ArtigosDicas e tutoriais

WordPress: Adicionando curtas (notícias rápidas)

Adicionando notícias rápidas com o plugin MiniPosts

Obviamente, antes de mais nada, devemos fazer o download do plugin MiniPosts2, isto pode ser feito diretamente no seu site oficial, aqui. Para instalá-lo é simples, apenas envie-o para o seu servidor, da sua forma favorita, dentro da pasta wp-content/plugins/. Após ter feito isso, vá até o painel de administração do WordPress, e ative o plugin na lista, você o encontrará ao procurar pelo nome MiniPosts2.

Agora, com tudo preparado, vamos realmente preparar a adição de curtas ao nosso blog. No painel de administração do seu blog, vá em Configurações, ou Settings, dependendo das opções de idioma da sua instalação do WordPress, e logo depois, clique sobre o nome do plugin, MiniPosts. Na página que se abrirá, deveremos fazer algumas alterações para poder adaptar o plugin à nossa necessidade.

A página de configuração do plugin, é a que você pode ver abaixo:

Clique para ampliar.

A primeira opção, que por padrão vem ativada, é a que faz com que o plugin filtre as curtas do famoso Loop do WordPress, fazendo com que assim as curtas não apareçam junto com as principais notícias, ou seja, o Loop em si. Caso você queria que elas também apareçam ali, voce pode simplesmente desmarcar esta opção.

A segunda opção, por padrão desativada, faz com que as curtas sejam ou não removidas do RSS do seu blog, caso você a marque, as curtas não serão publicadas no RSS de seu site.

A terceira opção, é onde deve-se configurar qual a quantidade de posts que devem ser exibidos pelo plugin, por padrão, 5.

A quarta opção diz respeito às quebras de linha do seu post caso o mesmo seja publicado dentro do  Loop. Já que não iremos publicar nossos posts no Loop neste tutorial não falaremos desta função a fundo, mas apenas por questão de conhecimento, ela vem marcada por padrão.

A quinta opção é onde deve ser especificado o título que será exibido logo acima das notícias rápidas, caso você esteja-as exibindo em sua sidebar através do recurso de widgets do WordPress. Neste tutorial não iremos utilizar widgets para inserir este recurso, então, deixaremos o título padrão, o nome e versão do plugin. (que por sinal estava desatualizado na hora da screenshot, mas já foi devidamente atualizado)

Na sexta opção definimos o formato com o qual a curta será exibida, para isso utilizamos as tags especificadas logo abaixo pelo plugin.

A sétima opção é onde se define o que deve ser exibido caso seu plugin possua uma tag More…, neste artigo não falaremos sobre esta opção, já que exibiremos apenas o título e horário de publicação do post.

Por fim, temos a opção onde podemos definir o formato da data, para isso são utilizados os mesmos parâmetros da função date() do PHP, os quais podem ser vistos aqui.

Após a configuração do plugin a seu gosto, chegamos a parte boa, vamos exibir os posts em nosso tema.

Neste artigo as configurações utilizadas foram as da imagem acima.

Primeiramente, vá até o editor de temas do painel de administração do WordPress, clicando em Design, Editor de Temas, selecione o tema onde você deseja adicionar os curtas, vá até o arquivo onde eles serão exibidos, e então adicione a seguinte linha de código ao arquivo.

<?php get_mini_posts(); ?>

É claro que este código deve ser adicionado em um local previamente preparado, como por exemplo, uma div, com as propriedades definidas em um arquivo CSS. Após tudo isso ter sido feito, seu tema já está preparado para exibir as curtas. Então, até a próxima! Sim, seu tema está preparado, mas de que adianta saber dirigir um avião, se não temos um avião? Nesta parte do artigo falaremos sobre como publicar um MiniPost. O processo de escrever o post é exatamente o mesmo utilizado para um post comum, mas apenas com uma diferença, a opção This is a MiniPost deve ser marcada nas opções do post, para isso, role a página onde você escreve um novo post, e marque o box que se encontra dentro da aba MiniPosts, como pode ser visto na imagem abaixo:

Agora, é só publicar seu post. Após ter feito isto, vá até seu tema, e confira o plugin em ação no local onde você adicionou o código do qual falamos acima. O resultado deste artigo você pode ver no topo do Guia do PC, onde você encontra nossas Notícias Rápidas. Não esqueça que como este plugin faz consultas ao seu banco de dados, ele aumenta a quantidade de queries executadas em seu servidor, por isso não é recomendado seu uso a usuários com servidores sobrecarregados.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado, e que ele também possa contribuir para o sucesso de seu blog ou site, em breve o próximo artigo desta série, onde falaremos sobre como fazer tudo isto utilizando-se de tags nativas do WordPress, sem plugins. Aguardem! ;)

Caso você tenha alguma dúvida em relação a este post, utilize nosso formulário de comentários abaixo ou então acesse nosso fórum, utilize-o também caso você tenha alguma sugestão de pauta os próximos artigos de nossa série sobre o WordPress. E fique ligado, a qualquer momento pode ser lançado mais um artigo, para isso assine nosso feed RSS, clicando no botão ali na sidebar.

Tags: Internet

Você também vai gostar

Leia também!