Notícias

CES 2012: Ubuntu terá novo design revelado

Ubuntu em tablet

Dos dias 10 a 13 de janeiro, ou seja, próxima semana, haverá em Las Vegas uma das maiores feiras de eletrônicos do mundo, a CES (Consumer Eletronics Show). O foco destes mega eventos, geralmente se volta para gadgets: televisores, câmeras fotográficas, notebooks, ultrabooks, tablets, etc. Porém, a parte de software também tem o seu espaço reservado. E esse ano, a expectativa é grande em torno do Windows 8 e suas últimas novidades, e desta vez, também da próxima versão do Ubuntu, distribuição Linux mantida pela Canonical e que é tida como a mais popular do mundo do software livre.

Em outubro a fundação lançou a versão 11.10 do sistema, com a nova interface Unity, em detrimento da Gnome 3. Com isso, ela conquistou a insatisfação dos usuários do sistema, que logo procuraram uma maneira de voltar à interface antiga. Para a próxima versão, 12.04 LTS, a fundação está prometendo um visual arrebatador e estonteante. Chamado de Concept Design, a expectativa em torno dele é bem grande. Membros da dianteira da Canonical não deram muitos detalhes a respeito das novidades, mas rumores sugerem que a nova interface tem como um dos objetivos tornar fácil a migração do sistema para outras plataformas, como tablets, smartphones e até Smart TVs.

Ubuntu em tablet
Visual do Ubuntu em um tablet

Além do Concept Design, a Canonical confirmou que serão exibidas apresentações do inédito modo de operações de Desktop Ubuntu, novas formas de fazer backup na nuvem com o Ubuntu One, serviço que se assemelha muito ao Dropbox, e por fim os usuários saberão como funcionará a nova área de trabalho conceitual do sistema. Sobre a portabilidade da distro para dispositivos móveis, espera-se que a fundação lance algo deste naipe só em 2014. Mas já agora ela quer fazer parcerias com diversas empresas que lhe auxiliarão na tarefa.

Se você é usuário fiel do Ubuntu e odiou o Unity, deve estar ansioso para saber como deve ser este tal de Concept Design. Mas segure só um pouco sua ansiedade, a CES já é semana que vem! Enquanto isso, vamos conversar: O que você acha desta nova interface? Será que é algo realmente bonito, inovador e funcional? Ou seria uma ideia maluca de um designer que está pensando fora da caixa demais? E o que você acharia de usar o Ubuntu em um celular ou tablet? Será que ele conseguiria peitar as gigantes Microsoft, Google e Apple neste cenário? Deixe suas opiniões nos comentários. :)

Tags: Eventos, Linux

Você também vai gostar

Leia também!