Notícias

Ubuntu One é lançado para… iOS

Não é uma regra geral, eu sei, mas algumas vezes o sistema operacional que o sujeito usa pode dizer algumas coisas sobre sua personalidade. Por exemplo, geralmente quem usa Linux como sistema principal gosta de “liberdade“. Seja para usar a distro que quiser, para modificar a interface gráfica, os pacotes que quer instalar, além de poder alterar os códigos-fontes livremente e até compilar um novo sistema. Nos casos mais “graves”, o sujeito evita ao máximo usar uma solução proprietária, como o Windows. O que dizer então do iOS, da Apple, que é tão fechado quanto um cofre forte? Por isso eu me surpreendi ao ver que o serviço de compartilhamento de arquivos na nuvem da Canonical, o Ubuntu One, acabara de ganhar uma versão para o sistema móvel da Maçã. Eu pensei: Quem usa Ubuntu E iOS ao mesmo tempo?

Ubuntu One no iPhoneMas a fundação está certa! Já que a ideia inicial é tornar o serviço multiplataforma, talvez para competir com Dropbox e outros programas do gênero, eles não podem se dar ao luxo de excluir alguns ecossistemas. Ainda mais que muitas vezes a pessoa não usa só Ubuntu. Ela pode usar Ubuntu em casa, mas no trabalho é obrigada a usar Windows. O app em questão, chamado de Ubuntu One Files, ainda está num estágio bem inicial, bem básico, mas pronto. Uma coisa que se deve ressaltar: como o nome já deixa claro, ele é focado no compartilhamento de arquivos, e não no streaming de músicas. Para esta tarefa já existe o Ubuntu One Music, lançado ano passado mas que eu só conheci hoje.

O Ubuntu One Files lhe permitirá acessar e carregar documentos gerais do seu dispositivo iOS. Você pode tirar uma foto do seu iPhone, por exemplo, e automaticamente sincronizá-la com o serviço da Canonical. As fotos já salvas na memória interna do aparelho também podem ser facilmente sincronizadas. Quem edita arquivos nos iDevices também poderá subi-los para os servidores do Ubuntu One. Resumindo, se você já faz uso de algum serviço de compartilhamento de arquivos na nuvem, como o já citado Dropbox, em pouquíssimo tempo se familiarizará com a solução criada pela Canonical.

Podemos perceber um aumento no número de empresas que prestam esse tipo de serviço. A própria Apple tem uma solução nativa, chamada de iCloud. A Microsoft tem o SkyDrive e a Google está trabalhando há tempos em um concorrente. Portanto, é muito importante que a Canonical pense na interoperabilidade de seu serviço. Atualmente, além de funcionar no próprio Ubuntu, o que é óbvio, há uma versão para os usuários Windows, aplicativo para Android e agora para iOS. Basta acessar one.ubuntu.com/downloads para ver as plataformas suportadas e fazer o downlad.

Como já falamos neste post, a Canonical terá uma participação especial na CES 2012, que tem início amanhã. Além de apresentar algumas novidades a respeito do Ubuntu 12.04 LTS, ela tirará quaisquer dúvidas sobre o Ubuntu One, bem como projetos futuros, como um protótipo do serviço para ser usado em automóveis, visando o streaming de músicas. Ótima ideia! Bom ver que a fundação está trabalhando para tornar seus produtos cada vez mais amigáveis e fáceis de usar para todos os tipos de usuários.

[Ubuntu One Blog]
Tags: Apple, Downloads, Linux

Você também vai gostar

Leia também!