Para quem não sabe, a IFA – Internationale Funkausstellung Berlin ou, em amigável português Feira Internacional de Radiodifusão de Berlim, é uma feira tecnológica realizada todo ano na Alemanha. Lá, as maiores empresas de tecnologia se dispõem a mostrar os seus próximos lançamentos e encher os olhos de muitos com belas novidades.
Realizada sempre no segundo semestre de cada ano, para 2011 a data escolhida foi de 02 a 07 de setembro, embora desde o dia 31/08 já estejam pipocando novidades por lá. Uma coisa interessante a se observar nesta feira, é que ela é meio que uma resposta à CES (Consumer Electronics Show), outra feira de tecnologia que ocorre todo começo de ano. Assim, empresas que não se sairam bem nessa, têm a oportunidade de dar a volta por cima na IFA.
O Guia do PC resolveu então fazer um apanhado geral das conferências de cada companhia, reunindo os principais lançamentos em um único post e dando uma prévia do que estará nas prateleiras de vários países em breve. Assim, esperamos deixar nossos leitores bem situados a respeito do que se passa lá em Berlim no que tange à tecnologia e gadgets. :)
E para começar, vamos mostrar os anúncios feitos pela japonesa Sony. Será que tem alguma surpresa que não seja as contas dos usuários invadida? :P
Smartphone
No quesito smartphone, a Sony apresentou o seu Xperia Arc S, uma evolução ao aparelho lançado ainda esse ano pela companhia. Com incrementações no hardware, agora o celular conta com um processador mais potente, de 1.4 GHz. Quase um netbook!

A câmera desse brinquedinho possui 8 MP e está com uma inicialização 25% mais rápida e, apesar de ser uma câmera convencional, ela pode converter imagens 2D (fotos comuns) em documentos 3D, modo chamado de panorâmico tridimensional. Isso é possível graças ao novo sensor incorporado na câmera, o Exmor R
A navegação está cerca de 20% mais rápida que a do primeiro Xperia e os sites serão visualizados em um Display Reality de 4.2″. O sistema operacional da criança é o Android 2.3 (Gingerbread) e ele estará disponíel nas cores branca, azul, prata, preta e rosa. Você poderá escolher qualquer um deles já no outubro próximo. Infelizmente, a Sony não revelou os preços e nem os países onde ele será comercializado.
Tablets
Este é um campo que está dando dores de cabeça para executivos de várias empresas. Como abocanhar, ao menos uma parte, deste mercado que é dominado quase que totalmente pelo iPad? A Sony apostou suas fichas em um dupla chamada S e P. Sim , esses são os nomes dos dois tablets da japonesa.
O Sony S possui uma tela IPS de 9,4 polegadas, um cantinho de unha menor que a do iPad, e tecnologias que prometem imagens mais cristalinas e nítidas. A capacidade de armazenamento varia apenas entre 16 GB e 32 GB, com conectividade Wi-Fi, por enquanto. Planeja-se uma nova versão com a tecnologia 4G em breve.

Já o Sony P é meio bizarrinho. Ele possui 2 telas de 5 polegadas cada, que funcionam tanto separada quanto conjuntamente. Vai depender do aplicativo que você estiver rodando. Por exemplo, se estiver lendo um e-book, basta colocá-lo na vertical para que o aparelho simule um livro físico. Interessante. Resta saber se na prática será tão legal assim. A resolução dos displays é de 1024×480 pixels.
Os dois tablets rodam o Android 3.2 (Honeycomb), o que é uma boa notícia, já que este sistema foi otimizado especialmente para tablets. E estarão disponíveis no final deste mês, por enquanto apenas nas lojas do continente europeu, custando 479 euros para o Sony S e 599 para o Sony P. Embora sem previsão ainda, espera-se que poucas semanas depois ele seja lançado nos EUA.
eReader
Agora se você acha um tablet demais para as suas necessidades, que tal um leitor de livros eletrônicos? Confesso que esta foi a única novidade que me deixou babando. É o Reader Wi-Fi PRS-T1, voltado somente para a leitura, olha só que gostoso ele é!

Com tela touchscreen de 6 polegadas e com suporte a multi-touch, essa belezinha tem apenas 9 mm de expessura e é o e-reader mais leve do mundo! Sua bateria também é de impressionar, você lendo trinta minutos por dia, ela dura por até três semanas, isso com você usando a rede Wi-Fi. Sem contar com este recurso, ela dura um mês!
Rede Wi-Fi? Como assim!? Sim, por que ele possui um dicionário embutido e para auxiliar a leitura, você pode se conectar a site como Google e Wikipédia. Ele possui processador de 1 GHz, ou seja, executa suas operações com folga, suporte ao formato de texto EPUB, de imagens JPEG, PNG, GIF e BMP, além de tocar arquivos de áudio .MP3 e .ACC. Com isso já sabemos que ele foca na interatividade!
Conta ainda com duas portas USB, capacidade de armazenamento de 2 GB (não se preocupe, com isto você guarda cerca de 1.200 livros), mas expansível até 32 GB com cartões de memória, se você quiser ter consigo a Biblioteca do Congresso. E está disponível nas cores preta, branca e vermelha. Data de lançamento prevista para outubro pelo preço estimado de US$ 149. Mais ou menos R$ 300,00 por aqui (sem os impostos, claro).
Notebooks
E o Sony Vaio também deu às caras na cidade alemã. A Sony apresentou um modelo de 24″ e Full HD. O notebook de luxo tem como peculiaridades se conectar ao PlayStation 3 a fim de rodar jogos 3D e qualquer conteúdo em terceira dimensão sem a necessidade de óculos especiais.

Ele ficará disponível na Europa também somente no próximo mês. Infelizmente, a empresa não divulgou mais detalhes do modelo, mas em se tratando de Sony Vaio acredito que ele não desaponte.
Essas foram as principais novidades da Sony na IFA 2011. Claro, não foram todas, ela ainda apresentou câmeras profissionais, um visor 3D etc… Mas acredito que estes lançamentos farão maior barulho no mercado. Em breve, mais um post acerca da IFA 2011 com os lançamentos de outra empresa.