Notícias

30 de junho: o fim do Windows XP

Depois de 5 meses adiado, eis que o dia chega: 30 de junho de 2008. Aos que não sabem do que se trata, é nada mais nada menos que o fim do ciclo de vida do Windows XP.

O conhecido sistema operacional da Microsoft, o Windows XP (de experience), já passou por várias fases, algumas ruins e muitas ótimas. Em 25 de outubro de 2001, foi lançado ao público geral. O sistema não foi muito bem recebido, aconteceu mais ou menos o que acontece hoje com o seu sucessor, o Windows Vista. Na época, a maioria dos computadores não era capaz de suportá-lo, fazendo com que muita gente continuasse com o antigo Windows 98 ou 2000. Outro fator que fez com que o Windows XP não fosse bem aceito era a ausência de novidades. A diferença mais notável era no visual, e só. Na época, sistema também era muito instável, cheio de falhas de segurança e famoso pelas incompatibilidades de softwares e drivers. Tudo isso somado, fez com que o Windows XP fosse lentamente absorvido.

Demorou a ser lançado, mas em 2003, o Service Pack 1 (SP1) foi disponibilizado. A grande atualização melhorou o sistema, corrigindo várias falhas e dando uma levantada no SO. Mas não foi o suficiente, o sistema continuava inseguro. Outro Service Pack se fazia necessário.

O SP2 (Service Pack 2) para o Windows XP foi lançado em 2004. Era a atualização mais importante para o sistema. Ela deu ao sistema estabilidade e melhorias como nunca, principalmente na parte de segurança, uma área crítica do SO, mantendo a simplicidade e leveza. As principais e mais notáveis mudanças na parte de segurança foram a implementação da Central de Segurança e do firewall. O sistema, que já estava popular, ficou maduro a partir de tal atualização.

Nesse ano de 2008, o último Service Pack foi lançado, mais por motivo de pressão dos usuários do que por necessidade. O SP3 deu mais um (e último) gás no já ótimo sistema.

Tags: Microsoft, Windows XP

Você também vai gostar

Leia também!