Inteligência ArtificialPesquisas & Estudos

Executivos veem agentes de IA como motor da próxima revolução em vendas e atendimento ao cliente, revela estudo da IBM

A transformação digital entra em uma nova fase. De acordo com o estudo “Orquestrando a IA Agêntica para Operações Comerciais Inteligentes”, conduzido pelo IBM Institute for Business Value (IBV), o uso de agentes de inteligência artificial (IA) promete redefinir o setor de vendas e atendimento ao cliente até 2027.

A pesquisa, que entrevistou 150 executivos globais de diferentes setores, aponta que 85% deles acreditam que os agentes de IA permitirão que equipes de operações avancem além dos relatórios convencionais, realizando análises em tempo real que otimizam decisões e resultados.

Outros 71% dos executivos afirmam que esses agentes serão capazes de executar fluxos de trabalho e processos transacionais de forma autônoma dentro de dois anos — funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana. Essa nova geração de IA vai muito além da automação básica: trata-se de um modelo cognitivo e autônomo, capaz de aprender continuamente e agir de forma proativa para antecipar demandas.

O levantamento destaca ainda que 81% dos líderes de consumo reconhecem a importância de combinar tecnologia e talento humano, colocando as pessoas certas nos papéis estratégicos para extrair o máximo potencial dos agentes de IA.

“Estamos em um ponto de virada para o setor de consumo. A IA não apenas automatiza, ela potencializa o talento humano e torna as decisões mais ágeis, inteligentes e conectadas ao negócio”, afirma Carlos Capps, vice-presidente e líder de Varejo e Bens de Consumo da IBM América Latina. “O futuro das operações de negócios está na colaboração entre pessoas e agentes de IA, criando uma nova geração de experiências personalizadas, eficientes e sustentáveis.”

O estudo conclui que 85% dos executivos já enxergam a automação dos serviços globais de negócios como prioridade estratégica — e boa parte das organizações está em fase de pilotos ou implementação ativa dessas tecnologias.

Mais informações sobre o estudo e as tendências da inteligência artificial aplicada à indústria de consumo estão disponíveis no IBM Institute for Business Value (IBV).

Você também vai gostar

Leia também!