Para quem não sabe o Google Gears era um plugin que permitia que você sincronizasse uma página da web e a usasse off-line. Isso é muito bom, principalmente para clientes de e-mail, rss readers, editores de diversos tipos e outros, afinal, enquanto você está off-line você pode continuar usando seus web apps e quando sua conexão voltar tudo que foi criado e/ou destruído será sincronizado. Porém, o HTML 5 possui recursos semelhantes e com a popularização do mesmo seria inútil desenvolver para duas plataformas e para o Google seria prejuízo suportar o Gears quando se tem algo semelhante. Com isso em vista o Google abandonou oficialmente o Gears.
O abandono não significa que ele não irá mais funcionar. Provavelmente os web apps que o usam irão continuar usando-o, porém a tendência é eles migrarem aos poucos para o HTML 5. O que falta é as empresas que desenvolvem os navegadores adicionarem suportes a essas APIs e recursos e então sim os desenvolvedores de web apps poderão migrar para o HTML 5. O Google, com o abandono do Gears, já está preparando o Chrome para suportar esses recursos.
Perdas são necessárias para outras coisas se desenvolverem. Nesse caso o Gears morre, porém o HTML 5 traz os mesmos recursos e talvez logo teremos até mais recursos e possibilidades que o Gears.
Fonte: Gears API Blog