Análises

TuneUp Utilities 2009: Canivete suíço de otimização!

O TuneUp Utilities é um software que, desde suas primeiras versões, se destaca quando o assunto é otimização do Windows. Para quem não conhece, a suíte que chegou a versão 2009 há pouquíssimo tempo, é simples e fácil de usar. No entanto, não confunda “fácil de usar” com “poucas funções”. Com um só programa, você desfragmenta seu HD, otimiza o registro, limpa arquivos inúteis, restaura arquivos deletados, muda o visual do sistema, resolve problemas do Windows, desinstala programas, vê informações do sistema… Ufa! E, fuçando um pouco, dá para descobrir muito mais funções.

Tudo isso, claro, tem o seu preço. Nada de software freeware: o TuneUp Utilities 2009 está disponível por US$49,95 (ou R$ 120,66 no dia de hoje) e pode ser adquirido no site oficial do produto. Ao término do texto, provavelmente você concordará que o investimento vale a pena. Mesmo assim, se não quiser adquiri-lo, ele pode ser utilizado gratuitamente por 30 dias, sem nenhuma restrição.

Já de início, uma novidade: A página inicial, ou Start page. Ali são mostradas, de forma resumida, informações sobre a otimização do sistema e segurança.

Clicando nos avisos, você é levado diretamente a mais detalhes do problema e, claro, a solução do mesmo – usando as próprias ferramentas do programa.

Aqui, vamos destacar o System status, novidade do TuneUp 2009. Lá são exibidos as configurações críticas de segurança do sistema – uma espécie de Central de segurança do Windows, porém mais rigorosa, detalhada e personalizável.

Na guia Increase performance, temos ferramentas relacionadas ao desempenho do sistema. Por aqui encontramos o TuneUp Drive Defrag, o desfragmentador de disco. A ferramenta é simples e cumpre seu papel de desfragmentar uma ou mais partições do HD.

O TuneUp Registry Defrag é um desfragmentador do registro do Windows. A função é a mesma de programas como o Quicksys RegDefrag.

O TuneUp Speed Optimizer, como o próprio nome sugere, maximiza a velocidade do sistema. A ferramenta faz uma varredura no Windows e lista em tópicos tudo que pode ser melhorado, visando a otimização do sistema. As recomendações serão feitas com base no questionário, que pode ser respondido clicando-se em Speed, na Start Page. Você prefere um visual bonito, sem se preocupar com a performance? Ou a performance está acima de tudo? O TuneUp se adapta a você – e isso é uma grande sacada dos desenvolvedores, afinal, nem tudo que é bom para um, é bom para outro.

E o TuneUp StartUp Mananger, ferramenta que permite desativar, ativar ou adicionar programas a inicialização do Windows. Ele também faz recomendações do que pode ser desativado ou não. Não faz sentido deixar programas como o Sony Ericsson PC Suite na inicialização se você não deixará o celular conectado na USB o dia inteiro.

Logo em seguida, na guia Free up disk space, temos a famosa ferramenta de remoção de arquivos inúteis do Windows e outros programas. Aliás, uma das novidades do TuneUp 2009 é o suporte ao navegador Opera. Além dessas opções de limpeza comum na maioria dos programas do gênero, o TuneUp vai mais longe. Ele também mostra funções do Windows que, quando desativadas, podem economizar espaço, como a hibernação e o Windows Messenger. Por lá mesmo o usuário pode desativar esses recursos e recuperar mais espaço no HD. Eu, apesar de usar muito a hibernação do Windows (só desligo quando o sistema fica instável e impossível de se usar), é fato que muitas pessoas não usam, ou por não saberem, ou por não quererem mesmo, e o arquivo de hibernação acaba ocupando espaço desnecessário, que é o tamanho da memória RAM total. Se você tem 2 GB de RAM, o arquivo de hibernação (hiberfil.sys) estará ocupando 2 GB de espaço. Legal, não?

Ainda nessa guia, temos o TuneUp Disk Explorer. Lá podemos explorar completamente o HD. O programa gera estatísticas, com gráficos, sobre os arquivos e pastas contidos na partição. É possível ver em ordem decrescente as maiores pastas, os maiores arquivos e a percentagem do tipo (imagens, filmes, músicas, etc) dos mesmos dentro de cada uma delas, por exemplo. Enfim, existem dezenas de maneiras de explorar o conteúdo de uma pasta ou uma partição inteira. Útil se, por exemplo, você baixou um arquivo enorme, que está ocupando todo o espaço do seu HD e não sabe onde ele está.

Na parte de limpeza, Clean up Windows, logo de início temos a excelente ferramenta TuneUp 1-Click Maintenance. Ela, com apenas um clique mesmo, faz a manutenção completa do Windows, como problemas no registro, arquivos inúteis, inválidos (atalhos quebrados) e desfragmentação do HD. Tirando esse último, tudo é feito de forma muito rápida – e automática. Semanalmente o TuneUp 1-Click Maintenance é executado automaticamente através de uma tarefa agendada e faz a manutenção completa do Windows. Se você não tem tempo para fazer uma manutenção de rotina, ou é esquecido mesmo, o 1-Click-Maintenance resolve esse problema.

Logo abaixo temos o TuneUp Registry Cleaner. Outra excelente ferramenta que de destaca das demais pelo nível de detalhamento e pela varredura que geralmente encontra mais erros que os demais. Não que o gratuito CCleaner seja ruim, muito pelo contrário, mas, para efeitos de comparação, enquanto o TuneUp encontrou mais de 1200 erros, o CCleaner encontrou 189…

O TuneUp Shortcut Cleaner é mais um novo recurso do TuneUp 2009. Ele busca os atalhos defeituosos (quebrados) e os elimina. Essa ferramenta poderia ter sido integrada à de limpeza do disco e arquivos inúteis, afinal, atalhos quebrados, apesar de não ocupar espaço significante, é um arquivo inútil.

Por fim, temos uma ferramenta de desinstalação de programas, o TuneUp Uninstall Manager. O principal diferencial dele em relação a outros do mercado é o filtro. Para quem tem muitos programas instalados, é possível, por exemplo, filtrar por instalação mais recente, programas que ocupam mais espaço, entre outras. Também é possível remover a entrada de um programa que já foi desinstalado, entretanto, por algum motivo, continua aparecendo na lista.

No próximo item, sobre correção de problemas (Solve problems), temos mais três ferramentas. A primeira, TuneUp Disk Doctor, busca e tenta reparar danos no disco.

Em seguida, o TuneUp Repair Wizard, têm uma coleção de probleminhas conhecidos do Windows que podem ser reparados simplesmente. A Lixeira sumiu do seu desktop? Nessa ferramenta você encontra a solução. Ele pode ser considerando como um Dr. Windows: você diz o problema para ele, e ele resolve o seu problema.

Por último o TuneUp Undelete, um complemento a Lixeira do Windows. Consegue, em alguns casos, recuperar aquele arquivo que você apagou sem querer do HD (inclusive da Lixeira). É o último recurso que você pode recorrer num caso desses, a menos que esteja disposto a pagar milhares de dólares para uma empresa especializada recuperar o arquivo – a diferença é que eles conseguem.

Chegou a hora de personalizar completamente o Windows com o TuneUp Styler! O programa altera a tela de boot (você pode criar a sua facilmente!), tela de login, ícones (incluindo os do menu Iniciar) e estilo visual, sem a necessidade de mexer em nenhum arquivo do sistema (a famosa uxtheme.dll) – arriscando causar problemas complexos ao sistema (na verdade, o máximo que pode acontecer é você ficar com o visual do Windows 98 e não pode mais mudar). E mais uma novidade do TuneUp 2009: alterar a logo de inicialização, como é chamado aquela orb do Windows Vista que pisca após o boot e antes do login. Obviamente, esse recurso é exclusivo para o Vista.

Ainda nessa categoria, temos o TuneUp System Control. Essa ferramenta traz diversas opções para o Windows que muitas vezes estão escondidas ou são inacessíveis. Além do Windows, também é possível mexer nas configurações de programas de terceiros, como Mozilla Firefox, Opera, messenger, cliente de e-mail, entre outros. Provavelmente, é um dos aplicativos mais completos da suíte e, provavelmente, os usuários mais avançados gostarão.

Por fim, temos a guia das ferramentas adicionais (Additional tools). Aqui pode ser encontrado o excelente substituto ao Gerenciador de Tarefas do Windows (Ctrl + Alt + Del), o TuneUp Process Manager. Ele mostra, além dos processos em execução, com possibilidade de matá-lo e detalhes dos mesmos, algo mais interessante. Se trata de ver TODOS os arquivos que estão abertos ou sendo usado por algum processo. Um recurso muito útil, visto que é possível, por exemplo, notar a ação de algum arquivo suspeito e localizá-lo diretamente no seu diretório. Também há os gráficos de desempenho do PC, mais ágeis e robustos.

No TuneUp Registry Editor é possível editar o registro do Windows. Além disso, existem opções de marcadores, histórico e resultados de busca. É o Editor do registro do Windows turbinado.

O TuneUp Shredder pode ser apresentado como o oposto do TuneUp Undelete. Se você quer deletar um arquivo com segurança, diminuindo a possibilidade de que o mesmo possa ser restaurado com o auxílio de programas como o citado acima, é a essa ferramenta que você deve recorrer. O único contra é que o programa não deleta arquivos que já foram deletados, como o Restoration.

Por fim, temos o TuneUp System Information. Como o nome sugere, ele mostra informações do sistema (Windows, hardware, drivers, etc). Pode ser chamado de o “Everest do TuneUp”. Só faltou a temperatura, pois de resto, exibe o equivalente ou mais informações que o Everest.

Conclusão

Vale cada centavo! O TuneUp Utilities atualmente mantém com folga o título de melhor programa para o Windows no que diz respeito a otimização. Entretanto, outras áreas também se destacam, como no caso dos recursos de personalização.

Ele pode parecer um programa complexo, mas, na realidade, tudo é apresentado e solucionado de forma clara e objetiva, um ponto muito forte a seu favor. Certamente é uma ferramenta que deve agradar desde os experts até leigos. Talvez o fato do programa não estar disponível em nosso idioma possa ser um ponto negativo, mas nada muito grave.

É claro que esse review foi bem superficial, com objetivo de apresentá-lo a quem não o conhece e mostrar as novas funcionalidades dessa versão. O programa oferece um leque de opções e ferramentas quase que impossível de apresentá-las apenas em uma análise. Você pode ter estranhado o nosso “puxa-saquismo” com o programa, mas, ele é realmente muito bom. Recomendado!

Uma galeria de imagens com 30 screenshots do programa pode ser conferida na próxima página.

Tags: Destaques, Hardware, Software, Windows

Você também vai gostar

Leia também!