Notícias

Resumo da Semana #011: Firefox, Microsoft e novos gadgets

Olá gente boa, olá gente bonita! Passamos um tempo sem publicar a coluna Resumo da Semana, pensamos em descontinuá-la e jogá-la no limbo das pautas, mas no final decidimos dar uma chance a ela. Se você não tem muito tempo de acompanhar o Guia do PC durante a semana, devido ao trabalho, aos estudos ou até mesmo por causa da preguiça de ler alguma coisa, a coluna publicada todo sábado tem por objetivo lhe colocar por dentro (ôpa!) das novidades comentadas por aqui nos últimos dias. Se você gosta do Resumo da Semana, se acha ele útil, diga aí nos comentários! Se acha que é só mais uma coluna para inflar a home e devemos jogá-la no lixo, também dê a sua opinião, queremos fazer o melhor para os leitores! :D

Fim e Recomeço do Mozilla Firefox

Para começar a coluna de hoje, vamos falar sobre o Firefox, um dos navegadores mais usados do mercado. Muita gente não gostou quando a fundação Mozilla adotou o sistema de atualizações rápidas do Google Chrome. Falaram que não havia nenhuma novidade relevante, só o aumento no número da versão e correção de bugs. Por isso, eles decidiram ficar na lendária versão 3.6 do browser. Pois bem, a Mozilla anunciou que ainda este mês vai “matar” esta versão, atualizando-a para a mais recente. Se por um lado ela mata uma versão, por outro ela está pensando no futuro e tentando inovar. Ontem ela divulgou seus planos para unificar todas as interfaces do Firefox, tanto em desktops quanto em tablets e smartphones. E admito, pelo menos os esboços estão bem bonitos!

Com isso, a Mozilla mostra que está pensando no futuro e tentando sair na frente, para ganhar o mercado que perdeu depois da chegada do Chrome. E com a popularização de dispositivos móveis, há um grande campo para aumentar o market share. E você, o que acha dos planos do Panda Vermelho?

Microsoft e seus momentos difíceis

Se você acha que a vida das grandes empresas é fácil, com muito dinheiro em caixa, com liberdade para inovar e melhorar seus produtos e vendendo-os aos montes, pode rever seus conceitos. As gigantes da tecnologia também têm seus momentos de dificuldade. Agora parece que é a vez da Microsoft. A Gigante de Redmond está passando alguns apertos com o Bing, seu serviço de busca e concorrente do Google. Desde que foi lançado, o buscador só está dando prejuízo à empresa. Nesta semana mostramos que ela está pensando seriamente em vender o serviço, mas a empresa está dividida. Um grupo de executivos que vendê-lo pois não está gerando lucro, só gastos. O outro, que inclusive conta com a benção de Ballmer, quer mantê-lo ativo, argumentando que ele será peça-chave à longo prazo. A proposta deles é integrá-lo ao Facebook. E aí, qual você acha que é o melhor destino para o Bing?

Na Alemanha as coisas também não vão nada bem. A Motorola impetrou um processo contra a dona do Windows, tentando-a impedir de vender o Windows 7 e o Xbox 360 no país sob a alegação que eles infringem algumas patentes de posse da empresa. O juiz deu parecer favorável a Motorola e, se a Microsoft não recorrer, certamente terá seus produtos barrados naquele país europeu. Já no que se refere ao Windows 8, ela apresentou novidades. Uma nova versão também está no forno, a Windows 8 Pro with Media Center. A Microsoft retirou o suporte para DVDs e Blu-Rays dasa versões “comuns” do sistema e se o usuário quiser executar tais mídias no seu computador, terá de comprar a versão acima, que nada mais é do um pacote que atualizará o sistema com os codecs necessários para a decodificação dos vídeos. Porém, há sempre a possibilidade de instalar um software de terceiro para suprir essa necessidade. E o melhor, totalmente gratuito!

Google melhorando seus produtos

Enquanto a Microsoft sofre e outras empresas trabalham, a Google aproveita para incrementar seus produtos. Nesta semana, o Gmail, um dos clientes de webmail mais usados do mundo, recebeu três melhorias. A de tradução automática de e-mails em língua estrangeira foi a principal delas. Mas outros recursos antes experimentais também foram promovidos para funções padrão do serviço. O Google Docs não ficou para trás com a chegada do Drive e recebeu, essa semana, mais de 400 novas fontes e 60 temas de documentos.

Novos produtos

O mercado de gadgets também foi bem movimentado. Tivemos ou o anúncio ou o lançamento de vários produtos. A começar pelo iPad, o tablet mais desejado do mercado. A TIM foi a primeira operadora a anunciar a venda do aparelho aqui no Brasil. A partir da próxima sexta-feira, a terceira geração do iPad já estará nas prateleiras brasileiras. A finlandesa Nokia teve um de seus aparelhos homologados pela Anatel. Trata-se do PureView 808, aquele que tem uma câmera monstruosa de 41 MP! A Samsung não ficou atrás e finalmente fez o anúncio de um dos smartphones mais aguardados do ano, o Galaxy S III, que veio para concorrer com os top de linha da Apple, iPhone 4S e da Nokia, Lumia 900. E olha… ele é bem parrudo e possui recursos bem interessantes. Os processadores Intel Ivy Bridge foram lançados há pouco tempo, mas já há produtos equipados com os chips no mercado. É o caso do notebook Dell Inspiron 15R, que conta com configurações bem parrudas.

Colunas Semanais

Não podemos esquecer, também, do nosso carro-chefe, as colunas semanais, que diariamente trazem conteúdo original e muito útil para você, leitor! Nesta semana, tivemos:

  • Um Domingo Qualquer: Na coluna leve de domingo, apresentamos pinturas de muito bom gosto dos principais heróis dos quadrinhos, já que eles estão em alta novamente. Veja, vale a pena. São fantásticas!
  • Review da Semana: O nosso redator Guilherme Macedo, entusiasta do software livre, baixou o Ubuntu 12.04 e dissecou ele pra gente! Veja nossa análise!
  • Dicas para Iniciantes: Na nossa coluna voltada para as pessoas com pouca intimidade com a informática, o amigo João Pedro Sacheti ensinou como criar um Tumblr.
  • Dicas para Windows: Qualé gente, era feriado, ninguém trabalha nesse dia. Demos um descanso para a equipe e esse dia ficou livre. :)
  • Dicas para Linux: O nosso amigo Caio Alexandre deu uma dica esperta de como podemos descobrir se o Ubuntu é 32 ou 64 bits.
  • Dicas: A coluna voltada para as dicas em geral, envolvendo os mais diversos assuntos, foi de autoria do Rodrigo Konther e ele ensinou como podemos personalizar o Facebook.
  • Artigo: E por último, a coluna que sempre traz textos maiores e mais detalhados textos. Desta feita, o Caio Alexandre falou sobre a nova geração de processadores da Intel, os Ivy Bridge, vale a pena dar uma olhada.

É isso aí, esperamos que tenham gostado dessa semana. E não se esqueçam de nos dizer o que acham da coluna Resumo da Semana. Até o próximo sábado!

Tags: Resumo da Semana

Você também vai gostar

Leia também!