Análises

Review: Tunnel Bear

Você provavelmente já deve ter acessado um site que só disponibiliza a parte importante do seu conteúdo para usuários de um determinado país. Isto é comum em sites de mídia norte-americana, como os de streaming de vídeo e de música – tendo o Hulu e o Spotify como os maiores exemplos, respectivamente. Mas saiba que é possível acessar estes sites e aproveitar seu conteúdo completamente utilizando o TunnelBear – um programa/serviço que oferece, gratuitamente, até 1500MB para você navegar pela internet utilizando uma VPN.

home

A empresa foi fundada em 2011, e atualmente sua sede fica no Canadá. O programa possui versões para as plataformas: Windows e Mac, no desktop, e Android e iOS para dispositivos móveis. Ao criar sua conta, você tem direito a 500mb de transferência para navegar utilizando a VPN do serviço. Se quiser mais espaço e recursos, pode contratar um plano pago. O programa é utilizado em mais de 170 países, e recentemente ultrapassou a marca de 1 milhão de usuários.

Interface

O que faz o TunnelBear ser tão atraente é sua extrema simplicidade. Ele realmente descomplica os passos para configurar e utilizar uma VPN (ou caçar e configurar servidores proxy). Há apenas uma tela, onde você pode ativar e desativar o serviço, escolher o país para qual sua VPN será configurada, e acessar algumas opções extras, como ativar o modo de privacidade e marcar para iniciar o programa junto do sistema. O visual lembra um daqueles rádios antigos, feito de madeira, com um botão mecânico e uma tela monocromática – combinando com as cores do mascote, um urso simpático presente em praticamente tudo o que é relacionado ao programa (inclusive nas fotos da equipe).

tunnelbear2

Recursos

Atualmente, os países oferecidos para você mudar a região do seu IP são os Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Alemanha, Japão e França. É um número pequeno, mas suficiente para acessar alguns dos maiores sites com restrição de IP da internet, como os já citados Hulu e Spotify. Aliás, geralmente os sites mais populares são de serviços norte-americanos; por isso, acreditamos que a lista de servidores oferecidas é suficiente para um usuário comum.

Se, a princípio, os 500MB oferecidos não forem suficientes, você pode conseguir um pouco mais gratuitamente. Uma vez por mês, você pode fazer um tuíte recomendando o TunnelBear para seus seguidores para ganhar mais um 1GB na sua conta – ou seja, você terá 1500mb para navegar durante aquele mês. É uma oferta bem bacana para quem utilizou o espaço gratuito, mas ainda não tem a necessidade de assinar um dos planos pagos para ter uma banda ilimitada.

hulu

Quanto ao recurso de privacidade, o TunnelBear promete manter o sigilo dos seus dados ao navegar pela internet utilizando o programa. Não há, no entanto, uma explicação clara sobre como isso funciona. Sabemos que uma das bases e razões para utilização de uma VPN é a segurança dos dados e o sigilo das informações. Não podemos afirmar o quão seguro é o programa, e nem como o TunnelBear trata estas informações. Por isso, é sempre bom tomar cuidado ao enviar informações sensíveis pela internet, como dados de cartões de crédito, seja navegando normalmente ou utilizando uma VPN. No entanto, até o momento, não vimos queixas ou problemas em relação à segurança do Tunnel Bear. Cabe a você confiar (ou não) no programa.

Funcionalidades

tunnelbear5Quanto as funcionalidades, o TunnelBear pode ser a sua solução perfeita, dependendo do seu perfil. Sua simplicidade é recomendada para usuários leigos ou até intermediários, que não conhecem ou não querem mexer com configurações complicadas de proxies ou VPNs. Com o TunnelBear, você cria sua conta e instala o programa apenas uma vez. Depois, quando quiser usar, basta girar o botãozinho para ativar a VPN. E só.

No caso de usuários mais experientes, que procuram uma solução mais completa e transparente com relação à segurança das informações, a objetividade do TunnelBear pode não ser suficiente, já que ele, basicamente, oferece apenas uma solução rápida para fazer com que os sites enxerguem seu computador como um visitante de outro país.

A disponibilidade para várias plataformas também é um bom diferencial. Você pode instalar o TunnelBear no seu Windows, OSX, iOS ou Android. Para este review, utilizamos apenas a versão para Windows, mas uma versão para Linux realmente faz falta. Com uma conta, você pode utilizar o programa em um laptop e em dois smartphones/tablets. No caso do aplicativo mobile, caso realmente haja a necessidade de utilizar um serviço de VPN, vale também ficar atento quanto ao consumo do seu plano de dados, já que ele será utilizada da mesma forma. A diferença é que seu IP será visto pelos sites como vindo de outro país.

Desempenho

O desempenho é realmente satisfatório – é como se você estivesse utilizando sua conexão normal. Com o TunnelBear, é possível assistir a vídeos de sites mais pesados, como o Hulu, sem travamentos (dependendo, é claro, da sua conexão). Em streaming de músicas, o TunnelBear também não fez feio, tocando algumas músicas do Pink Floyd no Spotifiy sem engasgos :). O cliente também é leve, faltando apenas uma opção para manter minimizado na área de notificação do Windows. A conexão com os servidores não demora nem 1 minuto, e a troca de país também é rápida. Em nossos testes, a VPN praticamente manteve a velocidade da minha conexão, como mostra o teste do Speedtest abaixo (plano  NET Virtua 10 Mega, em Bauru, interior de São Paulo).

Custo Benefício

O plano gratuito, de 500MB “mais 1GB em troca de um tuíte”, é o melhor custo-benefício que você irá encontrar para tarefas simples e acessos rápidos a sites restritos internacionalmente. Mas se você quiser usufruir de serviços de mídia que ainda não chegaram ao Brasil e que requerem mais espaço para aguentar o streaming, terá que assinar um dos planos pagos. O TunnelBear oferece dois: o mensal, por U$4,99, e o anual, por U$49,99. Em uma consulta rápida pela internet, os planos oferecidos pelo TunnelBear estão dentro do patamar de outros provedores de VPN. No entanto, vale a pena pesquisar sobre recursos oferecidos por estes provedores. Mas se você quer apenas ter a banda ilimitada, o TunnelBear é um investimento que deve ser levado em consideração.

tunnelbearpricing

Conclusão

Com o TunnelBear, basta um clique para você habilitar uma VPN, e, assim, ter acesso a sites antes restritos aos usuários de determinados países, como Estados Unidos, Inglaterra, Japão, e França. Não há configurações complicadas ou comandos obscuros. Você cria uma conta, instala o cliente e começa a usar. Para situações simples, como acessar sites bloqueados para o Brasil, o pacote de 500mb oferecido gratuitamente é suficiente. Mas se você quiser aproveitar melhor os recursos oferecidos pela VPN do Tunnel Bear, pode contratar um plano pago, ou pesquisar por outros provedores de VPN que ofereçam algo além do espaço ilimitado.

No entanto, o TunnelBear oferece gratuitamente uma VPN rápida, que pode te livrar do incômodo de ficar caçando proxies lentas e não muito confiáveis pela internet. A simplicidade extrema do programa pode ser perfeita para usuários leigos, mas não muito atraente para os mais experientes. Se você procura um serviço de VPN completo e mais “transparente” sobre seu funcionamento, é uma boa ideia buscar outra solução. Mas para acessar sites restritos geograficamente pelo IP, de qualquer navegador, de praticamente qualquer plataforma e com apenas um clique, o TunnelBear e seu simpático urso mascote são mais do que suficientes.

 

Ficha Técnica

Resumo: TunnelBear é a melhor alternativa para quem quer acessar sites bloqueados para o Brasil, de maneira simples, rápida e gratuita. No entanto, pode ser “simples demais” para quem procura uma VPN mais robusta. Aparenta ser bastante seguro, e tem um preço razoável para quem quer ter espaço limitado para navegação. Ganha pontos pelo urso simpático como mascote!

Plataformas: Windows, OSX, Android, iOS

Preço: Grátis (até 1500mb); U$4,99 por mês ou U$49,99 por ano (espaço ilimitado)

Download: www.tunnelbear.com

Tags: Destaques, Review da Semana

Você também vai gostar

Leia também!