Notícias

Debian GNU/Linux 5.0 “Lenny” lançado oficialmente

DebianFinalmente, após incríveis 22 meses de desenvolvimento, quase dois anos, o Debian GNU/Linux 5.0, de codinome Lenny, foi lançado. Para quem não conhece, o Debian é uma distribuição que serve como base para muitas outras, inclusive o Ubuntu. Funciona em 12 arquiteturas diferentes, desde computadores simples até supercomputadores, inclusive netbooks, como o ASUS Eee PC.

Na questão dos softwares, o Debian continuou bem conservador: vem com o KDE 3.5.10, GNOME 2.22.2 e Xfce 4.4.2 como ambientes gráficos. Outros softwares incluídos no pacote são o OpenOffice.org 2.4.1, X.Org 7.3 e GIMP 2.4.7. O Iceweasel e Icedove (versões “sem marca” do Firefox e Thunderbird, respectivamente) estão em suas últimas versões: 3.0.6 e 2.0.0.19.

O Debian está disponível, como de costume, em CDs e DVDs de instalação, por HTTP, BitTorrent e o tradicional Jigdo. São, no total, 31 CDs ou 5 DVDs de instalação. É claro que, se você for instalar um desktop padrão, um típico KDE/GNOME/Xfce com o suficiente para usar a distribuição, não precisará baixar 20 GB em arquivos; neste caso, basta fazer o download do primeiro CD. Para servidores web, os dois primeiros CDs geralmente são suficientes. Mas a maior novidade dessa vez são os LiveCDs, com KDE, GNOME, Xfce ou LXDE. Inicialmente, eles estão disponíveis apenas para as arquiteturas amd64 e i386.

Como são muitas formas de download, seguem os links principais do servidor primário do projeto Debian:

Outras formas de download e outras plataformas podem ser encontradas e baixadas aqui.

Fonte: Distrowatch.

Tags: Downloads, Linux

Você também vai gostar

Leia também!