Artigos

Transforme seu PC em uma potente máquina para Gaming em 8 passos – Parte 2

Olá amigos! Eu estive um pouco afastado do Guia esses últimos dias. Tive que passar por um procedimento médico e estou em fase de recuperação. Mas está tudo bem!

Hoje daremos continuidade ao artigo que dá algumas dicas de como transformar o seu PC em uma potente máquina para games!

Veja também: Transforme seu PC em uma potente máquina para Gaming em 8 passos – Parte 1

Depois de uma primeira fase de otimização para qualquer computador que precise melhorar o rendimento para jogar, o Guia do PC em parceria com a TuneUp apresentam a segunda parte do guia definitivo, com dicas e conselhos avançados para fazer que o PC renda ao máximo com os últimos jogos do mercado como GTA V, Dark Souls 2, Watch Dogs ou Titanfall. Os resultados são significativos:

1. Atualizar com um disco SSD

Os discos de estado sólido SSD são muito mais rápidos que os discos rígidos habituais e mesmo que não seja um fator que acelere diretamente a taxa de fotogramas (frame rate) dos jogos, diminuirá drasticamente os tempos de carregamento do jogo. É recomendado um disco de mais de 250GB já que os jogos atuais ocupam entre 8 e 20GB cada um, somando os 30GB que o Windows necessita e considerando que os arquivos de música e vídeo também ocupam um espaço considerável, 250GB se completam rapidamente.

SanDisk_Extreme_PRO_480GB_01

Segundo os testes realizados com um disco SanDisk 480GB Extreme em uma máquina Alienware X51, a diferença de rendimento em comparação ao disco rígido é impressionante. Por exemplo, ao jogar Far Cry 3, o tempo de início se reduz de 23 segundos para 8, e o tempo de carregamento de 15 segundos para apenas 6. Assim, mesmo que requeira certo investimento econômico, esta melhora pode ser considerada espetacular.

2. Desativar SuperFetch e Prefetch

Tanto SuperFetch quanto Prefetch aceleram o tempo de inicialização do Windows e dos aplicativos instalados. No entanto, para jogos, se detectou uma diminuição no tempo de carregamento e na atividade em segundo plano quando estas 2 funções estão desabilitadas. Por este motivo, é recomendado a todos os gamers entusiastas que desativem estas funcionalidades.

Para realizar este procedimento, o jogador deverá acessar o Painel de Controle, Sistema e Segurança, abrir as Ferramentas administrativas e selecionar “Serviços”. Na lista, procurar “SuperFetch”, clicar duas vezes nesta opção e escolher “Tipo de inicialização: Desativado”. Depois disso, deverá ir ao painel de pesquisa, ou no botão iniciar do Windows 7, e escrever “regedit”, apertar o Enter e navegar até:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session_Manager\Memory_Management\PrefetchParameters”.

Por fim, clicar duas vezes em “EnablePrefetcher” e mudar o valor a “0” para desativar a função. É importante prestar especial atenção a este procedimento, pois alterar outros valores poderia provocar problemas no PC.

3. Desfragmentar ou fazer um TRIM no disco

Os aplicativos multimídia e seus arquivos geralmente ocupam vários GBs, portanto, é vital o sistema poder ler todos estes arquivos de forma contínua para obter um máximo rendimento. É possível desfragmentar o disco utilizando a ferramenta integrada do Windows que se encontra no Painel de Controle, Sistema e Segurança, na seção Ferramentas Administrativas, outro programa que recomendamos para a desfragmentação do disco e a ferramenta do TuneUp Utilites.

No caso de que o PC tenha um Disco SSD, este não deve ser desfragmentado. Ao invés disso, deve-se utilizar o comando TRIM para otimizá-lo.

4. Otimizar o Painel de Controle da NVIDIA ou o Centro de Controle AMD/ATI

Todos os drivers da NVIDIA vêm com os seus próprios painéis de controle que permitem ajustar a configuração 3D, e o mesmo ocorre com os de AMD/ATI. Para configurar as opções, que nem sempre estão disponíveis diretamente durante o jogo, recomenda-se verificar a lista completa de opções e ajustá-las para obter um melhor equilíbrio entre o desempenho e a qualidade visual.

Para consultar a configuração de qualquer um dos dois, o gamer deve clicar com o botão direito na área de trabalho, selecionar “Painel de Controle de NVIDIA” ou “Catalyst Control Center” no caso de AMD/ATI. Despois disso, buscar a “Configuração 3D” nos menus. Nesta categoria se encontram valores importantes que podem ser configurados para melhorar a qualidade de imagem sem sacrificar os frames por segundo (FPS).

Para NVIDIA, os mais interessantes são: “Máximo número de fotogramas pré-renderizados = 0” que minimiza o lag do mouse e teclado; a “Otimização segmentada = Ativada” sempre para os processadores multicore; e por último, “VSync”, a sincronização vertical que ao ser desativada quando a frequência de atualização da tela é maior que a do jogo, proporciona maior fluidez durante a jogatina. Para AMD/ATI, os valores mais importantes são: SMOOTHVISION HD Anisotropic Filtering, Catalyst A.I., Mipmap Detail Level e Wait for Vertical Refresh, com os quais o gamer conseguirá o equilíbrio adequado entre desempenho e qualidade de imagem.

Não existe uma maneira correta de configurar o PC para maximizar o rendimento do jogo, isto depende das características de cada game, do hardware da máquina e do estado de otimização do sistema. De qualquer forma, o gamer poderá aplicar todas as dicas que quiser contidas nesta guia para converter seu computador em um Gaming PC completo.

Dica do prêmio do mês: Pode ser utilizado no smartphone ou tablet.

Você também vai gostar

Leia também!