Dicas e tutoriais

Deixe o Windows XP com recursos do Windows 7

O Windows 7, ao que tudo indica, será lançado esse ano. Pelo beta liberado mês passado, podemos ter idéia do que vem por aí (se perdeu a oportunidade de testá-lo, não deixe de conhecê-lo em nosso review). Você gostou dos novos recursos mas está com receio de usá-lo nessa fase de testes? Saiba que é possível conseguir muitas dessas novidades do Windows 7 no Windows XP, com o auxílio de alguns programas e atualização para o próprio Windows.

Logo do Windows XPÉ bom deixar claro que o visual não é o foco desse texto. Existem temas que imitam o Windows 7, tanto para o XP quanto para o Vista. No Vista até conseguimos um visual semelhante, mas no Windows XP é impossível. “Windows XP visualmente idêntico ao Windows 7”? Não caia nessa.

As dicas são pequenas e simples, e foram compiladas pelo MVP Blake Handler em seu blog. Esclarecimentos e devido crédito dados, agora mãos à obra!

Primeiramente, o sistema deve ser completamente atualizado. Faça uma visitinha ao Windows Update e atualize o Windows, principalmente se tiver algum service pack pendente.

Novos programas

Windows Live Essentials – É o pacotão de programas essenciais que virá pré-instalado no Windows 7. No Windows XP ele substitui o antigo Windows Messenger e Outlook Express pelo Windows Live Messenger e Mail, respectivamente. Além disso, adiciona outros programas, como Galeria de Fotos e Segurança Familiar. Download aqui.

Internet Explorer 8 – A nova versão do Internet Explorer traz bastante melhorias em diversos setores, como compatibilidade, estabilidade e segurança, além de novas ferramentas. Mesmo em estágio final de desenvolvimento (release candidate), o download é recomendado – principalmente se você usa a versão 6 do navegador. Ele está disponível para diversos sistemas: Windows XP e Server 2003 (x64) e Vista e Server 2008 (x64).

Windows Media Player 11 – É aversão mais recente do Windows Media Player para o Windows XP. Como o Windows Media Player 12 ainda está em desenvolvimento, sem download da versão de testes, a versão 11 cumpre muito bem seu papel no Windows XP. Download disponível para Windows XP de 32 bits e 64 bits.

Windows Defender – O Windows Defender é um programa anti-spyware da Microsoft que vem instalado nos Windows Vista e 7. Ele também está disponível para o Windows XP x86 e x64. Baixe e instale.

Calculadora avançada – A calculadora do Windows 7 é muito melhor. Ela conta com operações mais avançadas e conversão de unidades. Esses recursos estão presentes no Calculator Plus e Power Calculator. A primeira é útil para fazer conversões e a segunda conta com funções avançadas.

Horário global – O Windows Vista e 7 permitem configurar mais de um fuso horário, que é exibido quando se clica no relógio da barra de tarefas. Para o Windows XP temos o Microsoft Time Zone, que é executado na bandeja do sistema e permite configurar o horário de qualquer lugar do mundo.

Suporte a VHD – O Windows 7 suporta VHD nativamente. No Windows XP podemos trabalhar com esses arquivos com o Microsoft Virtual PC. Aprenda a usá-lo nesse texto.

Melhor gerenciamento de energia – Deixe o Windows XP mais verde, assim como seus sucessores. O Edison te ajuda a escolher a melhor forma de gerenciar de energia de forma simples e rápida. O programa ainda vai além. Ele estima a quantidade de energia e dinheiro que você vai economizar durante o ano com o Edison e a quantidade de carbono que deixará de ser emitida, reduzindo, assim, o efeito estufa.

Windows PowerShell – O Windows PowerShell é a evolução do prompt de comando do Windows. Ele permite maior controle do sistema por parte de administradores. O Windows Server 2008 e Windows 7 já tem o PowerShell. Windows Vista e XP, podem fazer download gratuito. Download: Windows XP x86 e x64; Windows Vista x86 e x64.

Suporte a XML – Com o Microsoft Core XML Services (MSXML) 6.0 e XML Paper Specification Essentials Pack, você será capaz de visualizar e criar XPS com os programas para esse tipo de documento (Visualizador XPS e Microsoft XPS Document Writer, respectivamente).

Mais e novos recurosos

Configuração avançada de ClearType – O ClearType Tuner é um power tool para o Windows XP. Ele habilita opções avançadas de ClearType, que por sua vez deixa a visualização das letras mais suave, melhorando a leitura.

Suporte a exFAT – O Windows Vista SP1 e Windows 7 dão suporte a esse sistema de arquivos. Como já falamos por aqui, o Windows XP ganhou recentemente uma atualização (KB955704) que faz com que o sistema suporte o exFAT. Mais detalhes e as vantagens desse sistema de arquivos podem ser encontradas no texto sobre a atualização.

Pesquisa melhorada – A última verão do Desktop Search, a 4.0, traz melhorias para sistema de buscas do Windows XP. O download pode ser feito para o Windows de 32 bits ou de 64 bits.

Suporte nativo a ISO – O Windows 7 trabalha nativamente com arquivos ISO. A função semelhante pode ser conseguida no Windows Vista e XP com o gratuito e (ótimo) ISO Recorder.

Suporte a dispositivos biométricos – O Windows 7 suporta dispositivos biométricos. O Microsoft’s DigitalPersona Password Manager 2.0 dá essa funcionalidade ao Windows XP. Obviamente, se você não tem um dispositivo biométrico, não há razão para instalar isso.

Codecs de áudio e vídeo – O Windows 7 executa os mais diversos formatos de som e vídeo (DivX e Xvid) nativamente, graças aos codecs que já vem instalados no sistema. Para o Windows XP e Vista, existem vários pacotes de codecs gratuitos para download. Um dos melhores e mais popular é o K-Lite Codec Pack.

Mais opções no Utilitário de Configurações do Sistema – Essa atualização (KB906569) adiciona a guia “Ferramentas” no Utilitário de Configurações do Sistema (msconfig.exe).

Abrir prompt de comando na pasta pelo Explorer – É um power tool para o Windows XP que adiciona a opção de abrir prompt de comando no mesmo local que você está navegando pelo Windows Explorer. Baixe diretamente daqui. No Windows Vista/7, basta pressionar Shift e clicar com o botão direito do mouse para essa opção aparecer.

Alternador entre janelas mais funcional – O famoso Alt + Tab do velho Windows XP pode ficar mais funcional ainda, com miniaturas dos programas abertos (como no Vista e 7). O Alt-Tab Preview Replacement que faz a mágica.

Suporte a gravação de Blu-Ray e outros dispositivos de armazenamento – O Windows Feature Pack for Storage 1.0 faz com que o Windows XP, Vista e Server 2008 gravem discos Blu-Ray e reconheça cartões inteligentes, como ICCD

Image Mastering API v2.0 (IMAPIv2.0) – Atualização (KB932716) para a API de gravação de CD e DVD do Windows.

Ferramenta de diagnóstico de rede – A ferramenta Diagnóstico de Rede para Windows XP analisa a conectividade de rede e ajuda a solucionar problemas relacionados à rede no computador.

Exibição gráfica dos computadores e dispositivos da rede – Mostra uma exibição gráfica dos computadores e dispositivos da rede e de como eles são conectados usando o protocolo LLTD. Download.

Serviço RMSO Windows Rights Management Services (RMS) permite que aplicativos que reconhecem essa tecnologia funcionem junto com ele de modo a fornecer licenças protegidas pelo RMS. A versão de 64 bits pode ser baixada daqui.

Outros

Novas fontes – O Windows 7 inclui algumas novas as fontes. As fontes Calibri, Cambria, Candara, Consolas, Constantia e Corbel podem ser obtidas instalando o pacote de compatibilidade para arquivos do Microsoft Office 2007. Download aqui.

Data Execution Prevention (DEP) para todos os programas – O DEP (em português Prevenção de Execução de Dados) monitora como os programas estão utilizando a memória. Ele está presente no Windows XP, entretanto configurado apenas para monitorar os programas e serviços essenciais do Windows. No Windows 7 ele vem ativado para todos os programas. Para fazer isso no Windows XP, siga os passos:

Vá até as Propriedades do Sistema (acessível pelo Painel de Controle ou propriedades de Meu Computador). Na guia Avançado, clique em Configurações… da box Desempenho. Selecione “Ativar a DEP para todos os programas e serviços, exceto os que eu selecionar”, na guia Prevenção de Execução de Dados e dê Ok. Por lá mesmo é possível adicionar exceções caso tenha problemas com algum programa.

Desfragmentação automática dos discos – Desfragmentar os discos as vezes é muito importante. O Windows Vista e 7 fazem isso automaticamente. No Windows XP o procedimento para configurar o agendamento é simples:

Vá ao Painel de Controle, Tarefas de Agenda. Adicione uma nova tarefa com o Desfragmentador de Discos (%windir%\system32\defrag.exe). Dê um nome para essa tarefa e defina a periodicidade da mesma no horário e dia que achar melhor (semanalmente de preferência). Ao finalizar, marque a caixa de seleção para abrir as propriedades avançadas da tarefa. No campo “Executar”, adicione no final a letra da unidade a ser desfragmentada (exemplo: “C:\Windows\system32\defrag.exe C:”). Para desfragmentar automaticamente outras unidades, crie outras tarefas agendadas (em horários ou dias diferentes).

Aero Snap – Nova ferramenta que vem no Windows 7. Consiste em arrastar uma janela para os cantos do monitor para redimensionar a mesma de modo que ela ocupe metade da tela ou maximizar essa janela (vídeo explicativo e mais informações aqui). A funcionalidade pode ser obtida com o auxílio do programa AeroSnap. Já o AutoHotkey consegue os atalhos do teclado para o Aero Snap: WinKey + setas (direita/esquerda/cima/baixo); WinKey + barra de espaço; e WinKey + Home. Ambos os programas funcionam nos Windows XP e Vista.

Inicie rapidamente seus programas – No Windows 7 é possível adicionar programas na barra de tarefas e iniciá-los rapidamente, sem precisar ir ao desktop ou menu Iniciar. No Windows XP/Vista podemos ativar a Quick launch (inicialização rápida), que faz praticamente a mesma coisa. Para isso, vá as propriedades da barra de tarefas e marque “Mostrar barra de Início Rápido”.

Redimensione imagens com facilidade –  Com o Image Resizer Poweryoy (64 bits aqui) fica mais fácil redimensionar uma ou mais imagens com alguns cliques. A opção fica no menu do contexto das imagens.

Microsoft .Net Framework 3.5 SP1 – A última versão da plataforma .NET já vem no Windows 7, mas também está disponível para download. Download: Windows XP/Vista x86 e x64.

Novos jogos – O Windows 7 introduz três novos jogos casuais para internet. São eles: Espadas (cartas), Damas e Gamão (tabuleiro). Eles estão disponíveis online no MSN Games. Basta clicar e jogar!

Finalizando…

Era isso! O Windows XP, apesar de antigo – de 2001, o que, se tratando de tecnologia, é uma era -, domina o mercado e ainda supre muito bem as necessidades da maioria das pessoas. Com todas essas dicas simples, certamente foi possível dar uma ótima melhorada no sistema. Obviamente, ele nunca ficará como o Windows 7 (principalmente na aparência), mas depois dessa reforma, ele ainda tem gás para continuar no seu PC pelo menos até o lançamento do 7 (ou não).

Outras dicas, a maioria sobre a aparência do Windows XP, estão no artigo original, em inglês.

Tags: Hardware, Internet, Jogos, Microsoft, Windows, Windows 7, Windows XP

Você também vai gostar

Leia também!