Artigos

A Restauração de Sistema no Windows 7

Últimos pontos de restauração criados pelo Windows.

Enquanto usamos o computador, nós navegamos na internet, instalamos programas, drivers, configuramos o sistema, instalamos atualizações. Mas em algumas das vezes, algo dá errado e o sistema começa a ter um comportamento imprevisível. Quando isso acontece, a primeira coisa que um usuário comum pensa é: “Queria voltar no tempo”, para evitar o problema. Com a Restauração do Sistema isso é possível!

Como funciona?

A Restauração do Sistema apareceu pela primeira vez no Windows Millennium Edition (ME) e usa “pontos de restauração” para desfazer alterações do sistema no computador e retornar os arquivos do sistema e as configurações para um estado anterior, sem afetar os arquivos pessoais, como email, documentos ou fotos. Esses pontos de restauração são salvos à medida que programas e drivers são instalados no Windows.

Ao instalar programas e drivers, estamos sempre sujeitos a sofrer com erros e instalações malfeitas que deixam arquivos em pastas do sistema que prejudicam o funcionamento do sistema.

A Restauração do Sistema usa um recurso conhecido como Proteção do Sistema para criar pontos de restauração regularmente e manter o sistema seguro.

Restaurando o sistema para um ponto anterior

Atenção: Antes de restaurar o sistema, feche todos os programas e salve os arquivos abertos, pois a restauração reiniciará o PC.

Vá ao menu Iniciar e digite “Restauração do Sistema” na caixa de pesquisa do Windows 7. Entre no único resultado disponível e, dependendo das suas configurações do Controle de Conta de Usuário, digite a senha de administrador ou dê a confirmação.

Últimos pontos de restauração criados pelo Windows.
Últimos pontos de restauração criados pelo Windows.

A Restauração do Sistema recomenda automaticamente o ponto de restauração mais recente criado antes de uma alteração significativa, como a instalação de um programa. Você pode também escolher de uma lista de pontos de restauração. Procure usar os pontos de restauração criados um pouco antes da data e hora em que você começou a perceber os problemas. Caso você não veja o ponto de restauração que deseja selecionar, basta apenas marcar a caixa Mostrar mais pontos de restauração e os pontos restantes aparecerão.

Programas e drivers afetados por um ponto de restauração.
Programas e drivers afetados por um ponto de restauração.

Após selecionar o ponto desejado, você pode clicar em Procurar programas afetados e ver o que será alterado ao usar este ponto para retornar o sistema a um estado anterior. No quadro de cima estão os programas que serão removidos após a restauração do computador e o quadro de baixo mostra programas e drivers que serão restaurados. Esses programas que serão restaurados podem não funcionar corretamente e, consequentemente, precisarão ser reinstalados.

Sabendo isso, você pode fechar a janela e confirmar a operação, para que a restauração inicie. O computador será reiniciado e, durante o processo de desligamento e inicialização, o sistema será restaurado.

E se a restauração não resolver meu problema?

Caso necessário, você pode desfazer a operação de restauração ou tentar escolher um ponto de restauração diferente no mesmo assistente. Para desfazer uma restauração feita anteriormente, basta voltar para a janela de Restauração do Sistema, clicar em Desfazer Restauração do Sistema e confirme.

Criando um ponto de restauração manualmente

Se você pretende instalar um programa não muito confiável e está com receio de que a instalação não crie um ponto de restauração e que aconteça algo ruim com seu Windows, você pode criar um ponto manualmente. Para isso, vá no menu Iniciar, clique com o botão direito em Computador, selecione Propriedades, e clique em Configurações avançadas do sistema; ou então, pesquise por “Configurações avançadas” no menu Iniciar e selecione a opção Exibir configurações avançadas do sistema. Clique na guia Proteção do Sistema e clique no botão Criar…, na parte inferior da janela. Na caixa que se abre, dê um nome ao ponto que será criado e clique em Criar.

Diminuindo o espaço reservado para pontos de restauração

Configurações da Proteção do Sistema.
Configurações da Proteção do Sistema.

À medida que pontos de restauração são criados, arquivos relativamente grandes são guardados no sistema. Esses arquivos contém informações sobre como ele estava anteriormente. Dependendo de quantos pontos de restauração estão armazenados no computador, o espaço em disco pode se comprometer com o tempo. Para controlar o espaço dedicado para a Restauração do Sistema, volte para as configurações avançadas do sistema, mas desta vez clique no botão Configurar….

Em Uso do Espaço em Disco, você pode escolher o espaço para os pontos de restauração (em porcentagem), além de poder excluir todos os pontos de restauração anteriores, deixando apenas o último criado. Essa opção pode ser uma boa saída para quando o usuário tem necessidade extrema de liberar espaço.

A Restauração do Sistema no Windows pode livrar um usuário de uma pane no Windows criada por programas com falhas na desinstalação que deixaram rastros que atrapalharam o funcionamento do sistema, evitando, na maioria das vezes, que você perca tempo formatando o HD e tendo que reinstalar o Windows.

Tags: Segurança, Windows 7

Você também vai gostar

Leia também!