Games

Brothers in Arms: Hell’s Highway

Take cover!

Uma excelente inovação de um jogo que continua a explorar um dos temas preferidos por dezenas de títulos de ação – a Segunda Guerra Mundial – é o fato de o jogo empregar, pela primeira vez no gênero, um “cover system“, ou um sistema de cobertura, que o permite se abaixar corretamente atrás de um obstáculo e disparar de forma segura. Fazendo bom proveito da licença de uso da Unreal Engine 3, a mesma usada em Gears of War, a Gearbox conseguiu adaptar muito bem o sistema já visto no próprio título da Epic Games, em Tom Clancy’s Rainbow Six Vegas e até em Grand Theft Auto IV.

Dando ao jogador uma incrível mobilidade de ataque e proteção, o cover system cai como uma luva nos momentos em que você explora casas e edifícios ou enquanto está sob fogo pesado de metralhadoras ou tanques. Vale destacar que seus colegas também procuram abrigo automaticamente em qualquer coisa que resista a alguns disparos, entretanto, eles podem acabar indo além, buscando “abrigo” do lado errado de muros, grades e veículos, por exemplo, ficando estupidamente expostos ao fogo inimigo – mais um grave bug de Hell’s Highway.

Nem tente avançar sozinho contra hordas de soldados alemães. Por mais que você insista, o jogo parece impedir isso. Posicionando sabiamente times de assalto, suporte e explosivos, é possível terminar intensos tiroteios em menos de alguns minutos, mas tentar agir por si só, pode levar a uma morte quase instantânea ou a uma longa e desgastante troca de tiros. Além disso, 90% dos tiroteios do jogo podem ser facilmente extintos: basta encontrar um caminho adjacente para “flanquear” – atacar os lados – o inimigo e pegá-los desprevenidos.

O sistema de saúde segue a tendência atual: ao tomar uma rajada de tiros potencialmente mortal ou ser atingido por explosivos, a tela fica com um aspecto avermelhado, demonstrando situação de perigo, já que nessas horas o melhor é correr para a cobertura mais próxima. Há uma boa variedade de armas e todas elas têm seus altos e baixos. Metralhadoras se encaixam perfeitamente em combates em curtas distâncias, ainda mais com a ajuda do precioso cover system, mas durante tiroteios dispersos, um rifle se torna mortal.

Por fim, agregado ao sistema de cobertura, o jogador pode saltar por obstáculos apenas se aproximando dos mesmos e apertando o botão da ação para executar tal tarefa. A princípio, parece descomplicado, o problema é que em situações desesperadoras, como num recuo ou numa fuga, o jogador pode acabar pulando sem querer para o lado errado e ficando cara-a-cara com os chucrutes. O mesmo pode acontecer com seus colegas.

Tags: Hardware, Jogos, Software

Você também vai gostar

Leia também!