São eles: Windows Mail, Windows Photo Gallery e Windows Movie Maker. Os produtos serão substituídos pelos programas da linha Live, o Windows Live Mail, Windows Live Photo Gallery e Windows Live Movie Maker, respectivamente.
Segundo Brian Hall, Gerente Geral do Windows Vista, a decisão da Microsoft em remover essas ferramentas do Windows se dá, entre outras razões, pelo desejo de querer acabar o sistema operacional mais rapidamente do que no passado (quem não se lembra dos constantes atrasos do Vista?). A mudança também elimina a confusão de oferecer suporte a dois programas diferentes que desempenham as mesmas funções.
Olhando um pouco mais a fundo, agora tudo pode fazer sentido, como a até então misteriosa aparição do “Windows Live Movie Maker” na Wave 3 do Windows Live, ainda em estágio beta. Outro detalhe, e não menos importante, é a semelhança estética entre o Windows 7 M3 (confira as imagens aqui) e os produtos do Windows Live da terceira Wave:



Claro que isso tudo também trás benefícios aos produtos Live, que a partir de então certamente serão mais utilizados e divulgados.
Mais detalhes sobre a próxima versão do Windows, prevista para ser lançada ano que vem/início de 2010, são esperados no PDC2008, que ocorrerá dentro de um mês.
Fonte: LiveSide.