Não estamos falando de drivers baixados de sites de terceiros, encontrados no Google e sem a menor referência. Esses, aliás, não são de se espantar caso estejam contaminados. Trata-se dos arquivos disponibilizados na página oficial da Epson para seus produtos, portanto confiáveis. Isso na teoria, pois na prática, aparentemente, não foi o que aconteceu.

De acordo com o relato no blog Pau no micro, o Avira AntiVir acusou uma ameaça de malware nos arquivos de drivers baixados diretamente do site da fabricante. Poderia ser um inofensivo falso-positivo, algo relativamente comum de acontecer até nos melhores softwares antivírus do mercado. Porém, ao contatar a Epson pelo suporte telefônico e relatar o problema, a página de download de drivers e manuais foi logo retirada do ar.
Nada foi confirmado ou negado, mas a atitude tomada pela empresa é de deixar qualquer um, no mínimo, desconfiado de que o problema de segurança realmente existiu.

Os usuários receberam recomendações para baixar o driver dos servidores argentinos da Epson, sem o incômodo e perigoso código mal intencionado. Enquanto isso, até o presente momento que este post foi escrito (13/09, 22h), o site de download de drivers da Epson Brasil continua “temporariamente indisponível”.
Fica o alerta para os donos de impressoras da Epson: se você baixou e instalou drivers nas últimas semanas ou, quem sabe, meses, e não conta com a proteção de um programa antivírus instalado no seu computador, é possível que esteja contaminado. Nesse caso, instale um antivírus e faça uma verificação completa em seu sistema.
Fonte: Luis Malfatti, via e-mail. Obrigado!