal.

          Mandei um email para a TS Shara também e eles me disseram que seus estabilizadores realmente tem o tempo de resposta de 0,004 segundos e o conteúdo dessa matéria não tem nada a ver com a realidade.

          Os estabilizadores de acordo com a NBR 14373:2006 fornecem proteção que nenhum filtro de linha pode oferecer.

          Claro que podemos abrir mão de um e ligar a fonte direto na tomada, mas com riscos, é claro.

          Agora por favor, dizer que um filtro de linha é mais eficiente do que um estabilizador e que estabilizadores são só uma caixa grande com um fusível (Oh, my God) Gente, isso é um atestado de ignorância.

          Como disse o Ivan, esse assunto é complexo e exige muito conhecimento técnico sobre o assunto, de preferencia aquele que se aprende na faculdade de engenharia, hehehehe.

          Então fico com a NBR 14373:2006 e a palavra dos engenheiros das fabricantes, pois não tenho esse conhecimento.

          Usando Google Chrome 15.0.874.121 Google Chrome 15.0.874.121 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
        • Marcelo

          caraca!
          achei um povo tão ou mais(no caso do Dri) indignado do que eu sobre este assunto!
          hehehe

          Leo, Ivan, Dri,
          o comentário de vocês completaram tudo que já eu já disse até então…
          perfeito galera!

          até mais!
          ;)

          Usando Google Chrome 15.0.874.120 Google Chrome 15.0.874.120 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • MalarKeY

    Relaxa galera, o legal de estabilizador é que ele é bom mesmo! Só assista o vídeo. Se é o problema dele ou não, não sei, mas que os periféricos ligados a ele estão funcionando? Com certeza! E muito bem protegido diga-se de passagem.

    http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=ppdizFwGeqE

    Abraços!

    Usando Google Chrome 15.0.874.121 Google Chrome 15.0.874.121 em Windows 7 Windows 7
    • Leo

      Esse estabilizador está com defeito ou a rede elétrica tem sérios problemas.

      Mas, por você deveríamos abolir a ABNT e NBR e ter como referencia só os vídeos do youtube e fórums da internet.

      Usando Google Chrome 15.0.874.121 Google Chrome 15.0.874.121 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • Marcelo

      cada caso é um caso…
      é um estabilizador novo?
      usado?
      já esteve ligado em momento de temporal?
      como é a rede elétrica do cidadão?

      faltam muitas informações pra tratar um vídeo desse como algo coerente aos assuntos que estamos tratando…

      ali só dá pra perceber que o estabilizador do cidadão não está legal ou a rede elétrica dele está feia, sacas?

      Usando Google Chrome 15.0.874.121 Google Chrome 15.0.874.121 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
      • MalarKeY

        Mesmo que seja todos esses problemas que venham a ocorrer (Temporal, Estabilizador Usado e tals). A função do estabilizador seria proteger não é? Contra surtos, e etc? Se continua funcionando mesmo assim, It’s TRASH, vai ficar assim até o relé queimar e pegar fogo, já que outro sistema de proteção que venha a ter no estabilizador não funcionou.

        Então não adianta, botar terceiros (estabilizador) fazer o trabalho de uma fonte de qualidade ATX.

        Abraços.

        Usando Google Chrome 15.0.874.121 Google Chrome 15.0.874.121 em Windows 7 Windows 7
        • Leo

          Você não está considerando que, se, a rede elétrica está com problemas, quem mais está sofrendo é o estabilizador que é o primeiro nível de proteção, caso ele não estivesse sendo usado, toda essa variação estaria em cima da fonte e ficaria assim até queimar.

          Usando Google Chrome 15.0.874.121 Google Chrome 15.0.874.121 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
        • Leo

          Continuo confiando na NBR e ABNT, pois até que se prove o contrário, tem credibilidade junto aos profissionais da área.

          Quem é engenheiro confere a eficacia dos seus eletronicos por conta própria, quem não é confia na NBR e ABNT.

          Você deveria fazer o mesmo.

          Usando Google Chrome 15.0.874.121 Google Chrome 15.0.874.121 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Isaac

    Vídeo tosco muito fácil pegar um estabilizador estragado efazer um vídeo dá um tapa nele que ele para e compra um decente

    Usando Opera Mini 6.5.27049 Opera Mini 6.5.27049 em Android Android
    • MalarKeY

      Humm, se ele estivesse estragado os periféricos ligados a ele não deveriam funcionar, como uma proteção saca?

      Usando Google Chrome 15.0.874.121 Google Chrome 15.0.874.121 em Windows 7 Windows 7
  • RSM

    Como engenheiro eletrônico, o texto esta bem superficial e ficou claro que quem fez o artigo não entende absolutamente nada de eletrônica e muito menos sobre o funcionamento do estabilizador… não irei prolongar o problema entrando em questões técnicas ate mesmo porque, pelo que vi aqui ninguém é familiarizado com eletrônica.

    Recomendo investirem num bom estabilizador microprocessado e numa boa fonte de alimentação também… sem contar num bom aterramento, e lembrando que um aterramento ruim é pior que nenhum.

    Usando Google Chrome 14.0.835.163 Google Chrome 14.0.835.163 em Windows XP Windows XP
    • Ivan

      Bem notei que a galera, tá com um conhecimento em eletronica muito básico, mais ainda não notarão que no estabilizador tem um transformador, mais ainda pensão que ação de estabilização ocorre de forma mágica. Como já havia havia dito antes, o assunto é muitissimo complicado, para quem não é engenheiro (ou até para os engenheiros). Ou um acadêmico na área de sistemas de potência. Olhando o lado positivo, este artigo ocassionou a discusão do tema, e para alguns, informação nova, oque era a ideía deste artigo. Segundo, o estabilizador funciona sim, seu funcionameto é dificil de entender, mais ele funciona, não existe conspiração acerca deste tema.
      Para que aqueles ainda achem que o estabilizador, você só podera dizer se funciona ou não. sabendo como funciona. Para isso você tem que saber como funciona um transformador, histerese no transformador, correntes de fuga, potencia dissipada, é aqui que acontesse a magica da estabilização. Apos ter estudado o transformador( acreditem é muita coisa ), você tem que saber como regular a “tensão extra”, para isso temos que ter um circuito pra tomar desição (microcontrolador), mais o microcontrolador trabalha com valores digitais, e a tensão é analogica, ai tem que se entender o que é um A/D e D/A ( conversores digital analogico e analogico digital). Isso tudo, para fazer o controle da tensão, que envolve na amostragem de sinal ( ai amigo a porra ficou séria). Quando você tiver estes conhecimentos, vá pegar seu diploma de engenheiro eletronico, computação e contole e automação. Pois simplesmente você sabe o que este caras são pagos para saber. Ahh, sim sou estudante de engenharia, da computação, nem sei tanto sobre este tema, só o básico e digo não entendo totalmente o funcionamento do estabilizador, mais sei o o que a NBR faz, já fui em muitas palestras.

      Usando Firefox 7.0.1 Firefox 7.0.1 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
      • RSM

        Exatamente… disse tudo.
        histerese e perdas por corrente de foucault… laminados, fluxo magnético, bons tempos de faculdade.

        Achei formidavel você ter abrangido conversores a/d, d/a. Perfeito.

        Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Cristiano

    Passei minha vida inteira ouvindo “computador só com estabilizador”!
    Dai venho a este site a qual visito diariamente e me deparo com um assunto que achei que iria suprir minhas dúvidas e acabou me deixando ainda mais com ela!
    Uns dizem que “sim” outros dizem que “não”!
    Eu, toda minha vida usei estabilizador e nunca tive nenhuma peça queimada!
    Eh dúvida cruel!

    Usando Firefox 7.0.1 Firefox 7.0.1 em GNU/Linux GNU/Linux
  • Bill

    Pode ser coincidência, mas as vezes que liguei o computador direto na tomada tive a fonte queimada.

    Usando Google Chrome 15.0.874.121 Google Chrome 15.0.874.121 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • Elias

      …o que não significa nada… se a fonte foi queimada assim que conectou a tomada na energia, significa apenas que alguém esqueceu de mudar antes o seletor de voltagem da Fonte genérica para 220V e deve ter ligado com o seletor em 110V onde a energia é de 220V, por isso deve ter queimado, aí só se salvaria se fosse uma fonte boa com Pfc ativo.

      Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows Vista Windows Vista
      • Marcelo

        Elias,
        não precisamos atacar ninguém…
        o rapaz fez um breve comentário apenas, ele nem chegou a publicar um artigo sobre a questão!
        hehehe

        Usando Google Chrome 15.0.874.121 Google Chrome 15.0.874.121 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Flavio mildemberger

    Porem vale lembrar que se a qualidade das fontes de alimentação não for boa, nem estabilizador ou nobreak resolvem. Como saber se a fonte é boa? comece vendo a marca dos capacitores. existem marcas xing ling que usam capacitores de 3ª linha . Sempre que comprar uma fonte, opte pela linha gold do fabricante.

    Usando Google Chrome 15.0.874.121 Google Chrome 15.0.874.121 em Windows XP Windows XP
  • Amanda

    Essa coisa de aterrar todas as tomadas da casa, segundo meu professor de circuitos do meu curso de engenharia elétrica, não é mais certo a se fazer, pois se houver algum problema, a corrente irá pegar o menor caminho existente pra passar e não aquele que vc deseja que ela faça, toda a sobrecarga vai parrar pelo mesmo lugar, podendo danificar algum outro equipamento. O ideal a se fazer seria aterrar a carcaça dos equipamentos.

    Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows 7 Windows 7
    • Marcelo

      Olá Amanda,

      aterramento é coisa séria, porém a maoria acaba implementando de forma grotesca e depois se queixa que não adiantou…
      porem existem profissionais na area propriamente nessa função com equipamentos propicios (Terrometro…) e técnicas de baçanceamento da carga aterrada (dividindo em vários pontos o aterramento e determinando o tamanho da aste metalica propria do ateramento…)

      é uma questão complexa e que varia muito das necessidades..
      não dá pra entrar a fundo num tema desse por blog…

      até mais!
      ;)

      Usando Google Chrome 15.0.874.121 Google Chrome 15.0.874.121 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Amanda

    Como o RSM disse essa questões que envolvem eletrônica e instalações elétricas em geral não são fáceis de falar, principalmente com quem nunca teve contato com essas áreas e suas minucias. Mesmo dentro da Universidade ainda surgem muitas dúvidas em relação a determinados temas, mas ainda não me deparei com nenhuma que abordasse estabilizadores.

    Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows 7 Windows 7
  • Fernandes

    Não é comercial é indicação do que se tem de melhor em filtro de linha caso não queira fazer um e sim comprar. O melhor é o do ATERA logo : http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=PROTECTTELW

    Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Fernandes

    Caso queira implementa na sua régua de 1,99 (rsrsrs),
    http://www.hardmob.com.br/threads/390827-Tornando-um-filtro-de-linha-comum-um-pouco-mais-util-1a-experiencia-aprovado

    Usando Firefox 8.0 Firefox 8.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • Marcelo

      hehehe
      esse esquemático elétrico de proteção é mais comum do que se imagina, principalmente na parte técnica de campo..
      (assistência técnica fora dos laboratórios, diretamente no cliente…)
      mas isso para circuitos mais robustos que não possuem lá tanta proteção na entrada de energia (alguns não possuem nada de proteção!) seja por serem antigos ou mesmo por serem equipamentos ruins de verdade…

      mas mesmo assim, não pode ser comparado de mesmo nivel que um estabilizador…
      seria o mesmo que comparar a beleza da tati quebra barraco com a gisele bündchen…

      é aquela questão que tanto já frisei, cada caso é um caso…
      e na maioria dos casos eh aconselhado o uso do estabilizador sim…
      (maioria é diferente de todo e qualquer, porem abrange a maior parte)

      até mais!
      ;)

      Usando Google Chrome 15.0.874.121 Google Chrome 15.0.874.121 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Ribeirovisk

    Um post meu num fórum conhecido:
    “Meu 1° e único PC montado em uma loja, bem genérico-
    Mobo ASRock K7VM3, Sempron 2400+, memória Spectek 128 mb, fonte K-mex (que veio de brinde no gabinete), HD Samsung, e o flagelo dos pcs-um “estabilizador”. Com 2 anos todos os capacitores do VRM estavam estufados, com certeza devido ao uso de fonte genérica+estabilizador. Fui me instruindo, passei a montar meus pcs, aboli o estabilizador, uso uma boa fonte (Corsair VX450W) + filtro de linha, e não me lembro mais de problemas de hardware em tão pouco tempo”. Parabéns Caio, pela contribuição para acabar com o mito do estabilizador!

    Usando Google Chrome 15.0.874.121 Google Chrome 15.0.874.121 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Rodrigo

    Rapaz agora fiquei meio pensativo…Acho que devo comprar um no-break que é bem mais seguro!Valeu pela dica!!!

    Usando Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 em Windows 7 Windows 7
  • Anonimo

    Para o expertes do tópico, qual a diferença entre nobrake e estabilizador no caso de proteção???? Disse proteção e nao alimentação extra em caso de falta de energia!

    Usando Firefox 9.0 Firefox 9.0 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
  • Rekztem

    ai falou quem entende por isso que eu digo que tem muito noob escrevendo merda.

    Usando Android Webkit 4.0 Android Webkit 4.0 em Android 2.2.1 Android 2.2.1
  • http://shamelessleo.tumblr.com/ Leonardo Oliveira

    sinceramente nunca gostei desses estabilizadores … antes 34773104138568 povo falava que era necessario e tals …

    Usando Safari 5.1.2 Safari 5.1.2 em Mac OS X 10.7.2 Mac OS X 10.7.2
  • Anderson

    Pura bolsheteria, tenho um estabilizador há mais de 14 anos, eu ainda usava o Windows 3.1… nunca, nunquinha da silva tive problemas… uso estabilizador e continuarei utilizando…. blá blá blá…

    Usando Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • BMWBSP

    Um estabilizador de tensão com transformador de núcleo saturado é imbatível. Não existe maneira de um pico, ou surto de tensão mais elevada, passar através de seus enrolamentos para chegar até a fonte do PC e danificá-la, exceto descargas atmosféricas diretas, ou seja, raios, com seus milhões de volts. Aí não tem jeito, pois chegam a queimar até lâmpadas desligadas.

    Usando Firefox 14.0 Firefox 14.0 em Windows XP Windows XP
  • Robson

    uso um estabilizador , tem situações quando a energia sofre variações o estabilizador faz com que o pc desligue como se fosse uma queda de energia , acho que realmente é desnecessário o estabilizador !!!!

    Usando Google Chrome 20.0.1132.57 Google Chrome 20.0.1132.57 em Windows XP Windows XP
  • BMWBSP

    Robson disse:

    “uso um estabilizador…”
    “acho que realmente é desnecessário o estabilizador !!!!”

    Se ele é realmente desnecessário e até nocivo, como você diz mais para a frente, por que você usa-o então?

    Usando Firefox 15.0 Firefox 15.0 em Windows XP Windows XP
  • Pedro Neto

    A GENTE LÊ CADA COISA…

    Usando Google Chrome 21.0.1180.83 Google Chrome 21.0.1180.83 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Antonio Carlos

    Parabéns, Caio. É pessoa como você que o mundo precisa, sangue novo com cabeça aberta e preocupado com os outros; é claro que os fabricantes de estabilizadores vão cair de pau sobre você, mas é assim mesmo.
    Não se preocupe com comentários negativos, nem todos tiveram a felicidade de ter a inteligencia e vontade de ajudar que você tem.
    Você vai chegar lá, quem sabe um futuro Einstein, Isaac Nilton, Faraday, Alex.Volta…….

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
  • Edwardo

    Esses negocíos de estabilizadores são perca de tempo ,eu não usa a mais de 4 anos ligo o pc direto na tomada e mesmo quando acaba a energia fica no mesmo , essas industrias e comercias de tv enchem a cabeça da gente de lorota falando que sem isso o pc queima só a fins de lucro

    Usando Google Chrome 22.0.1229.94 Google Chrome 22.0.1229.94 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • higo

    uso ate hoje e nunca deu problema

    Usando Google Chrome 22.0.1229.96 Google Chrome 22.0.1229.96 em Windows XP Windows XP
  • http://gersoningomaquinas gerson camposde sousa

    Realmente não acho que um aparelho via de regra tão mal construído e com materiais de péssima qualidade, quase sempre custando muito barato, em certos casos mais baratos que um almoço em restaurante simples possa oferecer proteção alguma.
    me desculpem os fabricantes. “”
    sacrifico-se a qualidade pela banalização dos preços. 40 a 70 reais não podem garantir um bom produto………….

    Usando Google Chrome 23.0.1271.64 Google Chrome 23.0.1271.64 em Windows XP Windows XP
  • http://gersoningomaquinas gerson camposde sousa

    os de núcleo saturado até que são um caso a pensar, como os que a televolt ( empresa que infelizmente creio não exista mais) fabricava no passado.

    Usando Google Chrome 23.0.1271.64 Google Chrome 23.0.1271.64 em Windows XP Windows XP
  • Luiz Sérgio Dias de Oliveira

    Prezado, eu acho que há estabilizadores no mercado confeccionados por empresas de 1a. linha, tais como os da SMS, empresa com quatro fábricas de Nobreaks e Estabilizadores com traffo isolador, e outras coisas mais, onda senoidal, com tempo de correção preciso p/ não danificar os equipamentos. Eu fui revendedor desta marca TS Shara há muito tempo atrás,. só tive dor de cabeça! Tive que trocar todos e ainda a fábrica não me repos…

    Usando Google Chrome 23.0.1271.97 Google Chrome 23.0.1271.97 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • SÉRGIO R. BARBOSA

    Caros Amigos e se no caso vc usar o estabilizador para que o mesmo tenha que trabalhar na proteção de um nobreak não seria o caso de ter uma proteção mais eficas para a proteção do meu computador pois o mesmo ja esta sendo usado por mim e ate agora não tive problema no meu aparelho esta ligado um filtro de linha na tomada,um estabilizador no filtro,e um nobreak no estabilizador.

    Usando Google Chrome 24.0.1312.52 Google Chrome 24.0.1312.52 em Windows 7 Windows 7