Games

Brothers in Arms: Hell’s Highway

Bem-vindo ao inferno!

O título do jogo – Hell’s Highway, ou “Estrada do Inferno”, no bom português – refere-se à operação Market Garden que ocorreu durante os últimos 10 meses da Segunda Guerra Mundial, mais especificamente durante os dias 17 e 25 de Setembro de 1944. Com a França libertada do domínio alemão em pouco menos de 3 meses depois da invasão do Dia-D, os Aliados queriam encerrar a guerra de uma vez por todas antes do Natal do mesmo ano. Para isso, foi organizada a Operação Market Garden, que consistia na captura de vários pontos estratégicos dentro dos Países Baixos.

Foi a maior operação aero-transportada da história da humanidade, com mais de 40.000 tropas aliadas lançadas atrás das linhas inimigas. No início, funcionou perfeitamente. Porém, devido a certos contratempos, a última ponte, em Arnhem, não foi efetivamente capturada devido a uma divisão inteira de pára-quedistas britânicos ter sido massacrada. Isso possibilitou um contra-ataque dos alemães que encurralou as tropas aliadas na estrada conhecida como “Highway 69”, entre Arnhem e Eindhoven, ou como muitos a chamavam: “Hell’s Highway”, justificando o título do jogo.

Deixando a história um pouco de lado, Hell’s Highway conseguiu criar algo único entre os atuais títulos que tratam da Segunda Guerra: a dramaticidade e a realidade dos conflitos bélicos. Tendo como pano de fundo uma história que se arrasta desde Road to Hill 30, o jogador assume novamente o traumático sargento Matt Baker no comando de um esquadrão através dos campos de batalha nos Países Baixos onde toda a operação Market Garden se desenrola.

Resumindo: o protagonista do jogo, já desgastado, vem sofrendo com diversas lembranças traumáticas da morte de soldados que estiveram sob seu comando e se sente culpado por isso. No jogo rola até algumas cenas bem fortes e aparições de fantasmas. Se a intenção do jogo era comover o jogador, parece que conseguiu. Mas é claro, tudo tem seu momento, já que o jogo sabe separar momentos traumáticos com os momentos de intensa ação no campo de batalha.

Levando em consideração que este é o terceiro jogo da franquia, a Gearbox parece que não se importou com os novatos que resolveram experimentar a série Brothers in Arms logo agora, com Hell’s Highway. É exatamente esse o problema que leva com que o jogador que “pegou o bonde andando” fique meio “deslocado” da história. Hell’s Highway faz citações diretas de elementos e personagens tratados em títulos anteriores da franquia. Felizmente, basta ter um inglês bem treinado e paciência para assistir as cut-scenes que não demorará muito para captar o enredo do jogo.

Tags: Hardware, Jogos, Software

Você também vai gostar

Leia também!